A resolução do PSOL me lembrou a frase: na teoria, a prática é outra.
Na teoria, o PSOL optou pela neutralidade no segundo turno das eleições presidenciais, o que já era esperado.
O partido tem cerca de sete correntes internas, e algumas delas são fortemente hostis ao PT.
No entanto, o texto traz ataques tão duros à Aécio Neves, ao PSDB, à Marina e ao neoliberalismo tucano, que, na prática, é uma sinalização clara na direção da esquerda.
Ou seja, na direção de Dilma Rousseff. O que fica ainda mais marcado com a decisão de Marcelo Freixo, deputado estadual, pelo PSOL, mais votado no Rio de Janeiro, de anunciar publicamente seu voto em Dilma.
Na resolução do PSOL, o PT toma as suas pancadas, algumas merecidas, mas a artilharia pesada vai para Aécio:
“Entendemos que Aécio Neves, o seu PSDB e aliados são os representantes mais diretos dos interesses da classe dominante e do imperialismo na América Latina. O jeito tucano de governar, baseado na defesa das elites econômicas e nas privatizações, com a corrupção daí decorrente, significa um verdadeiro retrocesso.
A criminalização das mobilizações populares e dos pobres empreendida pelos governos tucanos, em especial o de Alckmin, nos coloca em oposição frontal ao projeto do PSDB e aliados de direita. Assim, recomendamos que os eleitores do PSOL não votem em Aécio Neves no segundo turno das eleições presidenciais. Não é cabível qualquer apoio de nossos filiados à sua candidatura.”
*
Íntegra do texto da resolução do PSOL, publicado no site do partido.
Seguir lutando para mudar o Brasil
O PSOL cresceu nas eleições de 2014.
Dobramos nossa votação em relação a 2010, num cenário ainda mais difícil. Agradecemos a cada um dos 1.612.186 eleitores que destinaram seu voto ao fortalecimento das bandeiras que defendemos durante a campanha eleitoral. Conseguimos dobrar a representação parlamentar do PSOL, que alcançou cinco deputados federais e doze deputados estaduais.
Essas bancadas farão a diferença nos seus estados e no Congresso Nacional na luta por mais direitos. Nosso projeto sai fortalecido das urnas, conquistando o quarto lugar em uma eleição marcada pela desigualdade da cobertura da imprensa, dos erros das pesquisas, do impacto do poder econômico e do desequilíbrio no tempo de televisão. Nada disso teria sido possível sem a militância do PSOL, que fez a diferença e conquistou, com muita dedicação, esse expressivo resultado.
Cumprimos o nosso papel, apresentando a melhor candidata e a melhor proposta para o Brasil. Luciana Genro constituiu-se como a principal referência da esquerda coerente e este é um enorme patrimônio de todo o PSOL. O programa que defendemos é o programa necessário para que se avance em direção a um Brasil justo e igualitário, livre da exploração e de todos os tipos de opressão. Esta foi nossa principal missão política nestas eleições, e avaliamos que a cumprimos bem. Um segundo turno, quando não nos sentimos representados nele, é muitas vezes mais do veto que do voto.
Entendemos que Aécio Neves, o seu PSDB e aliados são os representantes mais diretos dos interesses da classe dominante e do imperialismo na América Latina. O jeito tucano de governar, baseado na defesa das elites econômicas e nas privatizações, com a corrupção daí decorrente, significa um verdadeiro retrocesso. A criminalização das mobilizações populares e dos pobres empreendida pelos governos tucanos, em especial o de Alckmin, nos coloca em oposição frontal ao projeto do PSDB e aliados de direita.
Assim, recomendamos que os eleitores do PSOL não votem em Aécio Neves no segundo turno das eleições presidenciais. Não é cabível qualquer apoio de nossos filiados à sua candidatura.
A provável capitulação de Marina Silva à candidatura tucana demonstra a sua incapacidade de representar legitimamente o desejo de mudanças expresso nas ruas e comprova que a “nova política” não pode ser um atributo daqueles que aderem tão rapidamente ao retrocesso.
