Saiu o primeiro relatório post mortem do Ibope para um estado brasileiro. Em breve, veremos o nacional, ainda não disponibilizado pelo Ibope. Por enquanto, fiquemos no Paraná.
Os três principais candidatos seguem embolados na frente. Marina, com 29%; Dilma, 28%; Aécio, 24%.
Marina tem força entre jovens e evangélicos. Nestes segmentos, ela vence disparado no Paraná.
Entre jovens com idade entre 16 e 24 anos, Marina tem 35% dos votos no Paraná, contra 22% de Aécio e 24% de Dilma.
Entre evangélicos, ele já tem 42%, contra 15% e 26% de Aécio e Dilma. Sempre considerando apenas o Paraná.
A presidente tem uma avaliação bastante negativa no estado. 57% dos entrevistados afirmaram não aprovar o seu governo. Entre famílias que ganham mais de 5 salários, a rejeição à Dilma é ainda maior: 71%.
Ao final confiram o relatório completo no Slideshare. Ele traz os cenários para governador e deputados.
Texto e relatório publicados no site do Ibope.
Paraná: candidato à reeleição, Beto Richa lidera a disputa ao governo do estado, mas há indefinição de ocorrência ou não de segundo turno
26/08/2014
Na primeira pesquisa de intenção de voto realizada pelo IBOPE Inteligência no Estado do Paraná, a pedido da Sociedade Rádio Emissora Paranaense, o atual governador Beto Richa, do PSDB, lidera a disputa pelo Governo do Estado com 43% das intenções de voto. Em um segundo patamar aparece o candidato do PMDB, Requião, com 26%. Gleisi Hoffmann, candidata pelo PT, tem 14% das menções. Tulio Bandeira (PTC) aparece com 1% das citações enquanto os demais candidatos atingem juntos 1%. Aqueles que tem a intenção de votar em branco ou anular o voto correspondem a 8% dos eleitores paranaenses e outros 7% não sabem ou preferem não responder.
Na pergunta espontânea, quando não é apresentado aos entrevistados o disco com os nomes dos candidatos, 39% dos eleitores do Paraná não sabem responder em quem votariam para Governador. Beto Richa tem 28% das menções, enquanto Requião é citado por 18%. Os demais candidatos apresentam, cada um, até 7% das menções.
Expectativa de vitória
Praticamente metade dos eleitores do Paraná (49%) acredita que o atual governador será reeleito este ano. Para 23% do eleitorado Requião será o próximo governador.
Rejeição
O peemedebista Requião é o mais citado na pergunta de rejeição, onde 30% dos entrevistados mencionam seu nome como o candidato em quem não votariam de jeito nenhum para o cargo de Governador. Richa e Hoffmann são citados por 20% dos eleitores, cada. Nesta pergunta, os entrevistados poderiam citar mais de um candidato.
Intenção de voto para o Senado
O candidato Alvaro Dias, do PSDB, lidera isoladamente a disputa pelo Senado, com 64% das intenções de voto no estado. Os demais candidatos obtêm até 4% das menções cada um. As intenções de voto branco ou nulo somam 12% e os indecisos 15% dos entrevistados.
Entre as respostas espontâneas (sem apresentação de estímulo), 62% do eleitorado paranaense não sabe dizer em quem pretende votar para senador. O peessedebista Dias é lembrado por 25% dos entrevistados.
Intenção de voto para Presidente
Entre os eleitores do Paraná, 29% pretendem votar em Marina Silva (PSB), 28% em Dilma (PT) e 24% em Aécio Neves (PSDB). Os demais candidatos ao cargo obtêm, cada um, até 2% das menções. Indecisos correspondem a 8% dos entrevistados, mesmo percentual daqueles que declaram a intenção de votar em branco/nulo (8%).
Na pergunta espontânea, um terço do eleitorado paranaense não sabe dizer em quem votaria para o Executivo Federal. A atual presidente Dilma é lembrada por 23% dos paranaenses; Marina Silva e Aécio Neves recebem, respectivamente, 19% e 18% das intenções de voto.
Avaliação da atual administração
Para 43% dos entrevistados a administração do governador Beto Richa é ótima ou boa e para 37% ela é considerada regular. Aqueles que avaliam negativamente seu governo (ruim/ péssimo) somam 17%.
A maioria (59%) aprova a maneira como o Governador do Paraná vem administrando o estado e três em cada dez desaprova (33%). A área da saúde é considerada aquela em que a população do Paraná vem enfrentando os problemas de maior gravidade, sendo citada por 73% dos entrevistados. Segurança pública e educação foram citadas por 45% e 36%, respectivamente. Nesta pergunta os entrevistados poderiam escolher até três áreas diferentes.
Período de campo:a pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 de agosto de 2014.
Tamanho da amostra:foram entrevistados 1008 eleitores.
Margem de erro:a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%.
Solicitante:pesquisa contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense.
Registro:registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná sob registro nº PR-00024/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-00411/2014.
Data de Publicação:26/08/2014