Menu

Inflação fecha 2014 abaixo do teto

Aos poucos a economia vai entrando nos trilhos. O nosso maior terror, a inflação, contra o qual o governo concentra à sua munição mais pesada, às vezes até com um certo exagero, encerra o ano abaixo do teto da meta. Segundo o IPCA-15, que é a inflação mensal medida pelo IBGE, do dia 15 de […]

18 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

ScreenHunter_5412 Dec. 19 19.24


Aos poucos a economia vai entrando nos trilhos.

O nosso maior terror, a inflação, contra o qual o governo concentra à sua munição mais pesada, às vezes até com um certo exagero, encerra o ano abaixo do teto da meta.

Segundo o IPCA-15, que é a inflação mensal medida pelo IBGE, do dia 15 de um mês até o dia 15 do mês seguinte, a inflação no acumulado de 2014 ficou em 6,46%.

Abaixo, portanto, do teto da meta estabelecida pelo Banco Central, que é de 6,5%.

Assim, o primeiro mandato de Dilma termina com essa importante vitória: manteve a inflação dentro da meta durante os quatro anos de gestão.

É uma vitória econômica e social que se transforma, naturalmente, em vitória política.

Explica a vitória de Dilma nas eleições deste ano.

A economia registra um crescimento baixo, mas a inflação se manteve sob controle, a renda subiu e o desemprego se mantém nos níveis mais baixos da nossa história.

O mesmo IBGE também divulgou hoje o nível de desemprego em novembro: 4,8%.

É praticamente uma situação de emprego pleno.

As ações da Petrobrás encerram o pregão de sexta-feira em alta, tanto na Bovespa, onde subiram quase 4%, fechando em R$ 9,83, quanto na bolsa de NY, onde registrou alta de 2,37%, atingindo US$ 7,34.

Circulou nas redes e nas bolsas a informação, simultaneamente alarmante e positiva, que George Soros está comprando pesado ações da Petrobrás.

Alarmante porque quem deveria estar elevando a sua participação acionária na Petrobrás, aproveitando o momento de baixa, é o governo brasileiro.

Positiva porque mostra o início de uma inversão de expectativas. Soros é um dos homens mais bem informados do mundo. Se ele está comprando Petrobrás é porque entende que há motivos para valorização das ações da estatal.

*

No front político, há uma notícia que iremos explorar mais nos próximos dias.

Trata-se de um desdobramento do mensalão tucano, que deu origem ao mensalão petista, e nunca foi investigado a contento pelas autoridades, muito menos pela mídia. Ali, o dinheiro desviado é 100% público.

Ninguém precisa ingerir alucinógenos para provar isso, como fez um certo ministro do STF, tentando mostrar a Visanet, usada por Marcos Valério no mensalão, como “pertencente ao sistema público” apenas porque tinha “brasileira” em seu nome jurídico.

A lista de Furnas circula há anos nas redes sociais. A mídia insiste em chamá-la de falsa, apesar de atestada por autoridades e por um de seus autores, Nilton Monteiro.

Aliás, Nilton Monteiro é um delator das roubalheiras tucanas em Minas Gerais que jamais contou com a boa vontade do Estado, como tiveram Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef.

Youssef toda hora é beneficiado pelo esquema de delação premiada. Delata, é perdoado, volta ao crime, é preso de novo, volta a delatar, é perdoado de novo, num ciclo sem fim.

Já Nilton Monteiro delata, traz provas, monta o quebra-cabeças, mas como o esquema atinge tucanos, a mídia não lhe dá um milésimo de segundo em suas páginas e telejornais.

Para Youssef e seu advogado, horas e horas de Jornal Nacional, perdão de seus crimes.

Para Paulo Roberto Costa, perdão para ele e toda a família!

Para Nilton Monteiro, nada, apenas as masmorras do sistema penal mineiro.

Agora que, mais uma vez, a Lista de Furnas foi atestada como um documento verídico, por quanto tempo a mídia irá esconder isso do grande público?

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

adhemar

25/12/2014 - 21h45

qual motivo?

oskarnetto

22/12/2014 - 05h21

Parece que a crise só vale para os outros países e não para o Brasil.Povinho de merda esses coxinhas. Vamos levar a lista de furnas para o facebook se ossivel até o MPF.

Anônimo

21/12/2014 - 19h13

Em qual pais vocês vivem. Onde a inflação é absurda ninguém de vocês vai ao mercado tropa de terneiro. FDP.

    Miguel do Rosário

    21/12/2014 - 21h30

    Vivo no Brasil. E vc, mal educado?

Odilo Almeida Filho

21/12/2014 - 05h51

Inflação abaixo do teto da meta? Mas os zumbis da mídia não alarmavam que a inflação estava fora de controle? Imbecis! Papagaios burros e teleguiados! Vão pedir desculpas? Ou vão mudar de assunto e gritar novos insultos? Esses idiotas cegos e imbecilizados pela grande mídia repetiram insuportavelmente as mentiras sobre a Copa, mentiras sobre o “mensalao”, mentiras sobre o Porto de Cuba, mentiras sobre as manifestações de junho de 2013, mentiram e mentem sobre o desmonte das estruturas corruptas que sangram a Petrobrás, mentiram e mentem sobre o combate à corrupção nos governos Lula e Dilma. Vão continuar apanhando da realidade e ladrando como cães enquanto a caravana da Historia passa à sua frente.

    Marcelo

    29/12/2014 - 18h29

    kkkkkkkkkkkkkkkkk Petrobrás, mentira? Cara, em que planeta você vive? Os caras estão devolvendo dinheiro aos MILHÕES… Cara, é sério, a burrice de você chega a ser constrangedora…

      Miguel do Rosário

      29/12/2014 - 19h31

      Que bom que há investigação, num governo que não articula para jogar para debaixo do tapete.

ricardo silveira

20/12/2014 - 16h22

Será que algum dia os tucanos serão processados e condenados de alguma coisa?

Almir

20/12/2014 - 10h06

Engula aí, magote de neobabaca manipulado pela rede globo.

Jussara Goes Monteiro

20/12/2014 - 07h46

nilo walter

19/12/2014 - 23h48

Lista de Furnas contempla Eduardo Azeredo-Aécio-FHC-Serra- Alckmin e asseclas.

Parece que o judiciário nunca leu/ouviu falar desse assunto .
Coisas do Brasil .

Alex Dal Pino

20/12/2014 - 00h32

Mais uma mentira do Aécio desmascarada, o cretino gritava desde de 2013 “inflação descontrolada” e só quebrou o nariz, a cara

Antonio Carvalho

20/12/2014 - 00h27

Os urubus torceram contra e quebraram a cara, mais uma vez…

Wagner M. Martins

20/12/2014 - 00h26

Uai, Mauro Matias disse que tava nas alturas!

Lucas Sposito

19/12/2014 - 22h06

A economia está bem na medida do possível, mas ainda assim não podemos relaxar com a taxa de inflação sempre no teto e com o nosso crescimento pífio do pib

    Lili Batisa

    20/12/2014 - 00h01

    Mas como poderemos ser grandes se os grandes estão em recessão ou diminuíram sua produção, como a China?

Barbara Ferreiro

19/12/2014 - 22h04

Vida longa ao Brasil e a nossa presidenta Dilma !

Barbara Ferreiro

19/12/2014 - 22h04

Vida longa ao Brasil e a nossa presidenta Dilma !


Leia mais

Recentes

Recentes