Globo insiste em “ovacionar” Joaquim Barbosa

Enquanto até mesmo a conservadora OAB começa a se posicionar duramente contra os arbítrios de Joaquim Barbosa, o Globo continua blindando o ministro e tratando-o como uma celebridade. Observe essas duas notinhas no Ancelmo:

JB ovacionado

Joaquim Barbosa foi ovacionado, sábado, no Venga Tapas Bar, no Leblon.

Será a tal da elite branca?

Dilma vaiada

Acredite. Sempre que aparece a imagem de Dilma na ESPN, no bar da Nascar, na Universal, em Orlando, a nossa presidente é vaiada e… xingada.

Será a tal da elite branca?

Venga Tapas Bar, onde JB foi “ovacionado”, segundo o Ancelmo

 

Bar da Nascar, da Universal, em Orlando, onde Dilma foi “vaiada” e “xingada”, segundo o Ancelmo

*

Eu queria entender duas coisas:

1) Qual o significado de registrar que Barbosa foi “ovacionado” num barzinho tucano do Leblon? Ancelmo faz uma perguntinha idiota: “será a tal da elite branca?”. Não significa nada, ou significa o contrário do que Goes tenta dizer, porque se existe um bairro no Rio que abriga, de fato, uma “elite branca” é o Leblon. Às vezes chega até mesmo a ser assustador. Você entra num restaurante do Leblon e só tem loiras.

O fato de um juiz ser uma celebridade, e uma celebridade de cunho político e partidário,  não é um bom sinal. Nas últimas eleições, o Leblon tem sido um curral eleitoral do PSDB. O fato de Barbosa ser “ovacionado” apenas comprova seu partidarismo exacerbado.

2) O que interessa ao Brasil saber que Dilma foi vaiada num bar de mauricinhos em Orlando, que fica ao lado de Miami, nos Estados Unidos? Qual o sentido da perguntinha sobre “elite branca”? Ancelmo insinua, por acaso, que o Bar da Nascar é frequentado pelo povão brasileiro?

*

Abaixo, nota da OAB que dá uma indireta fortíssima contra Barbosa, inclusive criticando justamente aquilo que Ancelmo acha tão maravilhoso: um juiz ser “ovacionado” num botequim de mauricinhos do Leblon.

 

“O mais importante para o magistrado é a credibilidade e não a popularidade”, diz presidente da OAB

ter, 17/06/2014 – 08:48 – Atualizado em 17/06/2014 – 08:54

Da OAB

“O importante para o juiz é credibilidade, não popularidade”, diz OAB

Para o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, os juízes devem ser pautados pela credibilidade, nunca pela popularidade. Defensor de uma magistratura independente e atuante, o dirigente da Ordem dos Advogados do Brasil afirmou que a edificação do Estado Democrático de Direito deve ser sempre o norte de advogados e de julgadores.

“O mais importante para o magistrado é a credibilidade e não a popularidade, que é passageira. Os juízes não devem se orientar pelas manchetes fáceis na primeira página dos jornais, mas pela edificação do Estado de Direito, no qual todos os cidadãos sejam tratados com igualdade na construção de nosso projeto de uma nação justa, solidária e fraterna”, diz Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

O presidente da OAB Nacional lembrou ainda a importância da Constituição Federal na construção do “projeto de nação que queremos”. “A Constituição de 1988 é a responsável pelo período mais longo de estabilidade democrática de nossa história. Temos que entender que a Constituição deve ser aplicada e interpretada como um todo, não em pedaços. Ela prevê os princípios da administração pública, prevê a presunção da inocência e o direito à ampla defesa e ao devido processo legal”, afirmou.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.