Menu

A privatização de empresas estratégicas

  O advogado João Roberto Egydio Piza fala sobre o Brasil Privatizado, de Aloysio Biondi, relançado há pouco pela Geração Editorial. No texto, ele ajuda a desfazer uma confusão criada pela mídia. Os problemas da privatização tem de ser entendidos sem mistificação ou simplismo. O objetivo da democracia brasileira nunca foi construir um Estado monstruoso, […]

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

437818-970x600-1


 

O advogado João Roberto Egydio Piza fala sobre o Brasil Privatizado, de Aloysio Biondi, relançado há pouco pela Geração Editorial.

No texto, ele ajuda a desfazer uma confusão criada pela mídia.

Os problemas da privatização tem de ser entendidos sem mistificação ou simplismo.

O objetivo da democracia brasileira nunca foi construir um Estado monstruoso, de contorno soviético, dono de tudo. Não era esse o objetivo antes de 1964, nem após a redemocratização.

Entretanto, tínhamos empresas, como a Vale e a Telebras, que constituíam um patrimônio estratégico para o país.

Se não as tivéssemos privatizado, teríamos mais controle para determinar políticas industriais e tecnológicas muito mais avançadas.

A oposição e a mídia vivem repetindo bordões idiotas, comparando a realidade antes e depois da privatização da telefonia, tentando associar a proliferação de celulares à privatização.

Idiotice! A privatização não inventou o celular. Não inventou o Iphone. Não inventou a internet.

Se a Telebrás permanecesse pública, teríamos celular do mesmo jeito. E as contas certamente seriam mais baratas.

A verdade é que privatizamos nossas empresas de telefonia para vendê-las para… estatais europeias.

Quanto a Vale, nem se fala. Era uma empresa que detinha informações estratégicas sobre o subsolo brasileiro.

Comparar a privatização dessas patrimônios com a concessão de uma rodovia, de um porto, de um aeroporto, é puro proselitismo político.

Ainda mais uma concessão, como é o caso dos aeroportos, na qual a Infraero detêm 50% de participação e continua exercendo a autoridade máxima.

*

Nova edição de “O Brasil Privatizado”: uma justa homenagem

João Roberto Egydio Piza Fontes*

Por ocasião do lançamento da nova edição do livro “O Brasil Privatizado”, de Aloysio Biondi, cujo evento oficial se deu na última segunda-feira (15) em São Paulo, registramos nosso apoio e entusiasmo com essa necessária e oportuna homenagem. Um gesto que nos reafirma a importância da obra de Biondi, mas também de todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram com trabalho e dedicação para que se evitasse a dilapidação total do patrimônio de gerações e gerações de brasileiros!

Privatizar ou não determinada empresa pública nada mais é do que uma opção de governo. Ocorre, contudo, que certas e determinadas empresas, por sua importância estratégica, para o desenvolvimento de uma nação, devem permanecer sob o controle do Estado. Isto é curial!

Tanto isso é verdade que não fossem os instrumentos econômicos e financeiros utilizados pelo governo brasileiro, através de suas empresas públicas ou de empresas controladas pelo Poder Público, não haveria a mínima possibilidade de enfrentamento da crise econômica mundial da forma como foi feito, haja vista a importância da utilização dos bancos públicos na irrigação de crédito, seja para a iniciativa privada seja para os investimentos governamentais de infraestrutura.

Países não dotados destes instrumentos amargaram e continuam amargando as consequências do rigor do agravamento da crise econômica estabelecida, inclusive com seus reflexos no que tange ao salário e renda de sua população.

Por evidente, qualquer privatização deve obedecer às determinações legais e constitucionais do arcabouço jurídico do país e nesse sentido nós continuamos firmes no entendimento de que grande parte senão a totalidade delas ocorreram ao arrepio da lei. Aliás, até hoje muitas delas ainda continuam sendo contestadas judicialmente.

Foram-se algumas joias da coroa (TELEBRAS, BANESPA, VALE DO RIO DOCE entre outras), mas preservou-se o principal.

Gerações e gerações de brasileiros devem muito à atuação de Aloysio Biondi e alguns poucos outros, que ousaram remar contra a corrente e desafiar o pseudo consenso da “globalização”, evitando a consumação de inúmeros crimes de lesa pátria.

A luta contra a selvageria das privatizações no Brasil foi e é, antes de tudo, a luta pela preservação dos interesses nacionais. O que esteve e ainda está em jogo é a capacidade de preservação das condições mínimas para o desenvolvimento autônomo de nosso país.

Que fique claro, portanto, que esta luta não é monopólio de um partido “a” ou “b”, tampouco instrumento de campanha eleitoral, mas sim tem a ver com a preservação de um patrimônio que garanta o mínimo de bem-estar às futuras gerações de brasileiros.

* João Roberto Egydio Piza Fontes é especialista em Direito Público e sócio do escritório Piza Advogados Associados. Teve atuação destacada em medidas que questionavam no Judiciário os processos de privatização do Banespa, Vale do Rio Doce e Telebras, entre outras.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

enganado

20/09/2014 - 22h14

O que vocês acham que iria acontecer com esses três APÁTRIDAS se fossem Norte-Americanos e tentassem entregar os EUA para os inimigos, como fazem com o BRASIL? Acho cadeira elétrica, outros enforcamentos, terceiros fuzilamentos, desavisados injeção letal, jogar do despenhadeiro algemados, atirados de um avião a 10.000m sem paraquedas, … (favor completarem a lacuma)sem choro e nem velas!

Valdir Porto

20/09/2014 - 22h48

Essa cara é para o aécio que passou a perna nele e agora vai cair!!!kakaka

Valdir Porto

20/09/2014 - 22h48

Que trio!! cruz credo, pelas costas!!

Taca-le pau!

20/09/2014 - 16h28

Globo é denunciada ao vivo em seu próprio programa. No Youtube estão censurando!

https://vimeo.com/106652150

Tacal-le pau!

20/09/2014 - 16h27

Globo é denunciada ao vivo em seu próprio programa. No Youtube estão censurando!

https://vimeo.com/106652150

Antonio Moreira da Silva

20/09/2014 - 16h57

Esse livro é importante. Oxalá a juventude procurasse ler. É uma viagem ao passado ainda recente.

Maria Regina Novaes

20/09/2014 - 16h24

Uiiiiiiiiii….Uma CPI em Sampa…demorou mas chegou!

Ricardo Edmundo Cecconello

20/09/2014 - 16h24

VOCÊ NUNCA TEVE TEU VOTO PESQUISADO?
TEM VONTADE DE ESTIMULAR A PESQUISA ELEITORAL?
VOTE, PARTICIPE, AJUDE A PESQUISA ELETRÔNICA INDEPENDENTE, E SAIBA O RESULTADO PARCIAL NA HORA.
VOCÊ NUNCA FOI CONVIDADO PELA PESQUISA?
Chegou a sua vez. VOTE e teu voto será eletronicamente contado, sem sua identificação.
Você vota no AÉCIO? Na DILMA? Na Marina? Em quem você vai votar?
PARTICIPE DA PESQUISA INDEPENDENTE ELETRÔNICA.
http://www.votebrasil.com.br/

Luzimar Eduarda

20/09/2014 - 16h08

????????????

Danilo Dan

20/09/2014 - 16h06

Não sei pq existe essa sanha em privatizar tudo no Brasil, nem EUA e Europa fazem isso!! Só deve ser pensamento colonial ainda mesmo.

Valmir Gomes de B

20/09/2014 - 15h48


Leia mais

Recentes

Recentes