Em entrevista para uma TV portuguesa, o ex-presidente Lula tratou o tema mensalão ainda com mais desenvoltura do que o fez na entrevista com blogueiros.
É o momento, portanto, de falar um pouco do mensalão. Mas primeiro, vejamos o que disse Lula aos blogueiros. Repare que ao final, ela ironiza a sonegação milionária da Rede Globo, que seria mais de dez vezes superior ao que se supõe ser o mensalão:
E agora, em edição exclusiva no blog do Cafezinho, vejamos o que Lula falou sobre o mesmo tema, na TV portuguesa:
Eu só discordo de uma coisa de Lula. O julgamento do mensalão não foi 80% político. Foi 100% mesmo. E como o ex-presidente está dizendo que essa história ainda será recontada, vamos ajudá-lo a fazer isso, trazendo alguns documentos inéditos na internet.
O blogueiro Alexandre Teixeira, do blog Megacidadania, cavou no site do Ministério Público Federal, um documento de conteúdo explosivo. Teixeira revela que o Ministério Público Federal e, principalmente, o então responsável pelos processos junto ao STF, Joaquim Barbosa, sabiam que o Inquérito 2474 continha documentos essenciais para os réus e a sociedade entenderem o que aconteceu no mensalão.
O documento obtido por Teixeira é um voto do sub-procurador geral da República, José Bonifácio Borges de Andrada, em relação a um jogo de empurra entre procuradores de Minas e do Distrito Federal. Nenhum deles queria tratar de um processo envolvendo Marcos Valério. Andrada, então, decide que que o processo deveria ficar sob responsabilidade do MP de Minas Gerais. Até aí, nada demais. O negócio é que, ao fazer a análise de seu voto, o procurador federal lista o conteúdo do inquérito 2474 e daí, bum! É a primeira vez em que, em documento oficial, o Ministério Público afirma, com todas as letras, que o inquérito 2474 era uma extensão das investigações sobre o mensalão, desmentindo o que Joaquim Barbosa dirá em plenário, tempos depois, de que este inquérito “não tinha nada a ver” com a Ação Penal 470.
Também é a primeira vez que, oficialmente, o MP declara que a Polícia Federal descobriu que as empresas de Daniel Dantas irrigaram o valerioduto. E, sobretudo, menciona o Laudo 2828, que é um relatório da Polícia Federal sobre quem eram, no Banco do Brasil, os responsáveis pelo Fundo Visanet. O Laudo 2828 inocenta, por exemplo, o réu Henrique Pizzolato, o que derrubaria o pilar da Ação Penal 470, que seria a presença de um petista (núcleo financeiro) na área de marketing do BB para desviar recursos “públicos” (na verdade não são públicos, mas privados) da Visanet para pagar deputados.
Os documentos comprovam, portanto, que Joaquim Barbosa sempre soube que os documentos do Inquérito 2474 eram afeitos à Ação Penal 470 e que tinham de ser repassados aos réus desta última, para que estes pudessem se defender. Igualmente, eram documentos importantes para a opinião pública compreender a extensão do processo e provocar um debate político consequente. Joaquim Barbosa sonegou informações fundamentais à sociedade e à defesa. O Laudo 2828 foi escondido dos próprios ministros durante a aceitação da denúncia.
Por que Barbosa escondeu tantos documentos, mantendo-os sob sigilo? Simples, porque eles atrapalhavam o esforço de JB e seus cúmplices no MP e na mídia, para manter de pé a narrativa do mensalão. Se estes documentos tivessem vindo à público antes da aceitação da denúncia, talvez esta nem tivesse sido aceita, e a história teria sido outra. Estaríamos investigando a origem verdadeira dos recursos de Marcos Valério para pagar o caixa 2 de campanhas eleitorais desde os tempos de FHC. Esta origem nunca foi a Visanet, e sim, em sua maioria, contratos de publicidade com empresas controladas por Daniel Dantas.
Esta é uma parte da história do mensalão que ainda precisa ser recontada.
A imagem abaixo é uma parte do documento do MP que desmascara o golpe de Joaquim Barbosa. Confira os trechos sublinhados ou em destaque:
GILson
29/04/2014 - 14h59
esta politica praticada no Brasil è vergonhosa, ninguem tem vergonha na cara,corruptos.
tom
29/04/2014 - 12h16
o lula fez o mesmo que brizola anos atras , chamou a imprensa estrangeira pra falar , e agora com essa descoberta , cadê a veja , globo e folha , pra investigar essa denuncia , ahh eu esqueci , eles são do outro partido
Chico Melo Melo
29/04/2014 - 13h35
AINDA BEM QUE EU NÃO SEI NADA A RESPEITO DESTES LIXOS… SEI ALGO É ATRAVES DO BLOGs… VEJA/GLOBO/FOLHA/ESTADÃO E ETC, SÃO LIXOS NÃO RECICLAVEIS…
Miriam Maffei
29/04/2014 - 12h51
ishiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Luciano
29/04/2014 - 09h06
Olha Miguel! O pessoal do blog da Petrobras resolveu trabalhar! Alguém do governo deve estar lendo O Cafezinho:
http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/despesas-com-pasadena-respostas-ao-globo.htm
http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/refinaria-de-okinawa-respostas-ao-valor-economico.htm
http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/oleoduto-ocp-respostas-a-revista-veja.htm
http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/disputa-judicial-entre-petrobras-e-astra-respostas-ao-globo.htm
http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/posicionamento-sobre-gastos-com-a-refinaria-de-pasadena.htm
Daniel
29/04/2014 - 00h38
Depois de ver joaquim barbosa e as outras HIENAS rindo e debochando de Lula na Folha, CHEGA. é a gota dágua. Hora de pegar em armas e acabar com essa palhaçada.
