Essa é a pior baixaria numa campanha eleitoral.
Silenciar o adversário através de artifícios judiciais é o fim da picada.
A decisão do ministro Herman Benjamin, do TSE, afeta a liberdade de expressão no país.
Aécio Neves processa tuiteiros, aciona Ministério Público para prender críticos e apreender seus computadores.
Marina Silva segue a mesma linha. Depois do coitadismo, tentando criminalizar a necessária crítica às suas posições, sua campanha agora assume a tática de substituir o debate pelo tapetão.
O tecnicismo antidemocrático de setores do judiciário, desatento ao espírito da liberdade que preside a nossa Constituição, favorece esse tipo de estratégia.
Triste será ver a nossa mídia, que sempre faz críticas duras às violências do poder à liberdade de expressão, aceitar esta truculência em silêncio, por conveniência política.
Se há algum problema apenas puramente jurídico no site Muda Mais, o TSE deveria lhe dar tempo para regularizar a situação, e não tentar silenciar o debate através de uma truculência judicial descomprometida com a questão da liberdade e da democracia.
*
Texto publicado no site do TSE.
TSE determina retirada do ar de site ilegal com propaganda de Dilma Rousseff
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Herman Benjamin deferiu liminar pedida por Marina Silva e a coligação Unidos pelo Brasil, que a apoia para o cargo de presidente da República, contra a coligação Com a Força do Povo, que apoia Dilma Rousseff. A medida atinge também Franklin Martins e a empresa Polis Propaganda & Marketing Ltda por suposta utilização, na campanha eleitoral, de site de internet ilegal e não registrado. A decisão é para que se retire o site do ar, sob pena de multa diária.
Marina Silva e sua coligação afirmam que a campanha eleitoral da candidata Dilma Rousseff foi iniciada por meio de dois sites na internet: www.dilma.com.br e www.mudamais.com. Este último, sob o comando do ex-ministro Franklin Martins, seria um dos sites oficiais da candidata até ser “desvinculado”.
Alegam que, apesar de o site www.mudamais.com ter sido substituído no registro de candidatura de Dilma Rousseff o site continua sendo usando como portal de campanha.
Sustentam que a empresa Digital Polis, detentora do registro do site www.dilma.com.br, é o braço de internet da Polis Propaganda, “empresa em cujo nome está o www.mudamais.com” , e, ainda, que os dois endereços eletrônicos “são mantidos e alimentados pela mesma equipe com o mesmo grau de sofisticação e com conteúdos exclusivos e semelhantes entre si”.
O pedido de liminar sustenta que houve violação ao artigo 20 da Resolução do TSE 23.404, pois “o mudamais não é registrado pela candidata na Justiça Eleitoral, não é registrado pelo partido ou pela coligação e não é blog, rede social, sítio de mensagens instantâneas ou assemelhados”.
Na decisão, o ministro afirma que a propaganda eleitoral na internet, permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição, pode ser realizada em sítio do candidato, do partido ou da coligação, com endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, em provedor de serviço de internet estabelecido no país.
No caso, justificou o ministro, o endereço eletrônico referente à página www.mudamais.com não está registrado na Justiça Eleitoral como sítio da candidata Dilma Rousseff ou da coligação Com a Força do Povo.
De acordo com a Lei das Eleições (Lei 9504/1997), na internet, é vedada, ainda que gratuitamente, a veiculação de propaganda em sítios de “pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos”. O responsável pela divulgação da propaganda e, quando comprovado seu prévio conhecimento, o beneficiário sujeitam-se à multa de R$ 5 mil a R$ 30 mil.
O ministro disse entender que o sítio www.mudamais.com transgride a proibição conferida pela legislação “pois, apesar de estar desvinculado da campanha da candidata Dilma Rousseff e registrado em nome de pessoa jurídica (Polis Propaganda & Marketing Ltda.), continua veiculando propaganda eleitoral (irregular) em favor daquela”.
Afirmou ainda que a manutenção da referida página na internet, “por pessoa jurídica não identificada como personagem do pleito, com forte conteúdo eleitoral favorável a um dos candidatos, poderá provocar desequilíbrio na disputa eleitoral”.
BB/FP
Processo relacionado: Rp 128704
João Paulo Tinoco
17/09/2014 - 17h58
Aprendeu com os companheiros do Itaú
Fernando Silva Fernando
17/09/2014 - 15h38
Não esqueçam NUNCA que o JUDICIÁRIO é o Poder mais CORRUPTO da República, DIGO INCLUSIVE O TSE.
Fernando Silva Fernando
17/09/2014 - 15h38
Não esqueçam NUNCA que o JUDICIÁRIO é o Poder mais CORRUPTO da República, DIGO INCLUSIVE O TSE.
