Menu

A luta que Genoíno nunca perdeu

O único argumento de Barbosa e dos barbosianos para justificar a maldade (não há outra palavra) de enviar um Genoíno com graves problemas de cardiopatia de volta à Papuda é acenar com o sofrimento de outros presos e lembrar as mazelas da saúde pública. É o novo fascismo tupiniquim. Justifica-se a barbárie e o arbítrio com […]

27 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O único argumento de Barbosa e dos barbosianos para justificar a maldade (não há outra palavra) de enviar um Genoíno com graves problemas de cardiopatia de volta à Papuda é acenar com o sofrimento de outros presos e lembrar as mazelas da saúde pública.

É o novo fascismo tupiniquim. Justifica-se a barbárie e o arbítrio com mais barbárie e mais arbítrio. Se reclamarmos que fomos estapeados numa delegacia, agora seremos acusados de “privilegiados”, porque, em outros lugares, a polícia mata, não estapeia. Se reclamamos que nossa irmã foi estuprada num lugar ermo, dirão que tivemos sorte porque ela permaneceu viva; em outros lugares, seria estuprada, morta e esquartejada.

Homens como Genoíno lutaram a vida inteira para melhorar o serviço público no país, aí incluindo o sistema de saúde e o sistema penal. Homens como ele, não os barões da mídia, barbosianos e coxinhas.

Homens como Genoíno lutaram para pôr fim à ditadura. Não os barões da mídia, barbosianos e coxinhas.

Homens como Genoíno lutaram, já durante a redemocratização, para estabelecer um pacto de paz entre as diferenças forças políticas brasileiras. Genoíno era o homem do PT que cuidava, dentre outras coisas, das relações com os meios de comunicação. Democrata e cordial que era, sempre defendeu incondicionalmente a liberdade de expressão e de imprensa.

Sua foto protegendo o repórter Caco Barcellos durante uma manifestação em que se hostilizava este jornalista ficou famosa.

genoino globo caco

Este é Genoíno, um homem solidário tanto à causa do povo quanto às causas da liberdade. Um intelectual que cultivava um socialismo absolutamente democrático e avançado. Um dos deputados mais íntegros e experientes que já passaram pelo Congresso Nacional.

Um homem que tem uma história para contar, que ainda pode escrever livros sobre sua experiência na guerrilha, no parlamento, e agora, sobre a sua experiência como vítima de um vergonhoso processo de linchamento político, da mais clamorosa farsa jurídica da nossa história.

Ecce Hommo, como apontavam os fariseus. Este é o homem condenado por suas qualidades. Num país com uma elite tão egoísta, com tantos corruptos e sonegadores, a mídia escolheu um inocente como bode expiatório. E o exibe na TV como uma atração de circo.

A calúnia moral, seguramente, é a principal razão da dor que mina a saúde e a vida de Genoíno. Nordestino orgulhoso e guerreiro, Genoíno é de uma cepa infinitamente mais nobre que a daqueles que agora o torturam, o acusam, o encarceram. É uma alma magnânima, que jamais seria capaz de agir igual a seus inimigos. Genoíno não é vingativo, jamais perseguiria alguém, e defenderia até mesmo o pior de seus adversários se estivesse em jogo valores mais altos, como a vida, a saúde, a dignidade.

Esse talvez tenha sido seu ponto-fraco. Neste mundo, às vezes parece que apenas os brutais, os cruéis, os truculentos, os barbosianos, conseguem vencer.

Barbosa e seus patrões da mídia não se satisfazem em derrotar Genoíno politicamente, até porque sabem que não conseguirão jamais. As campanhas de solidariedade por Genoíno foram impressionantes, e o seu nome cresce, dia a dia, enquanto o nome de Barbosa afunda, rapidamente, num poço profundo de ignonímia e covardia, arrastando consigo a mídia. Barbosa quer se vingar da derrota política que já vê despontar no próximo batente da história.

É a luta entre o crápula, ignorante político, justiceiro, e um líder trabalhista, preso cruelmente no dia do trabalhador, em mais um ridículo esgar sádico de Joaquim Barbosa.

E Barbosa faz tudo isso enquanto mantém Dirceu preso ilegalmente em regime fechado.

O que o Brasil ganha com esse espetáculo deprimente? Nada.