É preciso também afirmar que, diante do que foi o seu governo e sua campanha eleitoral, Dilma está distante do desejo de mudanças que tomou as ruas no ano passado.
Seu governo atuou contra as bandeiras mais destacadas de nossa campanha, como a taxação das grandes fortunas, a revolução tributária que taxe os mais os ricos e menos os trabalhadores, a auditoria da dívida pública, contra a terceirização e a precarização das relações de trabalho, fim do fator previdenciário, a criminalização da homofobia e a defesa do casamento civil igualitário, uma nova política de segurança pública que acabe com a “guerra às drogas” e defenda os direitos humanos, a democratização radical dos meios de comunicação, o controle público sobre nossas riquezas naturais, os direitos das mulheres, a reforma urbana, a reforma agrária e a urgentíssima reforma política, que tire a degeneração do poder do dinheiro nas eleições, reiterado neste pleito, mais uma vez.
Por tudo isso, se Dilma vencer o segundo turno, o PSOL seguirá como oposição de esquerda e lutando pelas bandeiras que sempre defendemos, inclusive durante a campanha eleitoral.
A partir destas considerações, o PSOL orienta seus militantes a tomarem livremente sua decisão dentro dos marcos desta Resolução, conscientes do significado sobre o voto no segundo turno, dia 26 de outubro, e agradece mais uma vez a todos o(a)s seus/suas eleitore(a)s e apoiadore(a)s pela confiança recebida nestas eleições.
PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE – PSOL São Paulo, 8 de outubro de 2014.
Nos 47 anos da morte do comandante Che Guevara!
Edson Ferreira
09/10/2014 - 15h42
Acho melhor não considerarmos as pesquisas. Já vimos que são bem manipuladas.
Carina
08/10/2014 - 22h25
O PSOL tem que assumir que no atual contexto, mesmo que esse partido não concorde, a melhor opção é a Dilma. Será que é muito difícil para eles assumirem isso?
marco
08/10/2014 - 21h11
Esta senhora,que mal conheço,e talvez seja parente do Governador Tarso Fernando G. Genro,como é de um partido ANÃO,ela segundo dizem,não gosta da alcunha NANICO,tem aparentemente o cérebro,do tamanho de um grão de FEIJÃO MIUDO.So a casca,duvido que tenha algo mais.E essas ovelhas,querem dar mais que um kilo de lã!
Antonio Luiz
08/10/2014 - 20h58
O Psol é um partido jovem coalhado de velhas raposas. Inovou desta vez revisitando aquelas passagens bíblicas que isentam Pôncio Pilatos. Assim como este último fazem-no porque podem. Nada a temer, senão a César compromissado com a turba. Em gesto simbólico, só lhe restava lavar as mãos ante o pressentimento de que uma injustiça seria cometida.
O Psdb, em seu estágio inicial, contribuiu ao léxico com o verbo “tucanar”, ou seja, ficou famoso pela prática de sempre estar “em cima do muro”. Com o passar do tempo essa alcunha a ele não mais se aplicava, pois decididamente do muro desceu, tomando o lado da direita.
Parece agora que o Psol ocupa aquele velho lugar (em cima do muro) do Psdb. Pelo menos é um avanço significativo, pois, pela primeira vez (mesmo com tibieza) ingressa no mundo dos apenas “mortais”.
De minha parte, apenas um singelo mortal, desejo-lhes boas vindas.
João Batista Rodrigues
08/10/2014 - 20h26
43 milhões de Brasileiros recomendam voto em Dilma
Regina Oliveira
08/10/2014 - 21h56
Dilma13
Regina Oliveira
08/10/2014 - 21h56
Dilma13
jesu
08/10/2014 - 18h54
Mais uma vez o psol decepciona, como quando da votação da cpmf, votando contra e fazendo o jogo da direita . No momento em que está em jogo todo um avanço conquistado a duras penas nesses 12 anos, o que se esperava era uma posição mais firme do partido, indicando o voto em DILMA , no entanto, o psol mais uma vez divide as forças populares, fazendo o joguinho desejado pela direita . Espero que DILMA seja eleita , caso isso não ocorra, o psol mais uma vez terá dado uma mãozinha para a quadrilha do psdb. Por esse radicalismo em momentos cruciais para o país que o psol não decola, sendo um eterno partido de oposição, sem contribuir na prática, para um país melhor.
