Para o Globo, a verdade não tem mais nenhuma importância. Mentiras descaradas podem virar capa de jornal, desde que seja para cumprir um objetivo político.
E pensar que o Globo, ontem, ainda reforçou a mentira, ao dizer que Barbosa “confirmou que recebeu ameaças”. Mentira. Barbosa disse que apenas – apenas! – a ameaça relatada pela Veja, do ano passado, era verdadeira. Uma ameaça idiota, diga-se de passagem, bobinha mesmo. Uma mensagem pública de Facebook.
Barbosa negou qualquer telefonema a sua casa.
A capa do Globo foi essa:
A notícia de capa não trazia qualquer declaração de Barbosa. Foi extraída de uma nota de um colunista de um jornal da Bahia, que ouvira alguém que ouvira do secretário de Barbosa. O Globo não se preocupou em checar a informação antes de publicá-la como manchete de capa. Profissionalismo zero. Vergonha.
O UOL, contudo, apurou o seguinte:
Barbosa nega que ameaças de morte motivaram sua saída
Por Fernanda Calgaro, do UOL, em Brasília 03/06/201412h45
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, negou nesta terça-feira (3) que a sua aposentadoria precoce tenha sido motivada por ameaças de morte que recebeu e afirmou que os trâmites para a sua aposentadoria devem levar ainda uns 15 dias.
“Imagina”, respondeu ao ser questionado sobre se a hostilidade nas redes sociais por conta da sua atuação à frente do julgamento do mensalão do PT teria influenciado sua decisão. Em outro episódio, foi abordado por um grupo de militantes do PT ao deixar um restaurante em Brasília.
Indagado sobre as ameaças de morte que teria recebido, Barbosa respondeu que era verdade apenas o relatado pela revista “Veja”. A publicação revelou que um perfil no Facebook dizia que o ministro “morreria de câncer ou com um tiro na cabeça”. O caso é investigado pela Polícia Federal, que já abriu inquérito contra o autor da página.