Menu

O factóide do Estadão sobre os Correios

  O Estadão apareceu esta semana com uma denúncia bombástica. Segundo matéria publicada há dois dias, os Correios abriram uma exceção para a campanha de Dilma enviar milhares de santinhos. O texto dá a entender que não houve controle da quantidade postada, nem pagamento. E que Dilma foi a única beneficiada. Um procurador do Ministério […]

18 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

factoide-logo-copia2


 

O Estadão apareceu esta semana com uma denúncia bombástica.

Segundo matéria publicada há dois dias, os Correios abriram uma exceção para a campanha de Dilma enviar milhares de santinhos.

O texto dá a entender que não houve controle da quantidade postada, nem pagamento. E que Dilma foi a única beneficiada.

ScreenHunter_4899 Sep. 19 15.41


Um procurador do Ministério Público, hoje, com base nas matérias do Estadão, declarou que pedirá ao Tribunal de Contas da União para investigar o caso. E deu declarações duras:

ScreenHunter_4903 Sep. 20 13.11


A denúncia, como infelizmente já virou rotina na imprensa brasileira, sobretudo em período eleitoral, é um factóide.

Toda a acusação se baseia no fato dos Correios ter permitido o envio, pela campanha da Dilma, de correspondência “sem chancela”, ou seja, sem um determinado carimbo.

E que teria havido uma “exceção” beneficiando Dilma.

Mentira.

Em nota, Os Correios asseveram que não há exceção nenhuma. Neste mesmo ano eleitoral de 2014, os seguintes partidos receberam o mesmo tratamento da estatal: PSDB, PMDB, PT, PR, PROS, PTN, PP, PV, DEM, PT do B, PDT, PTN.

E qualquer partido ou campanha pode solicitar as condições de envio de correspondência nos moldes “denunciados” pela matéria.

Vivemos um país curioso.

O único pais do mundo em que o governo é censurado pela imprensa.

Isso é que é liberdade!

A resposta dos Correios aos questionamentos do Estadão foram ignoradas ou escondidas.

Segue a cartinha que os Correios enviaram ao Estadão:

Em relação à matéria “Correios entregam panfletos de Dilma em São Paulo sem registro de controle” (19/07), os Correios esclarecem que não houve nenhum tipo de beneficiamento de candidato específico, nem qualquer irregularidade na entrega de material de campanha eleitoral. A entrega do material citado foi paga à vista.

A entrega de material sem chancela é prevista nas normas dos Correios há vários anos. Neste ano, houve autorização para diversos partidos políticos e candidatos e também para micro e pequenas empresas de vários segmentos. Levantamento parcial demonstra que a entrega de material eleitoral nessas condições foi realizada para candidatos dos seguintes partidos: PSDB, PMDB, PT, PR, PROS, PTN, PP, PV, DEM, PT do B, PDT, PTN.

A falta de chancela não impede o controle da entrega, já que a verificação da quantidade de objetos ocorre no ato da postagem e os procedimentos operacionais seguem a prática da empresa para entrega de objetos sem registro, como cartas simples, por exemplo.

Todos esses dados foram fornecidos ao jornal, inclusive as normas detalhadas, mas, estranhamente, o Estado omitiu as informações.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nilsinho Tecladista

02/10/2014 - 11h32

Não vamos nos preocupar. Segundo o IBOPE A globo vem perdendo audiência igual Marina perdendo votos rssr.. E quase ninguem ler mais a nãoVEJA srs. Ou seja, esse boatos não geram mais o que geravam antigamente. Domingo vamos ser TETRA CAMPEÃO

Ricardo J. Fagundes

02/10/2014 - 05h37

Não é só os correios, eles estão apavorados. É Dilma 13…

Miguel Carlos

02/10/2014 - 02h15

São uns merdas.

Miguel Carlos

02/10/2014 - 02h15

São uns merdas.

Eve Oliveira

01/10/2014 - 23h42

ah! eles estão desesperados!