Barbosa apenas alegra os espíritos mesquinhos, degenerados, alimenta-os com seu rancor, com seu ódio, com sua mediocridade infinita.

Genoíno emergirá dessa injustiça com a aura de um verdadeiro mártir do primeiro grande golpe midiático da nova república. Seu caso será estudado em livros de história. Veremos como um herói nacional foi perseguido, torturado moralmente, condenado sem provas e depois encarcerado brutalmente, mesmo tendo direito à prisão domiciliar.

A luta pela história, esta não poderá ser vencida pela mídia, nem por Joaquim Barbosa. Genoíno já a venceu. A luta pela justiça social, pelos direitos humanos, pela democracia, pela dignidade, são batalhas que apenas perdemos quando as abandonamos. Estas lutas Genoíno jamais perdeu. Já no outono de sua vida, ele perdeu a si mesmo, sua segurança, seu conforto, sua reputação nos jornais, mas ganhou a grande luta, a luta maior de todas, a luta para elevarmos nosso espírito acima das mesquinharias do presente, e contemplarmos as conquistas do futuro!

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marcos Pinto Basto

11/05/2014 - 03h48

A grande maioria dos internautas que postaram comentários neste artigo do blog, mostraram solidariedade para com José Genoíno porque é um cidadão duma honestidade exemplar que pode ser confirmada por todos os lugares por onde passou. Ninguém pode chamá-lo de ladrão, quadrilheiro ou outro desmerecimento qualquer porque Genoíno é muito boa pessoa!
Alguns desinformados que aqui postaram infelizes comentários, pertencem a uma casta que prima pelo imediatismo, ignorância e péssima índole em relação aos seus concidadãos.
José Genoíno merece toda a solidariedade da sociedade brasileira! É um bom homem! Um cidadão brasileiro com lugar na história deste Brasil!

Marisa Andreata

05/05/2014 - 00h00

Esses coxinhas medíocres como o Luiz acima devem se informar dos fatos lendo a VEJA !

Miriam

03/05/2014 - 23h23

Porque o julgamento foi uma farsa jurídica, onde se esconderam provas que inocentavam sem sombra de dúvida os acusados.

Marina

03/05/2014 - 18h58

Nessas horas aparece de tudo. Gente que que desmente a foto dizendo que eles é que foram responsáveis por salvar Genoíno e Caco Barcelos de linchamento, na busca de desqualificar a grandeza de Genoíno. Há aqueles que por ideologia golpista atacam e cerram os olhos para o mensalão e trensalão tucano, a pirataria que caracterizou o governo FHC, a Caixa de Pandora , só para citar alguns dos inúmeros defeitos ( malfeitos) da sua turma. Existem aqueles que nasceram sórdidos e morrerão na sordidez sem um resquício de sentimento humano. Mas Graças a Deus existem também aqueles que não perderam a condição humana e ainda conseguem se colocar no lugar dos outros.

C.Paoliello

03/05/2014 - 18h41

O problema é justamente que não houve roubo nenhum pois não há provas disso no processo. Este é que é o cerne da questão.

Cícero Lobato

03/05/2014 - 12h57

M Rosário,

Enquanto não tivermos democracia nas comunicações, acabando com a ditadura do monopólio midiático, que a constituição proíbe e ainda não foi regulamentada por nova lei de comunicações, vamos continuar a ver absurdos jurídicos e falta de punição a mentiras veiculadas diariamente nos jornais e televisão com o intuito de privilegiar interesses financeiros de uma pequena parcela de no máximo 5% da população brasileira.

É urgente todos os brasileiros exigirem uma nova lei de comunicações, para que possamos ter mais democracia e para que a imprensa seja mais verdadeira e possa informar a verdade e não desinformar com a mentira.

jose Pansica

03/05/2014 - 12h57

Para quem não conhece a Historia de um grande vencedor e fala sem conhecimento de causa e bela boca maldita da mida golpista.

Celso Orrico

03/05/2014 - 11h55

Miguel, temo pela vida dele..não consigo entender o silêncio da OAB com essas atitudes do JB, que falta faz um Raymundo Faoro e um Paulo Brossard.
Bom fim de semana..

