Acabou de ser divulgada a pesquisa CNT/MDA, que traz algumas novidades. A sondagem perguntou sobre quem herdará os votos do falecido Eduardo Campos, e se a comoção poderá influenciar os votos.
A maioria absoluta dos entrevistados (78%) acham que sim, que a morte de Campos pode influenciar os votos. E 65% disseram que Marina Silva é a principal herdeira dos votos do candidato morto. Dilma vem em segundo lugar, com 11,5%, seguida de Aécio, com 6,7%.
No primeiro turno, Dilma mantém a liderança (34%), mas somente seis pontos à frente de Marina Silva, que marcou 28%. Aécio Neves desceu para um distante terceiro lugar, 12 pontos atrás da ambientalista.
Dilma tem uma votação espontânea (26%) que mostra um eleitorado bastante consolidado. Essa é sua grande vantagem.
O percentual de definição de votos em Dilma atingiu 77%. Marina, porém, também exibe um eleitorado já sólido, com 74%.
As tabelas acima demonstram que a propaganda eleitoral ainda poderá ensejar mudanças no cenário. A maioria (61%) ainda sequer assistiu ao horário eleitoral.
Num eventual segundo turno, Marina mantém vantagem de seis pontos sobre a presidenta Dilma (44% X 38%). Dilma, porém, está 10 pontos acima de Aécio na segunda fase eleitoral (43% X 33%).
Um ponto negativo para a presidenta é que o CNT/MDA não detectou, à diferença de outros institutos, uma recuperação da aprovação da presidenta.
Confira íntegra da pesquisa.