Menu

A investigação sobre a Petrobrás nos EUA

  Eu traduzi o artigo publicado ontem no Financial Times, sobre as investigações abertas por autoridades americanas sobre a Petrobrás. É um artigo curto, baseado em fontes anônimas. Apesar da nossa imprensa, partidária como sabemos que ela é, falar que isso “afetará” a imagem da empresa, eu acho que todas as investigações sobre a estatal, […]

17 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Investimentos da Petrobras


 

Eu traduzi o artigo publicado ontem no Financial Times, sobre as investigações abertas por autoridades americanas sobre a Petrobrás. É um artigo curto, baseado em fontes anônimas.

Apesar da nossa imprensa, partidária como sabemos que ela é, falar que isso “afetará” a imagem da empresa, eu acho que todas as investigações sobre a estatal, no médio e longo prazo, farão bem à transparência e às práticas corporativas da Petrobrás.

Conhecemos Dilma como a conhecemos, ela fará da Petrobrás um modelo internacional de prática corporativa.

Alguém imagina como são as práticas corporativas das estatais russas, chinesas, ucranianas, africanas?

Certamente, não são modelos de prática corporativa anticorrupção.

Nem o Pentágono escapa das acusações de corrupção. O parafuso de 50 dólares do Pentágono é uma piada famosa nos EUA.

Na Petrobrás, agora temos as seguintes investigações:

2 CPIs no Congresso.
2 auditorias privadas, uma no Brasil outra nos EUA.
1 investigação interna da própria Petrobrás.
Todos os meios de comunicação usando todas as suas forças para investigar a Petrobrás, porque lhes interessa politicamente desgastar o governo.
2 investigações de autoridades norte-americanas.

Sejamos sinceros, que corporação, no mundo, resistiria a tantas investigações?

A Petrobrás resiste.

Naturalmente, há que se tomar cuidado para que a investigação de autoridades dos EUA não seja politizada, sob influência das petrolíferas americanas que querem desgastar a Petrobrás e o governo brasileiro para aumentar sua participação na exploração do pré-sal.

Abaixo, a matéria publicada ontem no Financial Times.

*

EUA aumenta tensão com investigação criminal sobre Petrobras

Kara Scannell em Nova York e Joe Leahy, em São Paulo Autor, no Financial Times

Autoridades dos EUA estão investigando se a Petrobras ou seus funcionários receberam subornos, somando-se às investigações internas enfrentadas pela companhia petrolífera brasileira controlada pelo Estado, informam pessoas familiarizadas com o assunto.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação criminal sobre a empresa, que tem ações negociadas em em Nova York, enquanto a Comissão de Valores Mobiliários está realizando um inquérito civil, dizem as mesmas fontes.

A maior empresa do Brasil tornou-se alvo de investigações pela Polícia Federal e Ministério Público, fazendo emergir um dos maiores casos de corrupção na história do país.

Muitos dos supostos problemas ocorreram quando a presidente Dilma Rousseff foi chefe da empresa antes de tomar posse em 2011.

As autoridades dos EUA estão investigando se a Petrobras ou seus funcionários, intermediários ou prestadores de serviços, violaram o Foreign Corrupt Practices Act, uma lei anti-corrupção que torna ilegal subornar funcionários estrangeiros para ganhar ou manter negócios, dizem essas pessoas.

Porta-vozes do Departamento de Justiça e da SEC não quiseram comentar. A Petrobras não respondeu aos pedidos de comentário.

Promotores no Brasil alegam que a Petrobras e suas contratadas inflaram o custo de projetos de investimento de capital e aquisições por centenas de milhões de dólares e pagou parte dos rendimentos para os políticos aliados do Partido dos Trabalhadores (PT).

As duas figuras principais envolvidas no suposto esquema, Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, e Alberto Youssef, um traficante de dólares n mercado negro, já condenado, entraram em transações penais em que eles alegam que dirigentes políticos da coalizão receberam 3 por cento de todos os contratos .

PT e seus parceiros de coalizão já negaram veementemente as acusações.

O surgimento das investigações norte-americanas sobre as alegações, no entanto, poderia elevar o perfil internacional do escândalo e têm implicações nas demonstrações financeiras da Petrobras.