Hani Ahmed
08/10/2014 - 21h41
PT de 2a linha! Ou 2a linha do PT?
Hani Ahmed
08/10/2014 - 21h41
PT de 2a linha! Ou 2a linha do PT?
renato
08/10/2014 - 18h37
Gostei da posição dela.
mais claro que isto, impossivel.
Grande Mulher esta, minhas crianças amaram ela.
E adoram a Dilminha.
Marcia Constant
08/10/2014 - 21h35
Gente,eleitor de Luciana Genro que vota #AécioNever é ruim hein! O próprio público dela é grande parte da migração de eleitores que já votaram no PT, isso vi claramente no meu círculo social! Devemos nos preocupar é se Marina apoiá-lo.
Marcia Constant
08/10/2014 - 21h35
Gente,eleitor de Luciana Genro que vota #AécioNever é ruim hein! O próprio público dela é grande parte da migração de eleitores que já votaram no PT, isso vi claramente no meu círculo social! Devemos nos preocupar é se Marina apoiá-lo.
Divanira Pires Martins
08/10/2014 - 21h34
DILMA!!!
Divanira Pires Martins
08/10/2014 - 21h34
DILMA!!!
Eduardo Barros Pereira
08/10/2014 - 21h34
Eduardo Barros Pereira
08/10/2014 - 21h34
Helio
08/10/2014 - 18h29
Miguel,corrigindo, quis dizer: É CONFIÁVEL ESSA PESQUISA ?
Helio
08/10/2014 - 18h27
Miguel, saiu agora no 247 o resultado de uma pesquisa feita nos dias 6 e 7. Colocando o Aécio 54/% e Dilma com 41%. A pesquisa foi feita pelo Instituto Parana de Pesquisa.É confiável.
Marcelo Dezonne
08/10/2014 - 21h20
Posição covarde a de Luciana Genro. Não poderia se omitir em um momento em que o Brasil corre o risco de enorme retrocesso se a direita vencer.
Marcelo Dezonne
08/10/2014 - 21h20
Posição covarde a de Luciana Genro. Não poderia se omitir em um momento em que o Brasil corre o risco de enorme retrocesso se a direita vencer.
marcio curvo
08/10/2014 - 18h16
Nao voto em aecio. Pode-se votar nulo,branco ou na dilma. Vcs querem mais o que? Affffffffff
Márcia Landim
08/10/2014 - 21h10
Dilma13
Márcia Landim
08/10/2014 - 21h10
Dilma13
Luis Henrique Correia Lima de Oliveira
08/10/2014 - 21h09
13eijos!
Luis Henrique Correia Lima de Oliveira
08/10/2014 - 21h09
13eijos!
Luís Carlos Bolzan
08/10/2014 - 21h08
Pouco compromisso com povo brasileiro. Freixo assumiu muito mais que posição contra Aécio, mas pró Dilma. Teve coragem e compromisso para identificar e denunciar inimigo, o que faltou ao PSOL. Pena.
Luís Carlos Bolzan
08/10/2014 - 21h08
Pouco compromisso com povo brasileiro. Freixo assumiu muito mais que posição contra Aécio, mas pró Dilma. Teve coragem e compromisso para identificar e denunciar inimigo, o que faltou ao PSOL. Pena.
Laerte Moreira Dos Santos
08/10/2014 - 21h00
Não achei ruim esta posição já que fica claro o conselho de não votar no Aécio. Agora em relação às expectativas sobre pesquisas que serão divulgadas nesta semana há duas. Reportagem do Brasil 247 informa que alguns dizem que vai apontar para um empate técnico entre Dilma e Aécio, outros dizem que vai colocar a Dilma com uma diferença acima do esperado pelos tucanos. Sempre com um pé atrás em relação a estas pesquisas da mídia tradicionalista torço pela segunda .