Nilda Gomes

01/10/2014 - 22h18

Não cola mesmo, todo mundo sabe que existe uma verba para isso. A minha caixa do correio, vive entulhada com cartas de candidatos. Desespero faz cada coisa. Por isso voto 13, voto DILMA!!!!!

Josias Vicente

01/10/2014 - 21h11

Quem vai ligar a essas alturas para mais uma mentira do PIG…??? Segunda eles se aquietam…vão ter que me engolir mais quatro anos, dirá DILMA….

Stella Pontes Carpes

01/10/2014 - 21h07

“Eles” estão descontrolados ….

Luiz Eduardo Lomba Rosa

01/10/2014 - 20h52

Vem aí: Bolinha de Papel II, o Retorno. Em breve, em todos os jornais do PIG.

Renata da Silva

01/10/2014 - 20h45

Você viu o vídeo do Durval? Da para fazer má interpretações.

Rafael

20/09/2014 - 23h55

“Estado omitiu as informações” bem feito para que lê o Estadão.

Tania Maria Machado

20/09/2014 - 18h17

A ESPERANÇA DO aecim É JUSTO ISTO, CRIAR FACTOIDES, DESGASTAR A IMAGEM DA PRESIDENTA DILMA NA RETA FINAL, POIS NÃO HAVERÁ TEMPO DELA SE DEFENDER. ELE QUER GANHAR A QUALQUER PREÇO, AFINAL É UM CANDIDATO ético, NÃO É MESMO? aecim VAI CRESCER ESPIRITUALMENTE pelo menos. JÁ ESTÁ DANDO NA VISTA E ESTÁ HUMILHANTE PARA voce. LUTE LIMPO QUE NEM A DILMA ESTÁ FAZENDO. DILMA 2014, CADA VEZ MAIS ADMIRADA E VOTADA. POR UM BRASIL CADA VEZ MELHOR.

Tacal-le pau!

20/09/2014 - 16h26

Globo é denunciada ao vivo em seu próprio programa. No Youtube estão censurando!

https://vimeo.com/106652150

Alexis

20/09/2014 - 16h23

Pergunta óbvia: Por que não processa o tal de “Estadão”?

Josias Vicente

20/09/2014 - 16h59

Isto já tá enchendo, sabe-se que investiga-se tudo que leva nome de PT e outros casos escabrosos ficam esquecidos…Será que o Procurador já esqueceu o avião, presentinho dado a uma criança, possivelmente já preparado, ela gananciosa só pensava em se apossar da casinha de bonecas, não percebeu que sua coleguinha não iria querer aceitar ser sua reserva, mas que estranhamente aceita, a contragosto, pois poderia ser temporariamente. Sua coleguinha também por um milagre de Deus decide não brincar no brinquedinho com o coleguinha, de última hora, desistindo de dar uma voltinha no brinquedinho que se quebra todo no chão, junto com o coleguinha e assim a reserva assume o lugar do coleguinha, cheia de presentinhos, prometendo ser reconhecida por tantas benesses, que pagará depois, com outros presentinhos em agradecimentos..até hoje não se sabe o autor do presentinho que se quebrou, um brinquedinho caríssimo, sem dono, é muito estranho…considerando ainda que durante o corre corre, no dia do acontecimento, quando ainda se procurava os pedaços do brinquedo chega alguém se dizendo técnico da fábrica de brinquedos da mesma marca, querendo ajudar nas investigações, será que não queria se certificar que não sobrara nada que pudesse dar pistas das verdadeiras causas..?? Por que dentro do mesmo grupo de coleguinhas de mesma sigla não se coloca um cão farejador para ver se ele fareja um travesso dentro da própria turminha, a serviço de moleques de fora, até de longe..É só usar um pouco a imaginação de criança…

Maurilio Costa

20/09/2014 - 16h43

Alberto Chavs

20/09/2014 - 16h37

O cafezinho e bb.cresca e apareca.

Gisele Silva Araújo

20/09/2014 - 16h32

Paulo Emílio de Macedo, leia esse blog sujo…


Leia mais

Recentes

Recentes