Pesquisa Datafolha injetou um pouco mais de ânimo em Aécio Neves, que cresceu 4 pontos e atingiu 20%, mas deixou Campos estagnado em 11%, no cenário mais provável, que inclui partidos nanicos.
No mesmo cenário, Dilma ficou parada em 37%.
Dilma continua vencendo no primeiro turno, mas agora com margem bastante estreita. No cenário B, só com 3 candidatos, Dilma tem 41%, contra 36% da oposição.
Em qualquer lugar do mundo, um presidente com tais níveis de intenção de voto estaria feliz da vida. Aqui no Brasil, porém, com uma poderosíssima máquina midiática trabalhando em favor da oposição, o PT tem motivos para se preocupar.
Os gráficos do Datafolha mantém Lula com olímpicos 52%, o que é um bom sinal para Dilma, visto que ele estará muito presente na campanha dela. A entrada de Lula reduz o número de votos brancos e nulos, que migram para o ex-presidente.
Mais que nunca, o “barba” será fundamental para a vitória petista este ano.
Entretanto, vale salientar que os números de Dilma e Lula revelam que o PT tem uma força que precisa mostrar seus músculos nas redes sociais e na mídia. Se Dilma tem 41% das intenções de voto (cenário B) e Lula, 52% (cenário C), então é balela que há “desgaste” de material. A grande maioria do eleitorado brasileiro vota no PT.
A tendência do votos nulos e brancos tendem a migrar também para o governo, como se vê no cenário C, de maneira que a situação de Dilma está relativamente segura.
Cenário A (com partidos menores)
– Dilma Rousseff (PT): 37%
– Aécio Neves (PSDB): 20%
– Eduardo Campos (PSB): 11%
– Pastor Everaldo (PSC): 3%
– Denise Abreu (PEN): 1%
– Eduardo Jorge (PV): 1%
– José Maria (PSTU): 1%
– Randolfe Rodrigues (PSOL): 1%
– Eymael (PSDC): 0%
– Levy Fidelix (PRTB): 0%
– Mauro Iasi (PCB): 0%
– Brancos/nulos/nenhum: 16%
– Não sabe: 8%
Cenário B (sem os partidos menores)
– Dilma: 41%
– Aécio: 22%
– Campos: 14%
– Brancos/nulos: 16%
– Não sabe: 7%
Cenário C (sem os partidos menores)
– Lula: 52%
– Aécio: 19%
– Campos: 11%
– Brancos/nulos: 12%
– Não sabe: 6%
Cenário D (com os partidos menores)
– Lula: 49%
– Aécio: 17%
– Campos: 9%
– Pastor Everaldo: 2%
– Denise Abreu: 1%
– Eduardo Jorge: 1%
– José Maria: 1%
– Randolfe Rodrigues: 1%
– Eymael: 0%
– Levy Fidelix: 0%
– Mauro Iasi: 0%
– Brancos/nulos: 12%
– Não sabe: 7%
Leila Maria
09/05/2014 - 22h27
Lula é Dilmaiiiissssssssssss!!!!
Regina Salomão
09/05/2014 - 19h17
Vamos fazer o raciocínio inverso? Se a Dilma tivesse deixado a Copa de legado para o Lula e o Lula estivesse agora na Presidência,quem você acha que estaria melhor na fita?
manelito
09/05/2014 - 13h41
Minha chapa é Dilma presidente e Lula vice. E tem mais, só voto em candidatos do PT e do PC do B.
Só assim vamos nos livrar dos CHANTAGISTAS do PMDB.
PMDB nunca mais.
alvaro
09/05/2014 - 12h44
No cenário A, Aécio está, na margem de erro, tecnicamente empatado com os brancos e nulos. Não sei se isso é motivo para comemoração.
No cenário B, o Aécio supera os brancos e nulos, mas aí a Dilma ganha no primeiro turno. As gargalhadas da turma que apóia o Aécio igualam-se às da hiena. Os cenários C e D são uma manobra diversionista da oposição e devem ser desconsiderados. A Dilma continua favorita para vencer as eleições. Até porque o horário eleitoral do governo só começa em agosto e o da oposição começou em 1 de janeiro de 2011.
Miguel do Rosário
09/05/2014 - 09h57
Mas ele irá apoiar Dilma. E quem depende de ajuda federal para sobreviver, que eu saiba, é a Rede Globo e a mídia em geral. Os pobres, em sua maioria, dependem de seu trabalho, não do governo. Os que recebem bolsa família dependem do Estado, não do governo, porque são vítimas históricas do processo de exploração e saque por parte das elites, nacionais e estrangeiras.
Valquer
09/05/2014 - 10h26
Perfeita análise Miguel do Rosário. No texto e melhor ainda na resposta acima.
Emanurel Augusto
09/05/2014 - 10h47
É isso, e quem até mesmo esse tal de Eurico, que deve estar com saudade do tempo que ele mamava nas tetas e agora tem que trabalhar, nem que seja como troll para ganhar um trocado. rsrsr
Eurico
09/05/2014 - 15h49
Não me referi aos beneficiários do bolsa família, referi-me a blogueiros igual a você que vão ter que abrir uma barraca de cachorro quente ou morrerão de fome se o petê perder as eleições e secar o bolsa blogueiro amestrado!