Ailton CdC
28/04/2014 - 23h03
Lula e sua vida é história.
AP-470 é estória e como ficção deverá ser recontada. Simples assim!
maria nadiê rodrigues
28/04/2014 - 22h11
LULA DEU MAIS UMA DE CABRA INTELIGENTE, QUANDO DECIDIU ABRIR A BOCA NO EXTERIOR, JÁ QUE A IMPRENSA BRASILEIRA SÓ O CONDENA. AGORA O JOGO TÁ ABERTO PRO MUNDOOO.
Tania Pasqualini
29/04/2014 - 00h25
FICO IMPRESSIONADA COMO AINDA HÁ PESSOAS QUE CITAM A VEJA COMO FONTE DE INFORMAÇÃO…
Genario Araujo
28/04/2014 - 21h23
Digo sempre: o bombardeio da imprensa manipulada e dos partidos da privataria, vai terminar em uma grande “bufa de véio”, fumaça apodrecida contra eles mesmos.
Dilma será reeleita contra tudo e contra todos da elite e da imprensa manipulada e para continuar construindo o Brasil que nós estamos vendo.
sylvio costa
28/04/2014 - 20h48
Só uma coisa me incomoda, porque esta sonegação da Globo não vem á tona, o que falta a Receita Federal para tirar isso a limpo?
Teo Ponciano
28/04/2014 - 20h42
Invasão de coxinha troll.
O PT tá acabando sim. Acabando com a paciência da direita tacanha e conservadora.
Quando aprenderem a pensar política sem preconceito e bile descobrirão que não existe Nação sem Povo.
Talvez o ar que se respira no rola-bosta lhe façam melhor.
Hugo De Oliveira Assis
28/04/2014 - 23h29
O que a veja fala, não se escreve.
Marcelo
28/04/2014 - 19h58
Ok. Que maravilha! Mas o que o PT vai fazer? O que a Presidente Dilma, que foi legitimamente eleita pelo POVO brasileiro vai fazer? Vai continuar com medo da Globo? Vai continuar deixando a Globo comandar o pais?
Eu votei na Dilma, mas nunca pensei que ela iria jogar fora todo o trabalho e conquistas do governo popular do PT.
Miguel do Rosário
28/04/2014 - 20h04
Boas perguntas. Tenho repetido isso com bastante ênfase no blog.
Scan
28/04/2014 - 23h47
E, pelo visto, recebe tantas respostas quanto nós, né?
Até hoje só recebi uma resposta da Dilma: um agradecimento pelo votos de “feliz aniversário” que lhe enviei.
O único que não precisava…
nilo walter
28/04/2014 - 19h49
Metrô, falta de água, Petrobrax, CVRD etc não passam de traques dde S.João para certas pessoas . Essa atitude de JB é um perigo para a nação .A lei deve ser igual para todos. Até os extraterrestres sabem que a grana do 470 é oriunda do D.dantas que foi carimbaddo pelo FHC como genial .Tomara que os petistas nas CPIs sejam inflexíveis .Ao inimigo não se apertam as maõs pois pode-se perder as mesmas .
A História não perdoa . JB está incluido entre os mentirosos maiores do STF . Ou fita sem áudio não é inverdade ?
Cafézinho, os cães ladram e a caravana passa triunfante .
Explico logo que não sou e nunca fui petista . Sou brasileiro .
Alberto Martins Soares
28/04/2014 - 22h39
Ah, tá, a Veja… SIC
enganado
28/04/2014 - 19h37
Repito: A que Senhores obedece o sr. JB? Se começarmos a procurar pela/na Rede Globo, logo logo encontraremos a resposta!
O Cafezinho
28/04/2014 - 22h28
Pois é, pelo vídeo vê-se que é mentira da Veja (que novidade). A repórter fala de homens de confiança, e Lula responde que a questão não era essa, e sim que a história está mal contada.
Igor Cananéa
29/04/2014 - 11h16
O problema é que ele diz “Não se trata de gente da minha confiança”. No contexto da entrevista, pra mim fica claro que ele quis dizer “Não se trata de ser gente da minha confiança”. Fora de contexto, realmente parece que ele está dizendo que não os conhece.
O mais legal é o augusto nunes dizer que “Os telespectadores portugueses e brasileiros então ouviriam Lula dizer que não sabe direito quem é José Genoino, acha que Delúbio é nome de rio e conhece José Dirceu só de vista.”
Daniel Américo
28/04/2014 - 22h09
No site da Veja a informação que se dá dessa entrevista é que o Lula deixa a entender que não conheceu o Genoino e que conheceu o Dirceu só de vista