Josefa Santos Silva
17/09/2014 - 14h34
Verdade Tom, deveriam mesmo. Mas a justiça pelo visto tem um lado. Quando sairá o resultado do TSE a respeito do avião fantasma que matou Eduardo Campos? E os dois milhões e meio que foram transferidos dias depois da morte do presidenciavel?
Josefa Santos Silva
17/09/2014 - 14h34
Verdade Tom, deveriam mesmo. Mas a justiça pelo visto tem um lado. Quando sairá o resultado do TSE a respeito do avião fantasma que matou Eduardo Campos? E os dois milhões e meio que foram transferidos dias depois da morte do presidenciavel?
Josefa Santos Silva
17/09/2014 - 14h30
Vergonha, a nova política dela não passa de uma velha política vivenciada pelo povo brasileiro há 50 anos atrás.
Josefa Santos Silva
17/09/2014 - 14h30
Vergonha, a nova política dela não passa de uma velha política vivenciada pelo povo brasileiro há 50 anos atrás.
Herivelto Fernandes
17/09/2014 - 14h24
Podia pedir o fim da globo por fazer campanha contra a presidente Dilma e ser um veiculo de comunicação que faz campanha aberta a Marina e Aécio. Imagina o caos!!!!
Herivelto Fernandes
17/09/2014 - 14h24
Podia pedir o fim da globo por fazer campanha contra a presidente Dilma e ser um veiculo de comunicação que faz campanha aberta a Marina e Aécio. Imagina o caos!!!!
clevio
17/09/2014 - 10h26
EU NAO SEI COMO A MARINA TEM TANTOS VOTOS ASSIM, EU FICO ME PERGUNTANDO, COMO UMA CANDIDATA VEM COM UM DISCURCO TAO PIFIL POSSUI ESSE INDICE DE 47% NO SEGUNDO TURNO. TEM ALGUMA COISA ERRADA, OU O POVO BRASILEIRO NAO ESTA SABENDO VOTAR OU ESTA INDO PRO LADO DA MIDIA. A GENTE TEM QUE COLOCAR O DISCONFIOMETRO PARA FUNCIONAR.
Airton Faé
17/09/2014 - 13h20
Não se preocupem o povo tambem não sabe de nada
Airton Faé
17/09/2014 - 13h20
Não se preocupem o povo tambem não sabe de nada
clevio
17/09/2014 - 10h16
TEMOS QUE AGUENTAR A MIDIA GOLPISTA, O TSE DEVERIA SER ISENTO MAS DEMONSTRA TODA A SUA REPUGUINACIA DIANTE DA LIBERDADE DE EXPRECAO. EU NUNCA VI UM BOMBARDEIO DA IMPRENCA TAO GRANDE DIANTE DA CANDIDATURA DA DILMA. OS OUTROS CANDIDATOS AERCIO E MARINA SAO COITADINHOS, MAS SE VENCEREM, VAI LEVAR O BRASIL PARA O BURACO, A QUE LEVA MAIS PERIGO E A MARINA, COM DISCURSO BARATO E IDEOLOGICAMENTE FORA DA REALIDADE. PORQUE O TSE AINDA NAO TEM O PARECER DO CAIXA DOIS DA CAMPANHA DO PSB?NOS ELEITORES,TEMOS QUE FICAR ATENTOS AS MANOBRAS DA ELITE E DA IMPRENCA PARA QUE NAO COMETAMOS ERROS NA HORA DE VOTAR. NAO PERTENCO A NENHUM PARTIDO, MAS NO MEU ENTENDER NAO TEM CANDIDATA MELHOR QUE A DILMA. AQUI EM CASA ELA TERA 6 VOTOS. POIS, NAO QUEREMOS CORRER RISCO. ELEICAO PRESIDENCIAL E COISA MUITO SERIA.
Hosana Magalhaes
17/09/2014 - 12h19
Ela, a iluminada, sem muitas luzes, já que não consegue saber o programa de governo de Dilma, está desatenta ou é dissimulada, pretendendo ignorar o projeto de nação que o PT vem apresentando desde
sua fundação, da qual Osmarina foi uma das fundadoras, tendo desembarcado, quando não foi escolhida para ser a candidata a sucessão de Lula. Já a iluminada, sem brilho, tem projeto: o pessoal.
Sandra Pacheco Costa
17/09/2014 - 03h31
a nova política da marina já funcionando
Denise Vírgula
17/09/2014 - 03h18
Isto ela herdou da Ditadura. Aprendeu com quem? Com a elite
Elza Beserra
17/09/2014 - 03h12
Lúcia Dilma Rousseff Moreira, concordo com vc em nº, grau, gênero e mais no q puder concordar. Vão se estrepar mesmo. #Dilma13 no primeiro turno.
Fagner Fí
17/09/2014 - 03h12
#MarinaCensura
George Gould
17/09/2014 - 02h53
Não exagera kamarada
ão
Helio Balde
17/09/2014 - 02h37
Podem recorrer ainda se eh liminar
Gildemar Anjos
17/09/2014 - 02h13
iso e brasil?
