Menu

A cerveja e a democracia

Nunca um país dependeu tanto de um produto como o Brasil dependerá, neste duro ano de 2015, da cerveja. Calor insuportável, falta d’água, aumento de impostos e juros, mídia mais histérica que nunca, obras de infra-estrutura perdendo ritmo, Petrobrás sob fortíssimo ataque especulativo, governo calado, presidenta calada, comunicação pública desastrosa. Terrorismo político, econômico, midiático e […]

20 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

01-girls_drinking_beer


Nunca um país dependeu tanto de um produto como o Brasil dependerá, neste duro ano de 2015, da cerveja.

Calor insuportável, falta d’água, aumento de impostos e juros, mídia mais histérica que nunca, obras de infra-estrutura perdendo ritmo, Petrobrás sob fortíssimo ataque especulativo, governo calado, presidenta calada, comunicação pública desastrosa.

Terrorismo político, econômico, midiático e governamental, 24 horas por dia!

Não fosse a cerveja, a turma que se arrisca a pensar um pouco sobre a política brasileira, já teria saltado do barco há tempos.

Governo e mídia parecem ter se irmanado num dueto sadomasoquista para torturar os brasileiros.

A mídia pratica sadismo contra a classe trabalhadora e contra o governo.

O governo entra com o masoquismo, ao financiar a mesma mídia que só não espanca o governo quando este segue a sua cartilha neoliberal.

Quando o governo adota medidas que prejudicam o trabalhador, a mídia brasileira tira a sua fantasia de “crítica ao poder”, e se torna a mídia mais chapa branca do mundo.

A mídia não vê uma coisa boa acontecendo no Brasil. Sua agenda política vem se estreitando cada vez mais nos últimos anos. São apenas duas pautas lá vai uma década: crise econômica (independente se há ou não) e crise política (idem).

O mensalão foi trocado pela Lava Jato. O modus operandi é exatamente o mesmo.

Entretanto, acho que temos de parar de esmurrar a ponta da faca.

Não vou mais reclamar do Ministério Público, da PF ou do Judiciário, por exemplo.

Apesar de Douglas Fischer, nomeado chefe do grupo de trabalho criado pelo atual Procurador Geral da República (PGR) para elaborar a estratégia do MP para a operação Lava Jato, ser o mesmo promotor federal contratado pelo ex-PGR, Roberto Gurgel, para encontrar uma solução criativa para condenar Dirceu, mesmo não havendo provas, mesmo assim acho prudente dar ao MP um voto de confiança.

Pode ser que eu me engane, e que o MP volte a conspirar politicamente, em conluio com a mídia, como fez na Ação Penal 470.

Entretanto, o que me convenceu a dar um voto de confiança ao MP foi analisar o histórico de Vladimir Aras, um dos promotores que integram o grupo de trabalho do MP para a Lava Jato.

Aras é o retrato do MP no Brasil: brilhante e orgulhoso. Tem um excelente blog, com posts bem escritos, e foi um dos principais teóricos, dentro do MP, a defender a Ação Penal 470 dos ataques que sofreu da comunidade jurídica e da blogosfera.

Sua opinião sobre a AP 470 era corporativa, embora (suponho eu) sincera. De maneira geral, porém, Aras acompanha a política nacional e internacional, e seus desdobramentos no mundo jurídico, com admirável bom senso.

Trouxe-me algum alívio conhecer o pensamento de um dos promotores responsáveis pelo grupo da Lava Jato. Provavelmente não concordamos em inúmeros pontos, sobretudo em relação à AP 470, mas mesmo com essas divergências, ele me pareceu proprietário de um cérebro dotado de bom senso.

Além disso, a atual composição do STF está bem mais equilibrada politicamente. Teori Zavaski, relator da Lava Jato no STF, é um juiz rigoroso, garantista e indiferente aos holofotes. É todavia um homem como outro qualquer e, portanto, suas decisões podem conter equívocos, mas não creio que se prestaria ao triste papel de um Ayres Brito e Joaquim Barbosa, transformados em marionetes da mídia.

