Menu

Novela da Globo promove números dos partidos de oposição

A Globo iniciou uma estratégia de guerra total contra o PT. É incrível a falta de sutileza da emissora. Agora tem um programa de humor com Marcelo Adnet, que tenta ridicularizar as próprias críticas à Globo. Nada como ter alguns bilhões na conta, com ajuda do governo, para desconstruir o adversário, que no caso somos […]

17 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A Globo iniciou uma estratégia de guerra total contra o PT. É incrível a falta de sutileza da emissora. Agora tem um programa de humor com Marcelo Adnet, que tenta ridicularizar as próprias críticas à Globo. Nada como ter alguns bilhões na conta, com ajuda do governo, para desconstruir o adversário, que no caso somos nós.

E agora mais essa. O logotipo da novela traz os números dos partidos dos principais candidatos de oposição.

*

No Brasil 247.

GERAÇÃO BRASIL, DA GLOBO, É 40, DE CAMPOS, E 45 DE AÉCIO

Nova novela global atropela sutilezas e dissimulações; na lata, logotipo da trama das sete da noite destaca números e letras que formam 40, na primeira linha, e 45, na segunda (acima); são as identificações eleitorais, na vida real, de Eduardo Campos, do PSB, e de Aécio Neves, do PSDB; produto é veiculado imediatamente antes do Jornal Nacional e ficará no ar pelos próximos meses; no ano eleitoral de 2014, emissora de João Roberto e seus dois irmãos Marinho acentua parcialidade histórica de antena amiga dos militares (1964-1985), patrocinadora do escândalo Proconsult (1982) e organizadora do ardiloso debate Collor X Lula (1989); Vale Tudo, como dizia a novela que imortalizou a vilã Odete Roitman, em 1988

12 DE MAIO DE 2014 ÀS 19:42

247 _ Às favas com sutilezas e dissimulações. Na nova novela das sete da noite, que ‘entrega’ audiência para o Jornal Nacional, principal produto editorial da emissora dos três Marinho, só não vê quem não quer. Numa mistura de letras e números, como códigos de computadores, o logotipo de Geração Brasil destaca de maneira pouco disfarçada os números 40, na primeira linha, e 45, na segunda. São também esses os números que estarão nas urnas eletrônicas de outubro identificando, respectivamente, os candidatos Eduardo Campos, do PSB, e Aécio Neves, do PSDB. Coincidência? A julgar pelo histórico de parcialidade política da Globo, não.

A mensagem subliminar a favor do 40 e do 45 se dá à frente de uma trama em torno de um brasileiro que fez fama e fortuna nos Estados Unidos no sofisticado ramo da tecnologia de computadores. É fácil entender porque o logotipo da novela contém elementos alfanuméricos, assim como são os códigos dos computadores, mas a questão está no resultado dessa mistura.

Entre as infinitas combinações que poderiam ser feitas nas duas palavras Geração Brasil, escolheu-se as que permitem ler 40 e 45. Não há chance de se enxergar, por exemplo, um 13 ali, o número do PT. Ou um 15, que representa o PMDB. Também não dá para ver o 11 do PP ou o 55 do PSD. Mas o 40 e o 45 estão lá.

Em qualquer outra emissora, a, digamos, coincidência poderia passar batido. Tome-se, por exemplo, a Rede Bandeirantes. Desde 1989, a emissora da família Saad promove debates presidenciais, mas nenhum deles foi acusado de ter ardis contra candidatos.

Já na Globo de João Roberto Marinho e seus dois irmãos é diferente. No limiar da redemocratização, também em 1989, no debate entre os então presidenciáveis Fernando Collor e Lula, já em pleno segundo turno, o primeiro entrou com uma pasta que escondia papéis sem valor. Mas brilhou no ar global como se contivesse um dossiê contra Lula. No dia seguinte, a edição do Jornal Nacional entrou para a história pela edição do debate, francamente desfavorável a Lula. Em suas memórias, o então chefão global Boni admitiu, divertindo-se, que muito fora feito nos bastidores para prejudicar o postulante do PT.

Antes, em 1982, quando o adversário político dos Marinho, no Rio de Janeiro, era o então candidato a governador Leonel Brizola, a emissora contratou a consultoria Proconsult para realizar uma apuração paralela à oficial. Enquanto as urnas deram a vitória a Brizola, a Proconsult tudo fez para que os resultados de sua contagem apontassem outro vencedor. Mas deu errado.