A empresa é maioritariamente de propriedade do governo brasileiro, uma situação que, alegam procuradores de outros casos, tornam os investigados em funcionários do governo.

A lei anti-corrupção não se aplica a membros de governo que recebem supostos subornos, mas nos últimos anos o Departamento de Justiça tem agido de forma mais agressiva contra empregados, através de leis anti-lavagem de dinheiro, acusações de conspiração, ou o “Travel Act”.

Transações específicas sob a mira de investigadores brasileiros incluem a compra de uma refinaria da Petrobras nos EUA e a construção de refinarias no Brasil.

Advogados disseram que em casos como o da Petrobras, investigadores norte-americanos podem se concentrar mais na qualidade da contabilidade da empresa e controles internos.

A lei americana anti-corrupção inclui responsabilidade civil e criminal, se puder ser demonstrado que uma pessoa deliberadamente falsificou contas ou registros de uma empresa, ou sonegou seus controles internos.

Em uma declaração recente a Petrobras informou que havia contratado auditorias privadas do Brasil e dos Estados Unidos para investigar as alegações do Sr. Costa.

Ela também criou comissões de investigação internas, solicitou o acesso a registros policiais e judiciais, e buscou esclarecimentos junto às empresas citadas nas investigações oficiais.

“A Petrobras tomou várias medidas destinadas a examinar cuidadosamente os fatos”, declarou a empresa.

O Departamento de Justiça e a SEC incrementaram a repressão da lei anti-corrupção criando mais de duas dezenas de ações no ano passado contra empresas.

O Departamento de Justiça produziu acusações criminais contra vários indivíduos ligados à Direct Access Partners, uma corretora de Nova York, por supostamente pagarem subornos a um representante do Bandes, o banco estatal venezuelano, para direcionar negócios para a corretora.

O funcionário do banco que recebeu os subornos também foi acusado e se declarou culpado.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Lourival Carneiro

12/11/2014 - 12h51

Enquanto isso em MG, olha o que os tucanos deixaram
http://www.otempo.com.br/capa/política/pimentel-assume-com-50-mil-servidores-sem-lugar-no-estado-1.946007

Bruna Menezes

11/11/2014 - 06h48

Vão descobrir todas as falcatruas Tucanas, que nem o governo da Suiça descobriu o Tremsalão Kkkkkkkk! Ai vai ser um Deus nos acuda pro Pig e pro PSDB! Mas a Dilma disse que não vai sobrar pedra sobre pedra! Dessa vez eles cairão!

Rossana Coelho

11/11/2014 - 01h40

Estão rodeando a Petrobrás há tempo.

Maria Rita

10/11/2014 - 23h21

Logo no início, você alerta que o artigo do jornal americano é curto e baseado em fontes anônimas. O próprio artigo tem uma frase muito conhecida nossa e repetida o tempo todo pelos nossos jornalões:”(..) A maior empresa do Brasil tornou-se alvo de investigações pela Polícia Federal e Ministério Público, fazendo emergir um dos maiores casos de corrupção na história do país.” Das duas,uma: ou é matéria pronta saída dos sempre colaboradores da mídia corporativa brasileira diretamente para o FT, ou o escândalo e a CPI foram matérias encomendadas ou recomendadas bem antes da eleição presidencial de 2014. Por quem: Por investidores internacionais, os mesmos que deram pitacos e movimentaram as bolsas prejudicando a Petrobrás e a campanha da reeleição. Os abutres nacionais não venceram as eleições. Os abutres internacionais não se conformaram. Eis as fontes anônimas. O capital corporativo não tem nome, não tem cara. Muito menos ética ou caráter.

