Por Theófilo Rodrigues*
E o tema da democratização da mídia continua assustando muita gente por aí. Hoje foi a vez da colunista do jornal O Globo, Cora Ronai, apresentar suas impressões sobre o tema. Ao listar os motivos pelos quais não vota em Dilma Ronai afirmou que não pode apoiar um governo que fala em democratizar a mídia. Em suas palavras:
“Passei muitos anos da minha vida lutando por liberdade no Brasil e pedindo uma imprensa livre. Na minha cabeça, não faz o menor sentido votar, agora, num governo que apoia regimes que perseguem seus cidadãos por crimes de opinião — e que, vira e mexe, fala em “democratizar” a mídia”.
A opinião de Cora deve ser respeitada, claro. O único problema é que Cora esqueceu de combinar seu discurso com o seu candidato presidencial, Aécio Neves. Ironicamente, no mesmo dia em que Cora escreveu o texto acima, Aécio resolveu fazer a seguinte declaração em Belo Horizonte:
“A regionalização da mídia é muito importante. Sua democratização é algo muito importante e eu quero poder, se presidente for, fortalecer a mídia do interior. Tenho o compromisso de democratizar a mídia para que os veículos do interior possam crescer”.
Parece que Cora terá que votar nulo…
Brincadeiras à parte, é bom saber que o candidato Aécio também defende a regionalização da produção cultural como dimensão da democratização da mídia. Mas o candidato deveria se informar um pouco mais sobre o tema. Afinal de contas, são os seus aliados que não deixam a proposta ser aprovada.
O projeto de lei que trata da regionalização da produção cultural foi apresentado pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) em 1991. Apenas em 2003 foi aprovado na Câmara e remetido ao Senado. No Senado o PL ficou engavetado até recentemente quando o senador Romero Jucá (PMDB) foi escolhido como relator da matéria. Em seu relatório, Jucá, que faz a campanha de Aécio Neves, resolveu modificar completamente o espírito da proposta de Jandira e favoreceu apenas as grandes empresas de comunicação. Nessa empreitada Jucá conta com o apoio do deputado Sergio Zveiter (PSD) aliado de Aécio no Rio de Janeiro.
Já que Aécio Neves está tão interessado em defender a proposta deveria começar dando um puxão de orelha em seus novos aliados. Mas a verdade é que aquilo que Aécio compreende como democratização da mídia é justamente a desconstrução da proposta inicial de regionalização da produção. Uma pena.
*Theófilo Rodrigues é cientista político, coordenador do Barão de Itararé no Rio de Janeiro e colunista no blog O Cafezinho.