Então vou tentar não me preocupar muito, por enquanto, com a degeneração da Lava Jato em conspirata política. Vou dar um voto de confiança às autoridades competentes, mesmo sabendo que a chamada “república do Paraná”, que inclui o juiz Sergio Moro, a seção paranaense da Polícia Federal e alguns promotores, formam um núcleo pró-tucano.

Ainda sobre a Lava Jato, um motivo para estragar o sabor da cerveja seria a angústia de ver a economia brasileira estagnar-se em virtude da paralisação das principais obras de infra-estrutura, já que elas são todas tocadas pelas mesmas empreiteiras acusadas de corrução pelo MP e pela Justiça.

Mas também aí encontro um argumento reconfortante. Para alguma coisa boa tem de servir o capitalismo, e esta coisa é a flexibilidade e a genialidade com que o capital e suas necessidades se ajustam às circunstâncias.

As obras de infra-estrutura em curso são movidas sobretudo pelas demandas do grande capital. Infelizmente, ainda não temos grandes obras de infra-estrutura voltadas exclusivamente ao conforto da população, como a construção de novas linhas de metrô e trens de alta velocidade.

Há obras de metrô em andamento, mas não estruturantes. Há uma nova linhazinha aqui, outra ali. Mas servirão apenas para que a qualidade de vida nas grandes cidades reduza um pouco o seu processo degenerativo, mas não provocarão melhora substancial na vida dos brasileiros que sofrem com a insuficiência da mobilidade urbana no país.

O que vemos são refinarias, hidrelétricas, portos, ferrovias de carga, obras essenciais para a economia brasileira, e que, naturalmente, se refletirão na vida de cada um, mas de uma maneira um pouco mais indireta.

Mas o capital não irá deixar que elas parem por muito tempo. A mídia tem interesse em produzir paralisação e dificuldades até 2018, para reduzir o número de inaugurações a serem feitas por Dilma ao longo de seu mandato. Mas Dilma tem a vantagem do tempo, de um lado, e da necessidade do capital de ir avante, de outro.

Não vamos pois nos preocupar tanto com a questão da infra-estrutura. Mal ou bem, com paralisações, atrasos, sabotagens, ela vai andar, empurrada pela necessidade do capital e pelo irresistível lobby da indústria.

Nos restam dois temas preocupantes: a economia e a política.

A economia não vai bem. O crescimento foi baixo em 2014 e o governo vem aumentando juros e impostos.

No entanto, também aqui, a meu ver, não deve residir nossa preocupação principal.

As coisas estão seguindo um roteiro bastante previsível. Triste, mas previsível.

Já sabíamos que 2015 seria um ano de apertos e ajustes. Não concordamos com eles, mas sabíamos que viriam, porque é a única fórmula que autoridades do Banco Central, do ministério da Fazenda, e do mercado conhecem.

Os ajustes viriam com Dilma ou Aécio, mas nos pareceu infinitamente mais seguro, do ponto-de-vista do trabalhador, que o verdugo fosse uma mulher com um longo histórico na esquerda.

A fórmula neoliberal, que vem de fora, vale apenas para país emergente.

País desenvolvido, quando vem a crise, reduz os juros. Aqui, a gente aumenta.

Mas desde que não haja um aumento galopante no desemprego, e desde que a inflação seja efetivamente controlada, a gente toma umas cervejas, xinga o conservadorismo idiota e colonizado do governo, em especial do ministro da Fazenda, e aguenta o tranco por um ou dois anos.

Não quero passar uma impressão leviana. Não será fácil. Recessão econômica, num país sem colchão social como o nosso, significa aumento da miséria e da violência urbana, e uma crescente atmosfera de desespero nas áreas mais pobres do país.

Não faltarão merecidos xingamentos ao governo. Sobretudo porque as medidas carecem de lógica. O governo aumenta impostos para elevar a arrecadação, mas aumenta os juros, o que implicará em maior gasto do governo com a dívida pública. Ou seja, piora-se a situação do cidadão e as contas do governo ficam ainda piores. É um jogo de perde-perde que foge à nossa compreensão.

