Eu tinha ficado um pouco triste com um twitter de um coleguinha jornalista, que trabalha na grande imprensa mas é gente boa, falando que os “cadernos especiais” sobre a ditadura que os jornalões publicaram nos últimos dias são mais importantes que as críticas ao apoio da imprensa à ditadura.
Tolice sem tamanho! Eu acho ótimo que os jornalões publiquem cadernos especiais, mas isso não exclui a importância de resgatarmos o crime histórico da imprensa brasileira, que se uniu em prol dos interesses não do Brasil, mas do imperialismo, não da democracia, mas da ditadura, não dos direitos humanos, mas da truculência.
Agora, enfim, tenho uma resposta ao coleguinha. Esse vídeo com a manifestação de estudantes da USP, meu amigo, vale mais que todos os “cadernos especiais” sobre a ditadura da grande imprensa. Porque é uma manifestação de coragem, enfrentamento e feita com dor sincera por um cidadão brasileiro, Antônio Carlos Fon, que lutou contra a ditadura e foi preso e torturado pelo regime. E dos estudantes que o apoiaram, é claro!