Menu

Brasil 2,5 X 0 Urubus

O crescimento do PIB em 2013, se se confirmar a prévia do Banco Central, está de bom tamanho.

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O crescimento do PIB em 2013, se se confirmar a prévia do Banco Central, está de bom tamanho, considerando os percalços da economia mundial. Os catastrofistas perderam mais uma.

*

Economia cresce 2,52% em 2013

Daniel Lima – Repórter da Agência Brasil Edição: José Romildo

O Banco Central (BC) divulgou hoje o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). Pelo índice, a economia em 2013 cresceu 2,52%. É importante observar, no entanto, que o índice oficial de crescimento da economia do ano passado só deverá ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no fim deste mês.

Se for considerada a dessazonalização do índice, ou seja, sem efeitos momentâneos do período, o resultado foi ainda melhor. Pelo IBC-Br, o PIB brasileiro cresceu 2,57%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar como está a evolução da atividade econômica brasileira. O índice incorpora informações sobre o nível da atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária. O acompanhamento do indicador é considerado importante pelo BC para que haja maior compreensão da atividade econômica.

PIB é um indicador para medir a atividade econômica do país. Quando há queda de dois trimestres consecutivos no PIB, a economia está em recessão técnica. Os economistas costumam dizer que o PIB é um bom indicador de crescimento, mas não de desenvolvimento, que deveria incluir outros dados como distribuição de renda, investimento em educação, entre outros aspectos.

O PIB pode ser calculado de duas maneiras. Uma delas é pela soma das riquezas produzidas dentro do país, incluindo nesse cálculo empresas nacionais e estrangeiras localizadas em território nacional. Nesse cálculo entram os resultados da indústria (que respondem por 30% do total), serviços (65%) e agropecuária (5%). Entra no cálculo apenas o produto final vendido. Exemplo: uma geladeira e não o aço utilizado em sua fabricação. Assim, evita-se a contagem dupla de bens industriais.

batatas

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Edson

17/02/2014 - 11h21

Acordem! Estão manipulando o PIB para baixo!

Danilo Rocha Furst

14/02/2014 - 18h31

Não adianta crescer o número de empresas de indústrias de investimentos extrangeiros se o trabalhador continuar ganhando pouco

Danilo Rocha Furst

14/02/2014 - 18h28

O Lula é foda mesmo. Não adianta enriquecer somente empresários, tem que fazer a distribuição de renda, pagar bons salários aos trabalhadores.

    Ailton C

    15/02/2014 - 12h29

    Lula? Endoidou cara!

C.Acácio

14/02/2014 - 15h24

O PIB cresceu mais de 100%… É verdade , em relação ao período anterior , que bateu 1%. Imaginem esses dados nas mãos do PIG com um governo aliado , seria um escarcéu. Mas esse valor incomodou , incomodou tanto , que já estão vaticinando uma recessão para 2014…

André Pieroni

14/02/2014 - 15h38

Lula ao NYT: crescer como a China, com salários baixos? Não, senhor

http://tijolaco.com.br/blog/?p=14009

Regina Salomão

14/02/2014 - 14h26

e só golaço!


Leia mais

Recentes

Recentes