Talvez tenhamos que apelar, com vistas a preservar nossa saúde mental, para não somente “umas cervejas”, mas para uma quantidade considerável, e teremos que procurar os bares mais populares.

Mas sobreviveremos. Em um ano, o governo terá de voltar a baixar substancialmente os juros, caso não queira implodir a economia brasileira. No segundo ano, a economia deve engrenar, porque é assim que funciona o capitalismo, ciclicamente.

O Brasil não é a Rússia, cuja atividade econômica repousa demasiadamente num só produto, o petróleo.

Nossa economia é diversificada. Mesmo nossa dependência de commodities é relativa, porque não dependemos de apenas uma ou duas commodities, mas de uma quantidade enorme delas: soja, ferro, carnes, algodão. Somos grandes em tudo. E a queda na cotação de uma compensa outra.

Claro, temos que economizar muita água, e rezar um bocado para que São Pedro continue nos tocando com sua úmida graça. Seria desgraça demais acontecer uma seca generalizada no país, e não quero sequer pensar nisso. Vai chover e nossas reservas voltarão se encher, porque Deus é bom. De qualquer forma, espera-se que o poder público, o federal e os estaduais, tomem juízo e elaborem estratégias para dar maior segurança hídrica ao país. É ridículo que um país que abriga os maiores rios do mundo, e que vive enfrentando enchentes e inundações trágicas, tenha problema de falta d’água…

Enfim, nosso principal problema, aquele que poderia nos levar, efetivamente, ao alcoolismo (sem que isso nos traga alívio), e transformar nossa vida num inferno moral por tempo indeterminado, é a política.

Aí repousa, ou melhor, não repousa, a nossa maior preocupação.

A questão da democratização da mídia, agora isso ficou bem claro, é um problema vinculado à política.

Temos a impressão que o governo, quando fala em regulação econômica da mídia, está apenas fazendo um jogo de cena, tentando reduzir um pouco a pressão cada vez maior que vem de suas bases sociais.

Tipo assim: estamos aumentando juros e impostos, propondo redução de direitos trabalhistas, cortando verbas de áreas estratégicas como educação, só damos entrevista para a Globo, não acenamos com nenhuma mudança na distribuição das verbas publicitárias, mas estamos falando sobre “regulação econômica da mídia”.

A coisa soa tão falsa que o vídeo divulgado nas redes sociais da presidenta era um trecho de uma resposta que ela deu ao Miro Borges, na entrevista com os blogueiros, no segundo turno da campanha do ano passado. O governo sequer produziu um conteúdo novo.

Como se o governo apenas quisesse se defender de uma coisa que, afinal, não vai fazer, ou não vai fazer tão cedo. Uma ação defensiva. Quase um pedido de desculpas, não sei bem se aos movimentos sociais ou à mídia. Talvez a ambos.

Agora está claro que tudo vem junto: reforma política, regulamentação econômica da mídia, investimento em comunicação pública, redistribuição das verbas publicitárias. São medidas que, em seu conjunto, podem ser resumidas em apenas um conceito: fazer política.

Por exemplo, se o governo falar em regulamentação da mídia e não mudar completamente a lógica da distribuição da publicidade institucional no país, então saberemos que ele está tentando nos enganar.

Mudar a lógica da distribuição de publicidade não é dar dinheiro para meia dúzia de sites ou blogs, o que, ao cabo, não mudaria nada, e acabaria por gerar acusações de falta de republicanismo. Mudar seria implementar uma mudança massiva, gerando milhares de empregos na internet, salvando a profissão do jornalismo de um processo de decadência melancólica, em que o profissional tem de escolher entre a submissão aos barões da mídia ou a indigência.

A reforma política também faz parte da estratégia. Por que só meia dúzia de famílias lucram com a campanha eleitoral, através dos descontos tributários concedidos para a veiculação da propaganda partidária?