Fernando Roggia
08/10/2014 - 20h59
Tem que recomendar para não votar no Aécio ?????
Kia Simões
08/10/2014 - 20h56
Dilma!
Kia Simões
08/10/2014 - 20h56
Dilma!
Mauricio Gloria Martins DA Silva
08/10/2014 - 20h54
rs rs rs ….
Orlando Rafael Prado
08/10/2014 - 20h47
Mariana Sacramento
Orlando Rafael Prado
08/10/2014 - 20h47
Mariana Sacramento
Rennan Moura Martins
08/10/2014 - 20h41
Espalhem essa carta endereçada a segunda maior força política dessas eleições, a dos votos nulos/brancos e abstenções!
http://www.desenvolvimentistas.com.br/blog/blog/2014/10/08/carta-aberta-aos-indecisos-e-desiludidos-com-a-eleicao/
Rennan Moura Martins
08/10/2014 - 20h41
Espalhem essa carta endereçada a segunda maior força política dessas eleições, a dos votos nulos/brancos e abstenções!
http://www.desenvolvimentistas.com.br/blog/blog/2014/10/08/carta-aberta-aos-indecisos-e-desiludidos-com-a-eleicao/
Sandra Francesca de Almeida
08/10/2014 - 20h38
Um apoio muito ambivalente, isso sim. O PSOL não foi capaz de dizer: recomendamos que nossos eleitores votem em Dilma.
Não votar em Aécio não quer dizer apoio à Dilma, pois sempre pode-se votar nulo.
Alguns poucos psolistas irão declarar seu apoio à Presidenta. Como eu já disse várias vezes e repito: esquerdismo sem nenhuma responsabilidade e compromisso autêntico com o povo brasileiro.
Sandra Francesca de Almeida
08/10/2014 - 20h38
Um apoio muito ambivalente, isso sim. O PSOL não foi capaz de dizer: recomendamos que nossos eleitores votem em Dilma.
Não votar em Aécio não quer dizer apoio à Dilma, pois sempre pode-se votar nulo.
Alguns poucos psolistas irão declarar seu apoio à Presidenta. Como eu já disse várias vezes e repito: esquerdismo sem nenhuma responsabilidade e compromisso autêntico com o povo brasileiro.
Ana Rubia
08/10/2014 - 20h33
Eu queria muito vê-la no timeDIlma, mas ela foi coerente com seus ideais de campanha. Admiro muito essa mulher. Diferente de uma certa BLABLA que falou falou e já está se vendendo pro passarinho
Ana Rubia
08/10/2014 - 20h33
Eu queria muito vê-la no timeDIlma, mas ela foi coerente com seus ideais de campanha. Admiro muito essa mulher. Diferente de uma certa BLABLA que falou falou e já está se vendendo pro passarinho
ricardo silveira
08/10/2014 - 17h28
O Deputado Marcelo Freixo está muito à frente do seu PSOL e de sua colega Luciana. Que pena, se tivessem mais militantes como Freixo o PSOL até poderia crescer, mas vacilante desse jeito, num momento como esse que se espera uma posição firme do Partido ele vêm com a prepotência de liberar os eleitores. Faça o favor, vá disputar centro acadêmico de curso de graduação.
João Neto
08/10/2014 - 17h19
Será que ela vota no pai? Duvido.
Virgilio
08/10/2014 - 17h15
Nem o Psol vai apoiar o PT Nos 47 anos da morte do comandante Che Guevara?
Os tempos já foram melhores.
Dizem que o PMDB também já está em debandada. Só vai sobrar o PCdo B.
m.a.p
08/10/2014 - 17h14
Papo furado, descontruiram o governo Dilma com passeatas e coisa e lousa e pariram o Congresso mais facistóide dos últimos 30 anos.
pstu, psol, pco, fazem parte da esquerda que a direita adora, inclusive tem espaço nas grandes mídias.
