Da série: a crise se aprofunda!
Unilever vai ampliar investimentos no Brasil
Por Maria Cristina Frias, na Folha.
A Unilever vai aumentar os investimentos que faz anualmente no Brasil e alocar cerca de € 500 milhões (aproximadamente R$ 1,65 bilhão) nos próximos três anos, disse à coluna Harish Manwani, COO da companhia, durante o Fórum Econômico Mundial, encerrado ontem, em Davos.
O grupo anglo-holandês foi um das cinco multinacionais que tiveram reunião individual com a presidente Dilma Rousseff na cidade alpina na sexta-feira passada.
As outras companhias foram Saab, AB InBev e Novartis, além do Bank of America Merrill Lynch.
O montante citado de investimentos não inclui os recursos para marketing e será aplicado em uma fábrica e na expansão da capacidade de produção, em especial, de desodorantes, detergentes líquidos e sorvetes.
“Nosso investimento tem sido de 3% a 4% do total de receitas por ano, mas será maior nos próximos anos com a alocação desses recursos”, disse.
“Cerca de 57% do nosso resultado global vem de países emergentes”, disse, sem dar números relativos ao Brasil, que é o segundo maior mercado, apenas atrás dos EUA.
A empresa sentiu o aumento das taxas de juros no Brasil em 2013, mas diz que o resultado final foi muito bom.
“Para nós, é importante ter um crescimento constante. Apesar das dificuldades citadas [com juros, logística e regime tributário], posso lhe dizer que tivemos um crescimento sólido de dois dígitos.”
Indagado se uma eventual volatilidade em razão das eleições preocupa, respondeu que o seu foco não é de curto prazo.
“Problemas temos em vários países e há aqueles com desemprego, que não crescem”, afirmou.