Por que as campanhas da própria Justiça Eleitoral apenas são veiculadas nos mesmos canais da TV aberta?

Agora explica-se porque a Globo, a maior entusiasta da ditadura, se tornou uma paladina (hipócrita, mas nem por isso menos fervorosa) da democracia: porque todos os recursos da democracia são canalizados para ela. As propagandas eleitorais, a publicidade institucional, as entrevistas com o governo, tudo.

Daí que a família Marinho, que já era a mais poderosa durante a ditadura, agora se tornou, na democracia, também a mais rica.

Essa é uma falha indesculpável do governo. Diante da força descomunal de um monopólio construído durante o regime militar, as forças progressistas, ainda dispersas, extremamente frágeis economicamente, tinham esperança de que o governo propusesse políticas públicas que permitissem o surgimento de pequenas e médios empreendimentos de comunicação, autossustentáveis.

Por que o governo pode emprestar mais de 150 bilhões de reais ao ano para a agricultura, a juro próximo de zero, e, em alguns casos, até a fundo perdido, e não pode ajudar a nossa democracia a desenvolver meios de expressão mais plurais?

Por que o governo pode gastar mais de R$ 12 milhões num filme ruim e chato do Jabor que ninguém vai ver e não pode investir em blogs e sites de internet, vistos e admirados por milhões?

Tudo isso é política. Porque o sistema brasileira de comunicação implica num governo eternamente acuado pelas forças do mercado e por um determinado setor social que não representa a maioria. Que é inimigo dessa maioria.

A política é o foco, porque é a maior deficiência do governo.

O governo não percebe que, ao não fazer política, ao não se comunicar, aumenta vertiginosamente o preço cobrado por cada parlamentar para lhe apoiar?

Não podemos nem chamar isso de pragmatismo!

A antipolítica praticada pelo governo é também antipragmática!

O governo não se comunica e não estimula a comunicação.

Além disso, trata-se de um problema para o qual, diferentemente da economia, não há esperança de melhorarmos em um ou dois anos.

O apagão político do governo continua progredindo a todo vapor!

A presidenta Dilma e seus principais ministros continuam adeptos do mais entusiástico “far niente” quando se trata de intervir democraticamente no debate político nacional. Não falam nada, não contratam um porta-voz e não criam uma secretaria decente de imprensa.

Este é um problema que, infelizmente, nem a cerveja poderá nos ajudar, pois a degeneração do debate político destrói nosso paladar e esquenta nossa bebida.

A falta de política e comunicação adoece o caráter das novas gerações, como já vem acontecendo, e aniquila o que nós, que gostamos tanto do debate, das polêmicas, da participação, mais prezamos: o amor pela democracia.

Quando morre o amor pela democracia, num país ainda em processo de desenvolvimento, abre-se espaço para o autoritarismo da mídia, mesmo que com trajes democráticos; e passamos a ser governados por plutocratas astutos.

Por fim, também morre o amor pela cerveja, que ao invés de uma bebida filosófica, que estimula o debate político (mesmo que travestido de conversa fiada), se torna uma garapa sem graça, usada apenas para nos escondermos da dolorosa constatação de que nossa opinião não vale nada.

bar


 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

mineiro

27/01/2015 - 09h34

muitos estao achando exagero as criticas ao governo , entao é bom todo mundo lembrar que a vitoria foi por pouca diferença e muito odio ao governo. muitos podem achar que foi o pig que fez isso, nao foi a omisao do governo , de nao enfrentar o pig, os poderosos e as reformas que ja passou da hora de fazer. e tambem de politizar o debate e deu no que deu. e agora ta a mesma coisa ou pior ainda.

mineiro

27/01/2015 - 09h25

é pelo jeito nao vai haver reforma de m……………………cadoria nenhuma , o que vai haver nesse mandadato dessa traidora. vai ser entreguismo do nosso patrimonio , entrega da economia ao poder financeiro , submissao a elite. pelo jeito vai ser um governo pior do que o outro. nunca que esse governo dessa pres.covarde, frouxa , medrosa vai enfrentar alguma reforma. ela ta aproveitando que o congresso é conservador para tirar o dela da reta e ficar de paz e amor com os poderosos. assim nao precisa enfrentar nada e eles param de falar dessa asquerosa covarde. deixa do que eles gostam e nos que se lasquem . que bela desgraça nos colocamos no poder, pelo amor de deus.

