Vai vendo. Bem antes do Lula, o Cafezinho tem defendido que a Petrobrás use o blog e seja transparente. Os documentos de Pasadena já deviam ter sido publicados há tempos no blog, ao invés de aparecerem trechos vazados para a imprensa partidária.
E agora um juiz do Paraná, tucano com certeza, pede os documentos, os quais Foster entrega imediatamente. É óbvio que virão novos vazamentos seletivos, que só serão neutralizados se Foster usar o blog da companhia e publicar tudo por lá, evitando a manipulação da informação.
Cadê o blog, Foster?
*
Petrobrás apresenta documentação da refinaria em Ordem Judicial
sex, 11/04/2014 – 17:28
Jornal GGN – Em resposta imediata, a Petrobrás já apresentou a documentação solicitada pela Ordem Judicial “referente a uma específica contratação”, de acordo com uma nota publicada agora há pouco pela Petrobras. Trata-se dos documentos de contratação da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos – alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado, que já foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), mas que ainda aguarda aprovação no Plenário do Senado.
A presidente da Petrobrás, Maria das Graças Silva Foster, recebeu os três agentes da Polícia Federal e um delegado, em sala de reunião. A presidente acionou, imediatamente, a gerência jurídica da estatal para tomar as providências solicitadas pela Ordem Judicial.
Graça Foster também foi convocada pelo Senado, na próxima terça-feira (15), para ser ouvida em audiência pública conjunta das Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). A iniciativa de organizar a reunião foi do presidente da CAE, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que disse que a presidente da Petrobras tinha o desejo de conversar com os senadores.
Até o momento, foi aprovado pela CCJ o texto da base governista para a CPI da Petrobrás – que adiciona investigações sobre os metrôs de São Paulo e sobre o Porto de Suape – em votação simbólica, com clima de tensão.
A reunião, na última quarta-feira, correu entre argumentos divergentes. A bancada oposicionista, com a mesma justificativa levada ao Supremo Tribunal Federal – que invocou a jurisprudência de esfera do Judiciário para protocolar um mandado de segurança, a fim de garantir a instalação da CPI para investigar exclusivamente a Petrobrás – afirmando que fere o direito da minoria de fiscalizar o governo. A bancada governista, alegando que o pedido de CPI solicitado pela oposição trazia fatos desconexos.
Mas a Comissão acatou o entendimento do relator, presidente do Senado, Renan Calheiros, de que uma CPI pode tratar de fatos diversos, havendo jurisprudência no Supremo Tribunal Federal e na Lei das CPIS (Lei 1.579).
Leia a nota oficial da Petrobrás:
Comunicado à Imprensa
A Petrobras recebeu hoje (11/4) e cumpriu imediatamente Ordem Judicial para entregar documentação referente a uma específica contratação.
A Ordem Judicial foi expedida pela Seção Judiciária do Estado do Paraná.
Um delegado e três agentes da Polícia Federal foram recebidos pela presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, em uma sala de reunião. Imediatamente, a presidente acionou a Gerência Jurídica da companhia para tomar todas as providências, com vistas ao cumprimento da Ordem Judicial.