O Brasil inteiro vai conhecer o que foi o governo do Arrocho Neves e seu arbítrio
Rogeriozedias Rogeriozedias
08/10/2014 - 20h10
Voto Dilma 13.
Rogeriozedias Rogeriozedias
08/10/2014 - 20h10
Voto Dilma 13.
Celina Lúcia Camurça
08/10/2014 - 20h08
vote Dilma 13.
Celina Lúcia Camurça
08/10/2014 - 20h08
vote Dilma 13.
Derly Bordin
08/10/2014 - 20h06
Dilma13
Derly Bordin
08/10/2014 - 20h06
Dilma13
Lucas Oliva de Sousa
08/10/2014 - 20h05
Roque Sousa
Lucas Oliva de Sousa
08/10/2014 - 20h05
Roque Sousa
Carlo Jose
08/10/2014 - 20h00
Parabéns ao PSOL. Não se alinhou à Direita.
Carlo Jose
08/10/2014 - 20h00
Parabéns ao PSOL. Não se alinhou à Direita.
Carlo Jose
08/10/2014 - 20h00
Parabéns ao PSOL. Não se alinhou à Direita.
Sandro Chernicharo
08/10/2014 - 20h00
Não faz sentido se posicionar assim. O único jeito de acontecer o “Aecio Neves de jeito nenhum” é votando na Dilma. o PSOL tinha obrigação de aconselhar o voto na Dilma, assim como fez Freixo. Eles estão dando força pra direita. Lamentável.
Sandro Chernicharo
08/10/2014 - 20h00
Não faz sentido se posicionar assim. O único jeito de acontecer o “Aecio Neves de jeito nenhum” é votando na Dilma. o PSOL tinha obrigação de aconselhar o voto na Dilma, assim como fez Freixo. Eles estão dando força pra direita. Lamentável.
Sandro Chernicharo
08/10/2014 - 20h00
Não faz sentido se posicionar assim. O único jeito de acontecer o “Aecio Neves de jeito nenhum” é votando na Dilma. o PSOL tinha obrigação de aconselhar o voto na Dilma, assim como fez Freixo. Eles estão dando força pra direita. Lamentável.
Tony
08/10/2014 - 16h56
A permanência no poder é a essência do projeto petista. Todo o resto é absolutamente secundário. O partido necessita da estrutura estatal para financeiramente se manter e o mesmo se aplica às suas lideranças — além dos milhares de assessores. É nesta conjuntura que o partido tenta a todo custo manter o mesmo bloco que elegeu Dilma em 2010. E tem fracassado. Muitos dos companheiros de viagem já sentiram que os ventos estão soprando em sentido contrário. Estão procurando a oposição para manter o naco de poder que tiveram nos últimos 12 anos. O desafio para a oposição é como aproveitar esta divisão sem reproduzir a mesma forma de aliança que sempre condenou. O Brasil precisa mudar para melhor !
Wladimir
08/10/2014 - 17h11
Essa tua tese não vale para o Estado de São Paulo, Tony, há mais de vinte anos se eternizando no Poder?!? O tucanato paulista fez ninho há mais de duas décadas no Palácio dos Bandeirantes, destruindo o Estado de São Paulo com a complacência e cumplicidade da mídia oligárquica que esconde os malfeitos do PSDB e “a permanência no poder é a essência do projeto petista”?!?! Me poupe!
Luiz
08/10/2014 - 18h19
É o povo paulista, que trabalha e produz, não mudou durante est tempo por quê? Se os tucanos estão se peroetuando por lá há décadas, como vai o Haddad por lá…??? Mudana já para tudo, não quero o Brasil Verde Amarelo como Cuba, Venezuela e etc… quero um Brasil que produz, que arrecada impostos para melhorar o social..CHEGA DA MESMICE…MUDAR E FUNDAMENTAL
henrique de oliveira
08/10/2014 - 16h54
Fez o certo e foi coerente , Aécio nem a pau.
