É importante entender que as questões políticas e ideológicas também afetam a economia. A direita venezuelana, enquanto esteve no poder, jamais permitiu que o comércio entre Brasil e Venezuela se aprofundasse. Apenas com a ascenção do chavismo, o Brasil conseguiu abrir este mercado para seus produtos.
O golpismo atual da oposição a Maduro, da mesma forma, poderá causar grandes prejuízos econômicos ao Brasil, porque seus patrocinadores querem redirecionar a corrente de comércio venezuelana de volta para os Estados Unidos.
Examinem gráfico abaixo, preparado por nosso colega de twitter, @politica_santos. Se as letras ficarem muito pequenas, cliquem sobre ele para vê-lo em tamanho maior.
Marcelo Pinheiro
08/03/2014 - 18h28
E a direita brasileira é pró-Brasil?
Celso Orrico
08/03/2014 - 17h59
Miguel, gostaria de saber sua opinião como Jornalista sobre essa articulação da mídia “global” latino americana em decidir publicar artigos e reportagens da mídia venezuelana nos dos diversos países inclusive no nosso..não lembro de uma articulação desse nível contra um Governo legitimamente eleito por essas bandas..
Heitor
08/03/2014 - 16h27
“A verdade é dura, a Globo apoiou a ditadura.”
Ou seja, tanta a direita Venezuelana quanto a Brasileira, são filhotes dos EUA.
Fabio Costa
08/03/2014 - 16h19
Perfeito, Miguel e @politica_santos.