Pode-se fazer mil críticas à Dilma Rousseff, mas quando se trata de atender os mais pobres, ela sempre nos surpreende positivamente. Os programas sociais de seu governo avançaram profundamente, em relação inclusive aos de Lula, em orçamento e complexidade.
E agora ela se aproxima ainda mais dos movimentos sociais. Com o atendimento de quase todos os pleitos do MTST, o movimento aceitou não fazer mais protestos durante a realização da Copa do Mundo.
*
VITÓRIA: MTST TEM REIVINDICAÇÕES NACIONAIS ATENDIDAS!
O MTST concluiu hoje as negociações sobre a pauta que temos defendido nas ruas nos últimos meses. E de forma vitoriosa.
Nossas 3 principais pautas foram atendidas hoje pelo Governo Federal, com participação dos Governos Estadual e Municipal.
1. OCUPAÇÃO COPA DO POVO: Sera feito projeto para a construção de cerca de 2 mil moradias no terreno da ocupação para atender a demanda do MTST. O Empreendimento contara com recursos federais do MCMV, com complemento de subsidio do Governo Estadual e Prefeitura de São Paulo. A concretização deste ponto ainda depende da aprovação do Plano Diretor do município.
2. COMISSÃO DE PREVENÇÃO DE DESPEJOS: Sera criada pelo Governo Federal uma Comissão interministerial para a prevenção de despejos forcados no pais, visando evitar conflitos e violência policial.
3. MUDANÇAS NO MCMV: Medidas, que detalharemos posteriormente, que fortalecem a gestão direta dos empreendimentos e a qualidade e melhor localização das moradias. Alem disso, alteração em Portaria, fortalecendo o atendimento de famílias com ônus excessivo de aluguel pelo Programa.
O Governo Federal se comprometeu em anunciar ainda hoje por meio de Declaração publica e Nota a Imprensa os compromissos firmados com o MTST.
Entendemos que esta grande vitoria foi resultado da mobilização forte e intensa do Movimento nos últimos meses, de nossa aposta no Poder Popular. Alem disso, as conquistas alcançadas não trarão beneficio somente para as milhares de famílias organizadas pelo MTST, mas também para as milhões que sofrem com o problema da moradia no Brasil.
Um passo na luta por uma Reforma Urbana Popular. O MTST permanecera mobilizado e ativo, como esteve nos 17 anos de sua existência. Nos prepararemos para as novas batalhas, a começar pela votação final do Plano Diretor de São Paulo nos próximos dias.
A luta e pra valer!
COORDENAÇÃO NACIONAL DO MTST!
*
Atualização 19:38:
Nota divulgada pela Presidência da República.
Nota à imprensa sobre as negociações com o movimento de moradia de São Paulo
Representantes do governo federal e da prefeitura de São Paulo reuniram-se nesta segunda-feira (9), em São Paulo, com integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). A reunião chegou aos seguintes entendimentos:
– A prefeitura de São Paulo e o governo federal, em entendimento e parceria com o governo do estado, atuarão em conjunto para a construção de moradias no terreno, próximo ao Itaquerão, conhecido como Copa do Povo. No local, serão construídas moradias populares destinadas à população de baixa renda.
– O governo federal, na próxima etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida, irá propor uma ampliação do limite do Minha Casa, Minha Vida Entidades. O limite atual por entidade é de mil unidades habitacionais. A partir da nova etapa, estando a entidade habilitada, com as devidas prestações de contas e a comprovação de bom desempenho, ela poderá receber novo lote de mil unidades, ampliável até o total de 4 mil unidades. Além disso, a situação de coabitação e ônus excessivo do aluguel poderão ser adotados pelas prefeituras na definição das demandas do Minha Casa, Minha Vida.
– Por fim, o Ministério das Cidades, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, oMinistério da Justiça e a Secretaria-Geral da Presidência da República reorganizarão suas áreas de acompanhamento de conflitos urbanos, com foco na mediação. Esta atuação será preventiva e nos casos em que se possa, nos termos da lei, propor alternativas que estimulem o entendimento e a resolução pacífica de conflitos.
Secretaria-Geral da Presidência da República
O Cafezinho
11/06/2014 - 13h30
Odenir Batista teve um problema na noite do dia 9. durou algumas horas
MARIA CARDOSO
10/06/2014 - 17h58
ei, miguel, que história é essa de “mil críticas” a Dilma? imagino que estejas lendo muitos editoriais do pig. bacana foi a coluna do veríssimo na qual ele diz que tem muitos motivos pra votar na dilma (olha que frase pra cima!) e mil motivos pra não votar no psdb (agora sim o número cabalístico “mil” está dentro do contexto!). abraço.
Joice Viana
10/06/2014 - 16h55
Eles sempre agiram assim.
Sérgio Luiz
10/06/2014 - 15h13
Na teoria, so vendo pra crer.
