[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]
Segue a edição de hoje do Cafezinho Espresso, com análise diária de mídia e política.
Os acordos nos estados
Até o final de semana, o maior desafio da campanha de Dilma Rousseff será avançar nas costuras das alianças estaduais. Há várias situações sensíveis com seu principal aliado, o PMDB, em especial Rio e Ceará. Mas é nesta última que há um risco real, porque a decisão de Lula é de apoiar o senador Eunício Oliveira, líder do PMDB no Senado, como candidato ao governo do Ceará.
[/s2If]
[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]
[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]
A articulação de Lula melindra Cid Gomes, atual governador do Estado, e pode provocar uma ruptura dele com o governo, o que arrastaria o irascível e perigoso Ciro Gomes para a oposição.
O Tijolaço informa que a Petrobrás achou mais petróleo na costa brasileira. Mídia não parece se interessar muito.
A inflação permanece sob controle, para nervosismo dos urubus tucanos. O IPCA-15, divulgado hoje pelo IBGE, caiu de 0,78% em abril para 0,58% em maio. A inflação dos alimentos, a que mais prejudica os mais pobres, caiu de 1,84% para 0,88% e puxou todo o índice para baixo.
*
Corte italiana rechaçou recurso do advogado de Pizzolato para responder ao processo de extradição em liberdade, que ocorrerá no dia 5 de junho.
*
O ministro Gilberto Carvalho, titular da Secretaria-Geral da Presidência da República, recebeu hoje, para um bate-papo, o blogueiro que vos escreve, mais Joaquim Palhares, da Carta Maior, e Luis Nassif, que dispensa apresentações.
Carvalho cumprimentou-me dizendo que acompanha os textos do Cafezinho, e ouviu atentamente minhas observações sobre a necessidade de elevar a infra-estrutura da banda larga no país, e investir muito mais em internet.
Lembrei-o que a campanha midiática contra o Brasil tem trazido fortes prejuízos à economia brasileira, porque deprime o investimento.
Contei ao ministro da minha experiência recente em São Paulo, no encontro nacional de blogueiros. Expliquei-lhe que a blogosfera do Maranhão, por exemplo, é uma das maiores do país, mesmo o estado possuindo uma das piores infra-estruturas de internet, com a maior parte da população acessando via conexão discada.
Carvalho ouviu atentamente.
*
Ruptura entre PSB e PSDB cada vez mais iminente. Ambos os lados não estão conseguindo segurar o crescimento da animosidade, que vem sobretudo do PSB. A razão é simples: o eleitorado está se polarizando novamente entre PT e PSDB, e os votos anti-PT estão se concentrando no PSDB. Marina não vingou, por enquanto. Sua entrada no PSB esvaziou um bocado a sua aura santa.
O neopopulismo de Joaquim Barbosa revela bem o perigo de uma pessoa assim à frente do STF. Acuado por setores esclarecidos da opinião pública, Barbosa agora tenta agradar o corporativismo, propondo fortes aumentos salariais, muito acima da inflação, para Judiciário e Ministério Público.
[/s2If]