Emilia M. de Morais
17/09/2014 - 02h08
#MudaMais fora do ar porque #MarinaCensura!
“O Muda Mais está fora do ar por decisão liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em atendimento à solicitação judicial da coligação encabeçada pela candidata Marina Silva (PSB). Vamos proceder à defesa jurídica de todos os pontos que foram questionados, e não vamos deixar que as posturas anti-democráticas da candidata nos calem.
O Muda Mais sempre teve o caráter de disseminar o debate nas redes, se baseando na honestidade dos fatos, em uma boa apuração e na checagem das informações que servem ao diálogo franco e aberto, levando em consideração a disputa de projetos que está em jogo nessas eleições.
Marina precisa entender que na democracia ninguém fala sozinho. Tentar calar o Muda Mais é tentar calar o debate político”.
http://mudamais.com/
Sandra Francesca de Almeida
17/09/2014 - 02h01
Que nojo! Jogo baixo, sujo, autoritário. Essa Osmarina é mesmo um fantoche da direita.
Adriana Alibati
17/09/2014 - 01h56
Sujeitinha rasteira.
Aguina Diniz
17/09/2014 - 01h56
Marina saira acada dedsa campanha, malucou de vez!!!
Ana Engajada
17/09/2014 - 01h55
Nao consigo acreditar! Nunca PT fez algo parecido!
elisa
16/09/2014 - 22h54
Existe um site de simpatizantes da Marina, tosco, horrível, mas é um site, e ela não falou nada, aí está tudo certo, hipócrita sempre dois pesos e duas medidas,foi só cair nas pesquisas para revelar quem é de verdade.
Lúcia Dilma Roussef Moreira
17/09/2014 - 01h49
Vai GORAR tudo, NADA da infâmia deles vai funcionar, NADA ! TUDO vai favorecer a VERDADE de LULA e DILMA, TUDO VAI DAR CERTO! Eles vão SE ESTREPAR completamente, se afundar politicamente, AGUARDEMOS!
Marcia Pena
17/09/2014 - 01h48
O que se poderia esperar dessa coisa??????
Carlos Trindade
17/09/2014 - 01h45
http://www.mudamais.com #mudamais #marinacensura
Cida Medeiros
17/09/2014 - 01h40
ATENÇÃO – O SITE MUDA MAIS ESTÁ SAINDO DO AR.
O Muda Mais acredita que o amplo debate de ideias, posicionamentos e propostas é crucial para a democracia. Acreditamos também que a internet é o meio mais democrático e criativo de fazer o debate politico eleitoral. É o canal de comunicação que quebrou o monólogo da grande mídia, permitindo a milhares de pessoas que expusessem suas vozes e opiniões, antes abafadas. E esse poder de comunicação digital deve ser usado com discernimento, respeito e compromisso com a verdade.
Por isso mesmo, o Muda Mais sempre teve o caráter de levar o debate para as redes, se baseando na honestidade dos fatos, em uma boa apuração e na checagem das informações que servem ao diálogo franco e aberto. Uma de nossas principais diretrizes é a disputa no campo político entre projetos de país, sem agressões pessoais ou infundadas a ninguém, ataques desrespeitosos ou mentiras. Nossa postura tem sido, inclusive, a de apontar boatos e artificialidades construídas – mesmo quando elas agem em benefício da nossa candidata.
Temos lado, e sempre deixamos isso claro: defendemos, baseados em informações verdadeiras, o projeto de país em que acreditamos, e apontamos as incongruências dos projetos de nossos adversários. Esse foi o tipo de debate que estabelecemos com Aécio, com Eduardo Campos e, agora, com Marina Silva.
Fomos pegos de surpresa com a postura de Marina Silva e sua tentativa de censura ao Muda Mais. Justamente da candidata que afirma ser representante da nova política, que fala em democratizar o debate público e que, assim como Dilma, tem na internet um importante espaço de participação. Foi, no entanto, justamente Marina Silva quem deu uma prova de que não quer o debate, ao entrar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com um pedido para retirada do Muda Mais do ar.
Vamos proceder à defesa jurídica de todos os pontos que foram questionados, e não vamos deixar que posturas anti-democráticas nos calem. É importante que todos saibam, inclusive nossos adversários: não se cala a internet – a produção, o acesso a informações na web e seu caráter democrático . O Muda Mais carrega em si o espírito da rede. Não se cala a verdade, ela vai continuar circulando pela Internet, entre os militantes e entre aqueles que reconhecem a revolução social que o Brasil trilhou nos últimos 12 anos, sob os governos de Lula e Dilma.
Vamos continuar fazendo o contraponto na política. Marina precisa entender que na democracia ninguém fala sozinho. Tentar calar o Muda Mais é tentar calar o debate político.