Fernando Pereira

03/05/2014 - 14h44

ONDE ESTÁ O “MENSALÃO” DO PSDB. E O TRENSALÃO DE SÃO PAULO? É PRECISO QUE SE CONHEÇA A BIOGRAFIA DE GENUÍNO E ABERRAÇÃO JURÍDICA QUE FOI A AÇÃO PENAL 470

Luiz F Ferreira

03/05/2014 - 01h13

Cana neles, a verdade apareceu e a casa alugada em brasilia tambem, pois a casa de seu genro era muito apertada, pensando bem papuda é melhor,

Libertad Martinez

03/05/2014 - 00h55

Puede haber errado pero aún tiene mucho crédito…………………..

SergioMedeirosR

02/05/2014 - 20h26

Um homem, um manto, um mito…
De todas imagens, a mais forte, a que fica guardada na retina, certamente é a do momento da prisão, imortalizada na pura e simples imagem de José Genoino, com seu braço erguido, envolto em meio aos braços(abraços) dos amigos, dos familiares e, enrolado nele, um manto.
Um manto, com desenhos de pássaros,
Com assinaturas de amigos, com a luz de cada traço, pra sempre…
Um manto pleno da força de cada um dos que firmaram seus nomes e deram vida aos pássaros.
Um manto feito de propósitos indestrutíveis, como o amor a solidariedade e a luta.
Um manto simples, mas com tanta emoção e força capaz de comover uma nação.
E todos nós, homens e mulheres, de coração e alma generosos, em traços indeléveis, também assinamos este manto e, damos vida a novos pássaros.
Genoino…
Nele não há enigmas a serem desvendados.
É apenas poesia, é apenas Quintana, o poeta das crianças, com seu simbolismo e pureza.
Se podes olhar vê. Se podes ver, reapra (Saramago, Ensaio sobre a cegueira)
Olhe, veja, repare, está escrito, está previsto no manto:
Todos estes que aí estão. Atravancando o meu caminho, Eles passarão. Eu passarinho!
….
Pra que tudo isso (violencia e barbárie).
Que coisa mais sem sentido.
Eles acham que podem prender Genoino.
Quanta falta de senso, quanta falta de sentimento, quanta falta de humanidade, quanta falta de tino…
Esquecem os juízes (de toda espécie), que em sua pequenez moral se concederam o poder de condená-lo, se arrogaram no direito de aprisioná-lo, que não mais podem atingir seu intento..
Já faz tempo,mais precisamente uma vida, em que a cada ato seu em defesa deste país, a cada gesto humano em defesa do próximo, a cada olhar fraterno distribuído aos que o cercavam, que esta figura humana ímpar, passou a viver um pouco em cada um de nós, e, nós , cada vez mais em Genoino.
Não podem matar Genoino… não podem prender Genoino… assim como não podem calar a voz do povo…nem aprisionar sua alma….
…não podem….tirar o fulgor das estrelas….
Nem agora.
Nem depois.
“Agora o braço não é mais o braço erguido num grito de gol. Agora o braço é uma linha, um traço, um rastro espelhado e brilhante. E todas as figuras são assim: desenhos de luz, agrupamentos de pontos, de partículas, um quadro de impulsos, um processamento de sinais. E assim – dizem – recontam a vida. Agora retiram de mim a cobertura de carne, escorrem todo o sangue, afinam os ossos em fios luminosos e aí estou, pelo salão, pelas casas, pelas cidades, parecida comigo. Um rascunho. Uma forma nebulosa, feita de luz e sombra. Como uma estrela. Agora eu sou uma estrela!”
Elis Regina, em trecho do espetáculo Trem Azul
http://www.youtube.com/watch?v=9WWtsBqSQWg

Eduardo Almeida

02/05/2014 - 23h04

Texto emocionante, Miguel. Parabéns.

martha silva

02/05/2014 - 19h47

Ao heroi Genoino, desejo-lhe forca para enfrentar mais esta prova.So os grandes homens como ele saem mais fortes moralmente de uma prisao injusta como esta.

Renato Cury

02/05/2014 - 19h45

Caro Miguel,

Estou postando esta mesma mensagem em todos os blogs ( sujos ? ) que posso . Poucos publicam . Ei-la :

Há uma petição na Avaaz :

( https://secure.avaaz.org/po/petition/Senado_Federal_Impeachment_de_Joaquim_Barbosa/?tzJpUab ) .