Fabio

23/01/2015 - 16h28

Hoje o governo de centro direita da Dilma começa a afundar as possibilidades de 2018 a esquerda ganhar novamente.
Com Dilma o trabalhismo começa a afunar, infelizmente.

    Pharaô

    23/01/2015 - 20h09

    Vixxe
    Eu acho que os “Teletubbies ou illuminati do Brasil” tão se vingando do povo, pelo psdb ter perdido hahahaha
    aumento de impostos,aumento de iof,corte de 7 bilhões da educação como o Tico santa cruz falou…e agora apagão em “11” estados numero da globo n é por acaso, é o numero dos I11UMINATI OU Teletubbies…
    ah a marca deles pra dier, mandar recado! dizer que e eles que manda!
    e que estão EsTreÇADUUs

    mineiro

    27/01/2015 - 09h36

    para min nao é governo de centro direita nao , é governo de submissao ao poder economico e midiatico, sem tirar nada.

REINO DE CLIO

23/01/2015 - 08h48

MUSEU DE ARQUEOLOGIA DE XINGÓ – MAX

Hoje é sexta! Dia de relaxar um pouco da luta política. E se isso puder acrescentar cultura, melhor!

Eles estavam aqui antes dos fenícios inventarem a escrita. Conheça os sertanejos do Velho Chico na visita virtual ao MAX. No Reino de Clio!

http://reino-de-clio.com.br/index.html

Paulo Cesar Souza da Silva

23/01/2015 - 08h34

Tudo pode desaguar em 2018 com uma triste derrota do trabalhismo que será achincalhado como tendo sido a pior coisa que aconteceu no Brasil, superando os tempos conturbados da ditadura.

    Miguel

    23/01/2015 - 10h45

    Não exagera.

      Cosme Henrique

      23/01/2015 - 12h52

      Não vejo exagero. Se nada mudar, o PT perde em 2018 até com o Lula.

tielo

23/01/2015 - 00h41

Bla,bla,bla…dizer o que?

Gerson

22/01/2015 - 22h23

Finalmente o Cafezinho está de volta a política nacional!!! E com cerveja, melhor ainda!!!

Euler

22/01/2015 - 22h21

Boas reflexões em tom de desabafo, Miguel. Sem dúvida, há coisas inacreditáveis que são feitas pelo governo federal. Uma delas é essa covardia em manter a publicidade oficial para alimentar a mídia que trama golpes contra o povo brasileiro 24 horas por dia. Isso constitui um ato de covardia, antes de tudo. Infelizmente, praticado por Lula e por Dilma, que são duas pessoas das quais se esperava outra atitude em relação à mídia.

Nem falo mais tanto do PT porque acho que este partido se descaracterizou e se igualou tanto aos demais que fica difícil querer esperar que ele mude de postura. O PT no poder se acomodou e descobriu a fórmula para se manter por mais algum tempo no governo federal: a combinação de alianças com a direita fisiológica e políticas sociais. Para a direita, claro, fica a maior parte do orçamento da União; para nós, os mortais cidadãos comuns, as bolsas famílias de pouca monta, quando muito.

A Bolsa mídia transfere mais de R$ 1 bilhão todo ano para meia dúzia de patifes barões da mídia, que comeram nas mãos da ditadura, deram total sustentação ao regime que prendeu e torturou a própria presidenta da República, e hoje se apresentam como defensores da liberdade de expressão. Pois sim. A liberdade deles é total, quase absoluta, enquanto a nossa, dos de baixo, é quase nenhuma. Pagamos para que nos mantenham escravizados, com intoxicação mental de um noticiário voltado para viciar o cidadão comum com a droga de notícias negativas sobre o Brasil e sobre o povo brasileiro.