Leonardo
08/10/2014 - 16h48
O que fica é que a classe dominante tem muito, mas muito mais consciência de classe que alguns de nossa Esquerda. Sabem exatamente o risco que correm ante a um governo progressista, enquanto nós ficamos discutindo literalmente frases de “O Capital”. Da mesma forma que criticam fundamentalistas evangélicos por lerem literalmente a Biblia em vez de interpreta-la de uma maneira mais ampla, fazem o mesmo em relação às “bíblias” de Esquerda.
Tomara que ao menos individualmente ela e tantos outros deste partido venham cerrar fileiras contra o retrocesso de conquistas, muitas das quais eles – do PSOL – foram presentes e protagonistas.
Maicon Lhoste
08/10/2014 - 19h48
“Votem nulo..branco…nao votem…ou votem na Dilma”…mas o que petistas leem eh “nao votem no aecio, votem na dilma”…manipulaçao de noticia nao eh uma qualidade apenas das grandes midias pelo que vejo…kkk
Maicon Lhoste
08/10/2014 - 19h48
“Votem nulo..branco…nao votem…ou votem na Dilma”…mas o que petistas leem eh “nao votem no aecio, votem na dilma”…manipulaçao de noticia nao eh uma qualidade apenas das grandes midias pelo que vejo…kkk
Maicon Lhoste
08/10/2014 - 19h48
“Votem nulo..branco…nao votem…ou votem na Dilma”…mas o que petistas leem eh “nao votem no aecio, votem na dilma”…manipulaçao de noticia nao eh uma qualidade apenas das grandes midias pelo que vejo…kkk
manelito
08/10/2014 - 16h44
Essa é a posiçao de um partido que se respeita. Apoiar Aécio é compactuar com toda a sujeira que o PSDB fez nos DESgovernos de FHC.
Essa atitude do PSOL, que na verdade indica aos seus membros para votarem em Dilma, com certeza vai fazer o PSOL crescer bem mais em 2018, e se tornar uma alternativa respeitosa aos brasileiros.
Marina Silva, ao contrário, ao flertar com o PSDB, se desmoraliza, perde o respeito daquele que a admiravam, pois deixa bem clara sua veia direitista. Marina enganou a todos nós, vai acabar igual a Heloisa Helena. Agora fica bem claro porque Lula escolheu Dilma e nao Marina Silva. Lula já sabia que Marina nao merece confiança. Lula nos livrou de uma bomba chamada Marina Silva.
Suh Oliveira
08/10/2014 - 19h43
Compreendo a posição do partido pelo menos deixou claro que Aécio Neves de jeito NENHUM. #Dilma13
Suh Oliveira
08/10/2014 - 19h43
Compreendo a posição do partido pelo menos deixou claro que Aécio Neves de jeito NENHUM. #Dilma13
manoel
08/10/2014 - 17h09
Também compreendo a posição do partido, mas consideraria um avanço a esquerda se posicionar mais claro pela Dilma. Os projetos Dilma e Aécio são antagônicos em muitos sentidos e isto deveria ser levado em conta.
Suh Oliveira
08/10/2014 - 19h43
Compreendo a posição do partido pelo menos deixou claro que Aécio Neves de jeito NENHUM. #Dilma13
Maria Ayres
08/10/2014 - 19h41
Dilma 13
Maria Ayres
08/10/2014 - 19h41
Dilma 13
Maria Ayres
08/10/2014 - 19h41
Dilma 13
Edison Luiz Soares Vargas
08/10/2014 - 19h41
É frustrante ver uma postura destas do Psol e da Luciana depois de uma campanha propositiva, ficar em cima do muro deixa o seu partido em uma posição equivalente a outros partidos aos quais o Psol tanto critica.