Está lá desde 30 Jan 14 mas tem somente ( número incrivelmente baixo ) 13.755 assinaturas até o momento.

Não sei que eficiência pode ter uma ação deste tipo mas acho deprimente que tenha tão pouca adesão :

13.755 em 93 dias ou 148 por dia . Somente pouco mais de 6 assinaturas por hora !

A meta, desde que a petição atingiu 10.000 assinaturas passou a ser de colher 20.000 para então ser enviada ao Senado . Deve ter atingido 10.000 assinaturas por volta do começo de Março e então diminuiu de ritmo .

Somos tão poucos assim ? Falta divulgação ? Preguiça ? Ou somos mesmo um país de bundas moles ?

Ou ainda, será que é o caso de entrar com uma ação como cidadão (ãos ) em vez de recorrer `a “legítima instância ” que seria o Senado ?

Na petição da Avaaz são citados os ” proeminentes juristas ” , `a esquerda e `a direita ( Celso Bandeira de Mello, Claudio Lembo ) , que ” endossam ” a tese de Impedimento deste monstro . Mas desde então não vejo vozes ” respeitadas” no meio jurídico ecoando este reclamo. Onde estão os nossos juristas ? Cadê a OAB ? E os senadores ?

E não se trata ” somente ” da perseguição aos dirigentes do PT ( como se isso fosse pouco ) mas da desqualificação completa do Poder Judiciário.

Vejo tambem pouco empenho nos “blogs sujos ” em levantar ou manter esta campanha mais presente. Acho que todos deveriam postar uma vez ao dia um título como ” Fora Joaquim Barbosa Já !”

Leo Mendes Filho

02/05/2014 - 19h14

Caro Miguel,

então faça-nos um favor: não coloque o nome de José Genoíno ao lado do desse moço: a mediocridade inveja o altruísmo!

Maria cardoso

02/05/2014 - 18h55

Um texto pra gente guardar e ler sempre (ele servirá para os maus momentos – que eu espero que sejam em menor número – e nos bons momentos – que daremos um jeito para que sejam muitos!).

Poliana Assunção de Melo

02/05/2014 - 21h42

Talvez o que o mantenha vivo seja a expectativa e a certeza que toda esta farsa ainda será desvendada. Força ao Genuíno!

Poliana Assunção de Melo

02/05/2014 - 21h42

Talvez o que o mantenha vivo seja a expectativa e a certeza que toda esta farsa ainda será desvendada. Força ao Genuíno!

O Cafezinho

02/05/2014 - 20h52

vamos torcer para que continua vivo até lá.

Flavio Narci Roessel

02/05/2014 - 20h35

depois das eleição vai ser considerado inocente

O Cafezinho

02/05/2014 - 20h31

E daí, Rafael. Todos eles são mártires do sistema, desde que tem direito, pela lei, à prisão domiciliar. Que espécie de barbárie é essa, meus Deus! O caso de Genoíno agrava-se pelo fato dele ser um homem idoso, com quase 70 anos, e ter sido vítima de um linchamento midiático sem precedentes. O mensalão foi uma farsa jurídica. Pouparam Daniel Dantas, a família Marinho, a turma da privatização, os que compraram a reeleição, todos os milionários do estelionato e da sonegação, e prenderam… Genoíno!

Rafael Soares

02/05/2014 - 20h21

Quantos presos cardiopatas exitem espalhados pelo Brasil?, porque transformar apenas esse senhor em um mártir? Menos…

    picia

    02/05/2014 - 20h38

    Porque esse senhor é inocente

      jeanclaude

      05/05/2014 - 12h17

      Os Ministros do STF, em sua maioria nomeados por Lula e Dilma, julgaram que ele é culpado.

        Miguel do Rosário

        05/05/2014 - 12h21

        pois é, e daí? pinochet também foi “nomeado” por salvador allende. amaury kruel por jango. Judas por Jesus.

          jeanclaude

          05/05/2014 - 12h38

          Ah, entendi.
          Os Ministros são como que Pinochet ou Judas.
          Ainda bem que temos você, para nos iluminar o caminho da verdade.


Leia mais

Recentes

Recentes