    Selma

    11/11/2014 - 18h29

    Eu percebi essa frase que vemos repetidas todos os dias em nossa mídia. Concordo Maria Rita, essa matéria deve ter sido release enviado para o FT.

enganado

10/11/2014 - 17h32

Será que esses fdp’s dos EUA não estão investigando também a poluição que essa raça de piratas/calhordas/ordinários/patifes/… dos EUA fizeram no Equador? Isto porque em represália o pres. Raphael fechou a base militar e botou-os pra correr na exploração de petróleo. As florestas estão um caos! Não tem investigação? O GAFE não publica nada? Onde está a canalha da Veja=O Esgoto? E o Estadão? Será que a Famiglia Mesquita não está por trás do PCC (perguntar não ofende)? Aviso: Vai ter GOLPE! Duvido que o FHC/PSDB/DEM/Forças Armadas/… se conformem com derrotas. NUNCA! Olha sem essa de por a culpa na PETROBRAS, essa vai ser pano de fundo para o GOLPE. Desgraça pouca é bobagem, vamos ver qual machão da Direita que irá dar o primeiro TIRO. O PSDB/GAFE/DEM/… tá faltando o tabloide inglês Economist dar sua peruada na PETROBRAS, não acham? Visto que vocês transformaram a Pátria em casa da mãe Joana=balcão de negócios para a banca anglo sionista e o bolso de VOCÊS. Como é o Eduardo Cunha também não vai dar seu parecer sobre a PETROBRAS? E o MERDAL? Ah sim! E a Miriam Leitoa? E o Vidor? Sardenberg? Precisamos enriquecer o relatório Americano (Direita, fdp), pois o BRASIL, minha Pátria, para vocês não passa de um burro cagando.

    Armand de Brignac

    10/11/2014 - 18h24

    Você está em surto ! RIVOTRIL na veia !

José Carlos Vieira Filho

10/11/2014 - 16h59

O governo americano, junto com seu judiciário, provavelmente está tentando um golpe semelhante ao que montou com a Argentina.
Não esquecer que o dono do fundo abutre, Paul Singer, tem diversos agentes assalariados dentro do governo americano. O mesmo se dá com as empresas de petróleo, e com fundos acionistas da Petrobrás.
Se não der certo, não custa partirem para sanções, a gana é colonizar de novo a AL.

Armand de Brignac

10/11/2014 - 15h01

Antares Capital, que administra aplicações de investidores minoritários da Petrobras, enviou um email para a presidente da Securities and Exchange Commission (SEC), Mary Jo White, se oferecendo para ajudar nas investigações sobre corrupção na Petrobras por parte de empresas fornecedoras. A base são as denúncias feitas pelo ex-diretor de Abastecimento da companhia, Paulo Roberto Costa, em acordo de delação premiada firmado com a justiça brasileira. Está começando a cheirar enxofre…

João do Sertão

10/11/2014 - 14h49

Que isenção e interesses o Governo Americano tem nestas investigações. Chevron esta ligado aos interesses?

    Armand de Brignac

    10/11/2014 - 15h15

    O Governo Americano, ao contrário do nosso, defende os interesses do cidadão-acionista que comprou ADR´s da PETROBRAS, na NYSE, a US$ 72,00 ( 2008 ) e agora está a US$ 10,55 ( NOV/2014 ).

      Yacov

      10/11/2014 - 15h41

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK… Então vc quer nos dizer que o governo norteamericano sabia tudo sobre a CRISE DE 2008, mas deixou ela estourar, assim mesmo, é ?!? pelamor… Vai se COLONIZADO e BABA OVO do TIO SAM assim lá no Instituto millenium. É óbvio que as petroleiras norte-americanas estão por trás disso e querem derrubar a DILMA e a PETROBRAS.

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

      Tiago M. Bevialqua

      10/11/2014 - 20h27

      Por que vc usa como referência 2008?

Miguel F Gouveia

10/11/2014 - 15h56

Jornalismo morreu.

Almir

10/11/2014 - 13h47

Petrolão? Já deu o que tinha de dar. Em 2006 o “escândalo” foi no Banco do Brasil. Em 2010 na Casa Civil (Erenice). Em 2014 na Petrobrás. Todos falharam e os neoliberais foram derrotados na eleição presidencial. Em 2018 inventam outro “iscâindu” para enganar os trouxas novamente.

marco

10/11/2014 - 12h43

Isto e Pau Mandado da Chevron,que lá governa livremente.Aqui,os Dúbios não sabem,os néscios creem e os espertalhões mandam dizer.

Frodo Bagunceiro

10/11/2014 - 13h32

Até o financial times utiliza fontes anônimas?! Tá parecendo apito amigo não é Pedro Henrique?


Leia mais

Recentes

Recentes