Para quaisquer outras dúvidas a respeito do DNA ideológico da Globo, basta lembrar que a emissora nasceu e floresceu durante e à sombra da ditadura militar. Agora, em tempos de democracia, as preferências globais se mostram de outra maneira – de reportagens especiais no Jornal Nacional até o pensamento único que alinha seus comentaristas, passando também, ao que se vê, pelo logotipo de Geração Brasil.

images-cms-image-000371063

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Sidnei Brito

14/05/2014 - 01h17

Em 2010 a Globo fazia “45” anos e tentou usar isso para fazer propaganda subliminar para o PSDB. Alguém se lembra?
Na campanha publicitária, eles falavam que o país queria “mais” saúde, “mais” educação, “mais” não sei o quê.
Coincidência: o mote inicial de Serra era justamente o de o Brasil pode “mais”.
Os caras não tem vergonha mesmo.

tom

13/05/2014 - 11h18

vale lembrar tambem miguel , quando a globo fez 45 anos em 2010 , ela juntou todo mundo pra cantar o jingle ” mais nós podemos mais ” com o numero 45 ao lado , em epoca de eleição, quem percebeu isso , foi o petista andré vargas , que depois de 4 anos teve o ” troco ” da famiglia marinho

henrique de oliveira

13/05/2014 - 09h20

É por isso que vão perder mais algumas eleições.

Eduardo

12/05/2014 - 23h47

Isso é esquizofrenia e achar que está sendo perseguido. Dos artistas globais fazendo campanha pró Lula, gritando aos ventos o cântico “Lula lá” ninguém fala né?

    Miguel do Rosário

    13/05/2014 - 00h03

    Pode até ser paranóia. Talvez, eu mesmo não estou levando muito a sério isso. Mas os artistas não cantavam lulala na novela, e a globo apoiou abertamente Collor naquela eleição. Até mesmo fraudou um debate.

      Vitor

      13/05/2014 - 10h04

      Miguel, a propaganda do Submarino com o Zagallo é campanha descarada do PT! Televisão Nova tem 13 letras??? Caramba! Fora que o Zagallo faz propagando pro PT desde 1994… Chama o TSE!!!!
      PS: Sim, estou sendo irônico!

        Ruy Acquaviva

        13/05/2014 - 11h58

        Sr. Vitor Irônico.

        O Zagalo é pessoa física ou pessoa jurídica?

        O Zagalo usa uma concessão pública para falar?

        O Zagalo é um produto de mercado de uma empresa que explora uma concessão pública?

        O Zagalo aparece todos os dias na TV, em horário nobre (e usando uma concessão pública)?

        As respostas são: não, não, não e não.

        PS. Sim, o Sr. falou uma ASNEIRA.

          Vitor

          13/05/2014 - 16h45

          Jura? Nem deixando claro que era uma ironia?

          João

          13/05/2014 - 17h12

          Cavalheiros,

          O Zagalo Faz esse discurso sobre seu número da sorte desde antes da fundação do PT.

          Abs…

          Vitor

          13/05/2014 - 18h27

          Eu desisto!

          alexandre

          15/05/2014 - 12h37

          o site que deu a notícia é o brasil 247, opa 2+4+7 é 13. mensagem subliminar heim…o debate político atingiu um nível tão triste nesse país que estão se apegando a essas bobagens paranóicas

C.Acácio

12/05/2014 - 22h08

Mais um tiro no pé da Globo. A soma dos algarismos é 13 …

    Anônimo

    12/05/2014 - 22h46

    A felicidade dos 97% de brasileiros que não lê jornal e 85% que não lê nenhum tipo de revistas revistas e os 65% que não assiste tv somados ao consagrado fato do PT possuir 30
    milhões de votos em qualquer eleição presidencial deixa mais tranquilos o pessoal que
    acertadamente somou os numeros dos 40 mais 45 deu e vai dar 13.

      socorro Guimaraes

      15/05/2014 - 17h43

      40+45=13, eu até tive que somar na calculadora para não errar……
      Viva ao PT, no Brasil só vai preso quem é inocente!!!!!!!!!!! certo, então vai dar 13 de norte ao norte e leste a oeste, porque este é meu BRASIL e de TODOS.

Jose Neto

12/05/2014 - 21h56

Miguel aqui em Uberaba na Expozebu, na qual fui para ver Dilma, a vaia estava sendo comprada por 80,00 por pessoa, mas pelo jeito poucos aderiram, Aécio que aqui sempre vem encontrar seus amigos de farra chegou na sexta e até José Serra foi visto passeando no parque Fernando Costa ao lado d uma jovem segundo um colunista do jornal da manhã. Essa campanha vai ser podre, intestina.

Jose Neto

12/05/2014 - 21h46

Eu já havia feito um ccomentário sobre os 2 números da oposição na logo da novela num post no blog do Nassif. São descarados, apátridas, mercenários.

Guilherme

12/05/2014 - 21h18

Vocês reparem que o S poderia virar 5, mas preferiu que o “esforço”fosse do pobre telespectador.


Leia mais

Recentes

Recentes