Os candidatos na CNI

Depois de assistir às sabatinas dos três principais candidatos a presidente da república na Confederação Nacional da Indústria (CNI), eu lembrei de uma frase do inesquecível Barão de Itararé.

“Quanto mais eu conheço os homens, mais gosto das mulheres”.

Eduardo Campos fala muito bem. Dos três, é o que tem o melhor dom da oratória. Só que não convence. Fica muito no abstrato.

Aécio Neves é aquilo. Parece um papagaio da mídia. Em discurso para a elite do empresariado nacional, agiu como se fosse amiguinho de todo mundo, sem nenhum aceno a turma do chão da fábrica.

Os entrevistadores da CNI, por incrível que pareça, mostraram bem mais preocupação com o social do que um candidato a presidência da república.

Um deles, numa pergunta à Dilma, mencionou a diferença brutal entre Estados Unidos e Brasil quanto ao que vai para as mãos dos trabalhadores numa indústria. Nos EUA, é quase 70%. No Brasil, menos de 50%.

Ou seja, ainda há margem para aumentar muito os salários dos trabalhadores brasileiros. Evidentemente, para que isso aconteça, também será necessário elevar a produtividade, reduzir os custos, eliminar desperdícios.

Dilma fez o discurso com mais conteúdo. Mas novamente eu não gostei de seu desempenho. Ela continua extremamente nervosa. Tropeça em quase todas as frases. Por vários momentos, ficou até difícil se concentrar em sua fala, porque o seu jeito aflito desviava a atenção.

A traulitada que tomamos da Alemanha já provou a importância de um estado emocional firme e tranquilo para uma boa performance.

Quanto ao discurso propriamente dito, foi razoável, mas seria infinitamente melhor se focasse no futuro. Ela pode até falar nas realizações do passado, mas sempre fazendo uma ligação para o que vem em seguida. O eleitor votará na candidata em função de uma expectativa de realizações vindouras.

*

Eu queria publicar os vídeos dos três candidatos que estiveram ontem na Confederação Nacional da Indústria. Mas somente as campanhas de Dilma Rousseff e Eduardo Campos publicaram o vídeo no youtube.

Dilma (clique aqui para ler resumo feito pela assessoria de imprensa da CNI).

A campanha de Campos preferiu publicar vídeos separados
(clique aqui para ler resumo feito pela assessoria de imprensa da CNI).

A campanha de Aécio Neves ainda não publicou os vídeos em suas redes

(clique aqui para ler resumo feito pela assessoria de imprensa da CNI).

Fonte: Fotos Públicas

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.