Edison Luiz Soares Vargas
08/10/2014 - 19h41
É frustrante ver uma postura destas do Psol e da Luciana depois de uma campanha propositiva, ficar em cima do muro deixa o seu partido em uma posição equivalente a outros partidos aos quais o Psol tanto critica.
Edison Luiz Soares Vargas
08/10/2014 - 19h41
É frustrante ver uma postura destas do Psol e da Luciana depois de uma campanha propositiva, ficar em cima do muro deixa o seu partido em uma posição equivalente a outros partidos aos quais o Psol tanto critica.
Adriana Brandão
08/10/2014 - 19h39
13
Adriana Brandão
08/10/2014 - 19h39
13
Adriana Brandão
08/10/2014 - 19h39
13
Carlos Alberto Curioso
08/10/2014 - 19h38
VIVA EU O POVO É SÓ UM DEGRAU
Carlos Alberto Curioso
08/10/2014 - 19h38
VIVA EU O POVO É SÓ UM DEGRAU
Carlos Alberto Curioso
08/10/2014 - 19h38
VIVA EU O POVO É SÓ UM DEGRAU
Thiago Luz
08/10/2014 - 19h37
vote no maduro.
Zé Adão Barbosa
08/10/2014 - 19h35
Dilma 13
Zé Adão Barbosa
08/10/2014 - 19h35
Dilma 13
Zé Adão Barbosa
08/10/2014 - 19h35
Dilma 13
Marcos Vinicius Silva
08/10/2014 - 19h30
Mandou bem psol. Todos nós já votariamos Dilma msm… Vetou Aécio de forma perfeita.
Marcos Vinicius Silva
08/10/2014 - 19h30
Mandou bem psol. Todos nós já votariamos Dilma msm… Vetou Aécio de forma perfeita.
Marcos Vinicius Silva
08/10/2014 - 19h30
Mandou bem psol. Todos nós já votariamos Dilma msm… Vetou Aécio de forma perfeita.
Vitor
08/10/2014 - 16h29
Nenhuma novidade…
Carlos Alencar
08/10/2014 - 19h28
Situaçao KAFKIANA que estamos vivendo.
Por um lado estamos presenciando que o Brasil cresceu como nunca nos ultimos doze anos e saiu do mapa da miséria e subdesenvolvimento, estamos numa situaçao de pleno emprego com moeda forte, chegando ao nivel de paises do primeiro mundo , nao temos mais a famosa divida externa, enfrentamos as crises financeiras mundiais com recursos proprios, somos quase auto suficientes em petroleo, a Petrobras é cobiçada , nossos estudantes universitários estudam em universidades particulares bancadas pelo governo, milhares de outros tem bolsa no exterior.
Por outro lado a grande midia nos bombardeia com noticias de que nada na situação governamental presta , que tudo vai mal , nada funciona, que os indices estao caindo, e que estamos a beira dum colapso.
Francamente até o Assis Chateaubriand teria vergonha desta midia.
Vitor
08/10/2014 - 17h36
Exagerou um pouco aí, mas a questão da mídia é essa mesmo…
Carlos Alencar
08/10/2014 - 19h28
Situaçao KAFKIANA que estamos vivendo.
Por um lado estamos presenciando que o Brasil cresceu como nunca nos ultimos doze anos e saiu do mapa da miséria e subdesenvolvimento, estamos numa situaçao de pleno emprego com moeda forte, chegando ao nivel de paises do primeiro mundo , nao temos mais a famosa divida externa, enfrentamos as crises financeiras mundiais com recursos proprios, somos quase auto suficientes em petroleo, a Petrobras é cobiçada , nossos estudantes universitários estudam em universidades particulares bancadas pelo governo, milhares de outros tem bolsa no exterior.
Por outro lado a grande midia nos bombardeia com noticias de que nada na situação governamental presta , que tudo vai mal , nada funciona, que os indices estao caindo, e que estamos a beira dum colapso.
Francamente até o Assis Chateaubriand teria vergonha desta midia.
Carlos Alencar
08/10/2014 - 19h28
Situaçao KAFKIANA que estamos vivendo.