Sergio Silva
10/06/2014 - 14h04
enquanto isso, o PSDB demite e manda a PM pra cima dos trabalhadores em greve.
Evandro Rocha Mendes
10/06/2014 - 12h26
Mais um grande e importante legado da “Copa das Copas”.
Renato Colotto
10/06/2014 - 05h36
Tenho uma história para contar sobre o “playboy das Alterosas” que tem muito à ver com a questão de moradia popular: Quando o aécio era governador, as lideranças de vários movimentos de luta por moradia de Belo Horizonte e região metropolitana tentaram marcar uma audiência com ele para pleitear verbas para produção de moradias populares em BH… Depois de muitas idas e vindas, e com a mediação do bispo Dom Serafim, conseguiram marcar a tal audiência; no dia da audiência, foram as lideranças e o bispo falarem com o “vamos conversar”… Só para ouvir dele que: “Habitação popular não é prioridade no meu governo”. E ainda completou com essa pérola de cinismo explícito: “Não dou 5 reais para habitação popular em BH”!! Não é uma gracinha? Vontade de mandar esse canalha para aquele lugar onde não morre o verme nem o fogo se apaga!!
James Cerede
10/06/2014 - 04h20
http://mais.uol.com.br/view/cphaa0gl2x8r/lideres-de-movimentos-sociais-sao-acusados-de-fraude-04020C993060DC815326?types=A&
Jorge Carvalho
10/06/2014 - 03h15
A oposição vai já entra em campo acusando que se trata de medida eleitoreira…
Luana Piola
10/06/2014 - 03h08
Chapa Branca
Odenir Batista
10/06/2014 - 02h33
É A TERCEIRA VEZ QUE TENTO ACESSAR O SITE E NAO CONSIGO !!!
John Kennedy Ribeiro
10/06/2014 - 00h50
Parabéns Dilma!
Manelito Magalhaes
09/06/2014 - 21h37
Essa presidenta é Dilmais. É assim que se trata o povo, com respeito e dignidade.
Se fosse com o Alckmin, teríamos o Pinheirinho ll.
Marcelo Viegas Barbosa
10/06/2014 - 00h02
O que precisamoa e construir ima identidade de nação. Seja qual partido esta no poder. A identidade de um povo e de uma nação não mudará.
Marcelo Viegas Barbosa
09/06/2014 - 23h59
Escandinávia, Noruega, Suíça Suécia, Dinamarca,….. Se o mais pobre e o que mais paga imposto não adianta tentar inclui los em programas sociais. Eles vão continuar na perversa roda imposto até hj. Não se vira um pária ao se falar mal de governo algum. Seja de esquerda ou de direita. Esta na hora de se avançar nesse discurso. Na China não existe um aposentadoria. Nem liberdade de expressão. Mas eles estão construindo, no modo de vista deles um país. Reconstruindo mesmo. Recentemente um amigo esteve em Xangai. Ficou impressionado. Eles chegam e colocam tudo abaixo. Literalmente e depois constroem tudp de novo. A realidade deles e muito diferente do que qualquer realidade hj no mundo
Miguel Do Rosario
09/06/2014 - 23h48
Quanto a ser “porta-voz” do governo, isso vem de uma atmosfera em que falar mal do governo se tornou tão banal, tão comum, que é quase uma obrigação. A pessoa que não faz isso vira um pária, um “porta-voz do governo”.
Miguel Do Rosario
09/06/2014 - 23h48
Os 11% da previdência, é o dinheiro da sua aposentadoria. Tem país, como a China, que nem isso tem. Qual o retorno que você tem? Você não é servidor público? Ainda pergunta isso? Quem paga seu salário, não são justamente os impostos que os trabalhadores pagam, inclusive você mesmo. A vida é difícil no mundo inteiro, primo, não é só aqui. Pagar imposto é chato, mas é o preço de se viver num país com 8 milhões de quadrados como o Brasil, ainda com uma arrecadação fiscal per capital muito baixa.
Miguel Do Rosario
09/06/2014 - 23h45
Ok, Marcelo, mas eu não te chamei de nada. O imposto de renda existe no mundo inteiro. Em alguns países avançados, chega a mais de 70%, como na Escandinávia. E não entendi porque ficar irritado em ver o governo atendendo os mais pobres, os sem teto.
Vitor
10/06/2014 - 16h26
Miguel, acho que não chega a 70% não… Alguns países da Escandinávia, como Suécia e Dinamarca, vai a cinquenta e poucos… Mas lá não se paga um monte de coisa, como escola particular, que está cada vez mais cara no Brasil… Aliás, acho que essa é a principal reclamação da “classe média”…
Flá Ahm
09/06/2014 - 23h42
:D
Jamile Bonfim
09/06/2014 - 23h38
Alguém é contra o atendimento de alguma reivindicação do MTST ?? Não entendi a polemica ? Parece que o MTST gostou …. e não vai mais fazer manifestações contra a COPA ….. será que vem daí a decepção de alguns esquerdistas ?