E digo que nós pagamos por isso, porque o dinheiro que sai do governo é fruto dos nossos impostos diretos e indiretos. Somos, os cidadãos comuns, os maiores pagadores de impostos nesse país, já que os ricos são poupados. Pagamos, portanto, para ver a presidenta que elegemos, os deputados que elegemos, os senadores que elegemos, permitirem que se mantenha no Brasil esse esquema mafioso do monopólio da mídia.

Cervejas podem ajudar a suportar esse peso, mas o porre mesmo só acontece quando milhões forem para as ruas exigirem o fim do monopólio da mídia e outras demandas sociais que as instituições brasileiras, presas aos donos do país e aos seus interesses de classe, não têm coragem de assumir. Simples assim.

Maria Regina Novaes

22/01/2015 - 22h56

Furnas no apagão…tudo com muita evacuação…dos bons!

Miguel

22/01/2015 - 19h42

A Moça de touca vermelha quer qualquer coisa, menos cerveja!

DiogoV

22/01/2015 - 18h52

To precisando de muita cerveja!!! Não foi pra isso que votei em Dilma ( e cedo para dizer isso, mas de imediato e esse o meu sentimento).

Leleco

22/01/2015 - 16h10

A ” Pátria educadora ” deseduca quando despolitiza ou nega a política e não forma o cidadão. O silêncio do governo , tanto na política quanto na comunicação , no meu entendimento , desarticula a sociedade , os movimentos sociais . Atrasa a evolução da democracia . Quando um candidato é muito ruim , mas mesmo assim consegue ganhar a eleição , talvez seja menos danoso para a democracia do que alguém que esteja reinventando a pólvora ou a roda na forma de fazer política . Além do desanimo e da desesperança , é um enorme cansaço .

    Marcos Luiz Ribeiro de Barros

    22/01/2015 - 19h52

    Leleco,
    A Assembléia Legislativa da PB aprovou o Orçamento/2015 do Estado, hoje, fazendo um remanejamento de TODAS AS VERBAS DE PUBLICIDADE (Estado e Estatais) para o TCE (que tinha sido prejudicado com verbas menores pelo Gov. do Estado). Que tal a gente fazer uma campanha pressionando o Congresso a remanejar toda a verba publicitária do Gov, Federal (e Estatais) para a Educação?
    Aí seria o fim do PIG, (desde que Dilma não vetasse). Vamos pressionar Deputados/Senadores?

Edson

22/01/2015 - 15h57

Dilma inviabilizará o PT.

Mauricio Gomes

22/01/2015 - 14h23

Haja cerveja para aguentar as maldades perpetradas contra os trabalhadores e os mais pobres pela “ekipekonômika”. A chamada “pátria educadora” cortou 7 bilhões da educação. Os pós-graduandos e pós-doutores estão sem reajuste de suas parcas bolsas há mais de 2 anos. Enquanto isso, os 1% continuam a embolsar lucros imorais e ninguém ousa tocar nessa ferida. Até o Obama resolver taxar essa camarilha para aumentar a arrecadação, ao mesmo tempo que reduz a tributação para a classe média. Exatamente o oposto daqui, onde milionários e banqueiros encontram um porto seguro para degustar suas fortunas e privilégios. Não foi nesse governo que votei e que fui comemorar a eleição na lapa, debaixo de chuva, tomando cerveja com amigos. Uma caixa de cerveja por favor….

Vitor

22/01/2015 - 14h20

Concordo com muita coisa, mas discordo de uma. Não acho que o Governo deve tirar dinheiro da TV ou de filmes ruins e colocar na internet… Acho que o Governo tem que tirar esse dinheiro e aumentar os gastos sociais (por exemplo melhorar os direitos trabalhistas, ao invés de diminuí-los)… Esses bilhões despejados em publicidade (autopromoção na maioria dos casos) deveriam ser urgentemente cortados e não redistribuídos…


Leia mais

Recentes

Recentes