Por um lado estamos presenciando que o Brasil cresceu como nunca nos ultimos doze anos e saiu do mapa da miséria e subdesenvolvimento, estamos numa situaçao de pleno emprego com moeda forte, chegando ao nivel de paises do primeiro mundo , nao temos mais a famosa divida externa, enfrentamos as crises financeiras mundiais com recursos proprios, somos quase auto suficientes em petroleo, a Petrobras é cobiçada , nossos estudantes universitários estudam em universidades particulares bancadas pelo governo, milhares de outros tem bolsa no exterior.
Por outro lado a grande midia nos bombardeia com noticias de que nada na situação governamental presta , que tudo vai mal , nada funciona, que os indices estao caindo, e que estamos a beira dum colapso.
Francamente até o Assis Chateaubriand teria vergonha desta midia.
Kátia Dantas
08/10/2014 - 19h28
Nélio Dantas Elias Lina Gláucia Dantas Elias
Kátia Dantas
08/10/2014 - 19h28
Nélio Dantas Elias Lina Gláucia Dantas Elias
Kátia Dantas
08/10/2014 - 19h28
Nélio Dantas Elias Lina Gláucia Dantas Elias
Rui Barbosa Jr.
08/10/2014 - 19h27
O futuro cobrar-lhes-á a covardia.
Rui Barbosa Jr.
08/10/2014 - 19h27
O futuro cobrar-lhes-á a covardia.
Rui Barbosa Jr.
08/10/2014 - 19h27
O futuro cobrar-lhes-á a covardia.
Severina Das Graças
08/10/2014 - 19h22
Vote 13. Vote Dilma.
Severina Das Graças
08/10/2014 - 19h22
Vote 13. Vote Dilma.
Severina Das Graças
08/10/2014 - 19h22
Vote 13. Vote Dilma.
Alteroso
08/10/2014 - 16h21
Os Mineiros já deu o recado para todo BRASIL.Gente fujam do Arrocho neves
Francisco Machado
08/10/2014 - 19h19
Voto 13 e pronto
Francisco Machado
08/10/2014 - 19h19
Voto 13 e pronto
Francisco Machado
08/10/2014 - 19h19
Voto 13 e pronto
Toinha Evangelista
08/10/2014 - 19h18
Dilma 13
Toinha Evangelista
08/10/2014 - 19h18
Dilma 13
Toinha Evangelista
08/10/2014 - 19h18
Dilma 13
Marcia Santos Duarte
08/10/2014 - 19h17
Dilma 13.
Elder Arimatea
08/10/2014 - 19h15
faltou coragem pra Luciana declarar voto na Dilma. já era esperado.
Cláudio Grigo
08/10/2014 - 19h13
Todo militante, simpatizante etc… Do Psol jamais votaria no Aecio mesmo sem dúvidas!
Denis Oliveira Damazio
08/10/2014 - 19h11
Posição perigosa. É irresponsável embora coerente…
Claudia Mudado
08/10/2014 - 19h11
Dilma 13!
André Lepikson
08/10/2014 - 19h08
# Tucanistão “O Tucanistão é a locomotiva do progresso imaginário, alimentada por choques tortos de gestão.” # Tucanalha # tremsalão # mensalãomineiro # coxinha # Dilma #13! # PT13 ?13?13?13?13?13 ?13?13?13?13?13 ?13?13?13?13?13 ?13?13?13?13?13 ?13?13?13?13?13 ?13?13?13?13?13 ?13?13?13?13?13 ?13?13?13?13?13 ?13?13?13?13?13
Joelson Mendonça
08/10/2014 - 19h06
Renan Quinalha.
Joelson Mendonça
08/10/2014 - 19h06
Charles Rosa, Pedro Fonteles de Lima, Augusto Menna Barreto, Kakau Gusmão, Heros Henrique, Tássia Lopes, Gabriel Santos Elias, Gabriel Lindenbach, João Alexandre Monteiro.
Livia Vieira
08/10/2014 - 19h05
<3