Fagner Fí
09/06/2014 - 23h32
Tem gente que não conhece o próprio primo… hehe.
Marcia Amelia De Souza Rosa Souza
09/06/2014 - 23h27
AH TÁ!
Marcelo Viegas Barbosa
09/06/2014 - 23h15
Quando li sua reportagem sobre a globo fiquei feliz pra karalho. Um bom jornalismo. Corajoso. Que teve repercussão. Mas agora ta parecendo porta voz do governo.
Marcelo Viegas Barbosa
09/06/2014 - 23h11
Primo acho que vc esta precisando sair dessa história de especialistas.No Brasil e no mundo o que mais tem e especialista. Não é porque tenho casa, comida e um teto…. Nada sai de graça nesse mundo. Tudo precisa de grana. Eu deixo meu dizimo todo mês para o estado, ou seja, 27,5% de IR mais 11% de previdência. Qual o retorno que tenho? Em toda moeda existem dois lados. Acho que vc está esquecendo de ver o outro lado da história. Não é da chamada classe média reacionária e tão odiada. Nem chamada a burguesia brasileira. Acho que vc precisa ver o lado não tão ideológico da chamada esquerda no Brasil e no mundo. Até agora eu somente vejo vc apontar as mazelas da oposição. Em uma defesa ideológica do governo. e do PT.Eu esperava mais.Um visão mais abrangente. Vejo uma visão de quem critica um posicionamento do governo de ser rotulado de coxinha, atrasado, reacionário, burgues. Isso cheira a naftalina.
Otto
09/06/2014 - 19h45
Marcelo Viegas Barbosa é mauricinho, almofadinha, reaça, quadrado,
obtuso, esverdolengo, piguento, arara, tucano, demoníaco, entreguista,
militarista, sanitarista, vigarista, elitista, diferenciado, tapado, coitado!,
colonizado,classemerdista, ianquista, udenista, protofascista, farsista,
rola-bosta,lambe-botas, tatu-bola, boyzinho, boizão, imperialista,
anticomunista,russo branco, franquista, colaboracionista, pinochetista,
opusdei, nem sei,arautista, medievalista, obscurantista, anacrônico,
passadista,cacete, robô, manjado, cansado, aecista, campista, marinista,
azedo, reinaldista, masculinista, colonialista, alienado, perdido, se-achante,
insigne ficante, irritante, frustado, manipulado, globalizado, lobotomizado,
nó cego, cobra cega, cabra cega, vendado, vendido, comprado, alugado,
manietado, engomado, engambelado, amarrado, bitolado, atolado,
mal-amado, mala sem alça, alça sem mala, mequetrefe, chinfrim, bigbrotherizado,
roteirizado, aluado, hipnotizado, zumbizado, teleguiado, teletubbie,
entre outras coisas,
mas podem chamá-lo simplesmente de coxinha.
Ele tá nem aí.
Livia Vieira
09/06/2014 - 22h42
(y)
Miguel Do Rosario
09/06/2014 - 22h18
Se você não se expressar, aí sim, serei obrigado a achar que você é um coxinha que reclama sem saber direito do que? Quem paga mais imposto no Brasil, segundo especialistas, é o pobre. Tínhamos que ampliar a tributação sobre as grandes fortunas, mas até para isso precisamos de mais democracia na mídia antes.
Miguel Do Rosario
09/06/2014 - 22h18
Se você não se expressar, aí sim, serei obrigado a achar que você é um coxinha que reclama sem saber direito do que? Quem paga mais imposto no Brasil, segundo especialistas, é o pobre. Tínhamos que ampliar a tributação sobre as grandes fortunas, mas até para isso precisamos de mais democracia na mídia antes.
Miguel Do Rosario
09/06/2014 - 22h16
Marcelo Viegas Barbosa Não vou te chamar de coxinha. Você está sem casa? Sem comida? O que você quer do governo?
Miguel Do Rosario
09/06/2014 - 22h16
Marcelo Viegas Barbosa Não vou te chamar de coxinha. Você está sem casa? Sem comida? O que você quer do governo?
Nadja Chediak
09/06/2014 - 19h12
Por isso, tenho uma admiração profunda pela nossa Presidenta Dilma Rousseff. São tantos benefícios que ela tem feito para nós brasileiros. Uma senhora que veio para ficar e mostrar a força que tem a mulher brasileira. Com o seu trabalho árduo está construindo um Brasil digno de ser exemplo para o mundo. A nossa Presidenta Dima Rousseff será reeleita para nosso bem e do nosso país, pois ainda precisamos de seu trabalho junto de nós que a adoramos.
Marcelo Viegas Barbosa
09/06/2014 - 21h48
Fazer isso é fácil… eu que estou trabalhando cinco meses do ano somente para pagar impostos ninguém lembra do otário. Podem me chamar de coxinha to nem aí.