A semana inicia com uma série de números positivos para a economia brasileira, o que deverá trazer ganho político para Dilma Rousseff.
A consultoria Serasa Experian divulgou hoje que o atividade do comércio reagiu e encerrou o mês de setembro com um ganho de 0,9%, já descontados os efeitos sazonais.
Na comparação com setembro de 2013, a alta foi de 5,2%. Com estes resultados, o movimento dos consumidores no comércio acumulou, no período de janeiro a setembro de 2014, alta de 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
Outro dado positivo veio da Anfavea, a associação de fabricantes de veículos.
A produção de veículos cresceu 14% em setembro, na comparação com o mês anterior.
A inflação também traz boas novas. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o IGP-DI acumula taxas de 1,62% no ano e de 3,24% em 12 meses. No mês de setembro, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) ficou em 0,02% em setembro, taxa inferior às observadas em agosto deste ano (0,06%) e em setembro do ano passado (1,36%). Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o IGP-DI acumula taxas de 1,62% no ano e de 3,24% em 12 meses.
A produção industrial medida pelo IBGE, por sua vez, registrou crescimento de 0,7% em agosto, sendo o segundo crescimento consecutivo, após crescer também 0,7% em julho.
Em geral, os dados negativos acontecem todos na comparação com o ano passado, no qual se registrou, de fato, uma atividade econômica mais aquecida.
Mas os dados de setembro, na comparação com o mês anterior, estão quase todos apresentando variações positivas, indicando uma recuperação generalizada da economia brasileira.