Menu

Haddad e Dilma negociam construção de moradias populares na ocupação “Copa do Povo”

Espero que isso dê certo. Sei que a imprensa e a direita vão tentar sabotar ao máximo, mas se o prefeito e o governo federal conseguirem chegar a um acordo para construírem casas populares na ocupação hoje denominada Copa do Povo, área invadida próxima à Arena Corinthias, será uma sinalização fantástica na direção de políticas […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Espero que isso dê certo.

Sei que a imprensa e a direita vão tentar sabotar ao máximo, mas se o prefeito e o governo federal conseguirem chegar a um acordo para construírem casas populares na ocupação hoje denominada Copa do Povo, área invadida próxima à Arena Corinthias, será uma sinalização fantástica na direção de políticas mais humanistas e democráticas de moradia nas grandes cidades brasileiras.

O problema dos sem-teto nas metrópoles é muito grave, por isso eu apoio o protesto deles. Eu só reclamo quando é manifestação de coxinhas manipulados pela mídia.

*

Haddad já admite dar área para sem-teto

Emenda ao Plano Diretor destinará para moradia popular parte da área de 150 mil m² invadida na zona leste e chamada de Copa do Povo

29 de maio de 2014 | 3h 00

Adriana Ferraz e Diego Zanchetta – O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO – A gestão Fernando Haddad (PT) já negocia com o governo federal a construção de moradias populares no terreno onde o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) promove, desde o início do mês, a ocupação Copa do Povo, a 4 km da Arena Corinthians, na zona leste da capital. A emenda que permitirá com que a área de 150 mil m² seja classificada como uma Zona Especial de Interesse Social (Zeis) deve ser entregue pelo Executivo aos vereadores na próxima semana.

Nesta quarta, cerca de 3,5 mil sem-teto protestaram na frente do prédio da Câmara Municipal, no centro, para exigir dos parlamentares a aprovação da emenda. A entidade também pressionou pela votação definitiva do novo Plano Diretor. “Nós queremos uma data para essa votação e também para a apresentação da emenda. Nada fora disso”, disse o coordenador do MTST, Guilherme Boulos, que foi recebido pela Presidência da Casa.

Ao mesmo tempo em que exige a desapropriação do terreno da zona leste, que é particular, Boulos trabalha para que a área seja considerada apta a receber empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida Entidades – o pedido foi feito pessoalmente à presidente Dilma Rousseff (PT). Nesse modelo, os próprios movimentos de moradia comandam a obra, a partir de repasses federais. Os associados mais assíduos, que frequentam reuniões e participam de manifestações, ganham preferência na hora do sorteio.

Oficialmente, a base aliada do prefeito Haddad confirma apenas que estuda a possibilidade de atender a mais essa demanda do MTST – na primeira votação do plano, o movimento conseguiu reservar 30% de um terreno na zona sul para a construção de habitação social. Nos bastidores, porém, a emenda é dada como certa e a dúvida diz respeito apenas ao porcentual do terreno que será considerado de interesse social.

Para obter o apoio da base e garantir a aprovação em plenário, a gestão Haddad ainda terá de ceder a outros interesses, desta vez de vereadores. Muitos exigem do relator do projeto, Nabil Bonduki (PT), a criação de Zeis em seus redutos eleitorais, além da garantia de reserva de terrenos para creches e unidades de saúde. Diante de tantas demandas, o petista já afirmou que apresentará um texto substitutivo.

Presidente da Comissão de Política Urbana, o vereador Andrea Matarazzo (PSDB) afirmou que o governo terá dificuldades em aprovar a emenda. “Não se pode mudar o texto a toda hora de acordo com pressões de determinados grupos.”

Assembleia. A Copa do Povo ainda motivou uma reunião nesta quarta na Assembleia Legislativa, envolvendo Prefeitura, Estado, Secretaria-Geral da Presidência da República, Caixa Econômica Federal, empresa Viver (dona do terreno invadido) e MTST. O objetivo era avançar nas negociações sobre o destino do terreno em Itaquera. “A conclusão a que chegamos hoje é que o destino deles depende ainda da votação do Plano Diretor. Nós temos a sinalização dada hoje pela presidente da Câmara de que a votação deve ocorrer no máximo no dia 11 de junho”, afirmou Boulos. Há pressa na decisão porque para o dia 16 está marcada uma audiência na Justiça sobre a decisão de reintegração de posse do terreno.

/ COLABOROU MÔNICA REOLOM

3cp2zmaf8sa11z2xwo56umoon

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Vitor

29/05/2014 - 16h11

No DCM:

“Ao mesmo tempo em que exige a desapropriação do terreno da zona leste, que é particular, Boulos trabalha para que a área seja considerada apta a receber empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida Entidades – o pedido foi feito pessoalmente a Dilma. Nesse modelo, os próprios movimentos de moradia comandam a obra, a partir de repasses federais. Os associados mais assíduos, que frequentam reuniões e participam de manifestações, ganham preferência na hora do sorteio.”

WTF? Quem participa de manifestações ganha prioridade? Que babaquice é essa?

maria cardoso

29/05/2014 - 15h50

o governo federal está financiando moradia para famílias de baixa renda há muitos e há muitos anos está sinalizando no sentido de políticas democráticas e humanistas: é por isso que o lula conseguiu se reeleger e a dilma conseguiu se eleger (e, esperamos, seja reeleita)!

Madeleine Moraes

29/05/2014 - 14h20

No Rio também vai ter minha casa minha vida no prédio da Oi.


Leia mais

Recentes

Recentes