O declínio do Jornal Nacional

A perda de audiência é um fenômeno natural para a Globo. As pessoas se cansam, querem novidades. A internet chegou para mudar tudo. O triste é que a Globo está perdendo audiência sem ganhar nada em dignidade. Ao contrário, o seu jornalismo continua flertando com o pior tipo de golpismo midiático, querendo impor seus candidatos através de manipulações espúrias.

Boa noite pra quem?

JN cai 18% sem Fátima Bernardes e tem o pior ano da história


William Bonner e Patrícia Poeta na bancada do JN: jornal caiu 10% ao ano no Ibope em 2012 e 2013

Por DANIEL CASTRO, em 11/12/2013 · Atualizado às 06h30
NO UOL

Dois mil e treze vai ser o pior ano da história do Jornal Nacional. O principal telejornal do país vai fechar o ano com média de audiência em torno dos 26 pontos na Grande São Paulo, referência do mercado publicitário. Pelo segundo ano consecutivo, o JN ficará com médias inferiores a 30 pontos.

Em dez anos, o Jornal Nacional acumula uma perda de quase um terço de sua audiência. Mas foi nos últimos dois anos que essa queda se acentuou. Em 2012 e 2013, o telejornal teve perdas anuais na casa dos 10% (18,4% na média dos dois anos). É muita coisa. Desde 2011, William Bonner não dá seu “boa noite” para mais da metade dos brasileiros com televisores ligados (share). A queda coincide com a saída de Fátima Bernardes e a entrada de Patrícia Poeta, no final de 2011. Veja o gráfico:

Dezembro de 2013 também deverá ser o pior mês de todos os tempos do Jornal Nacional. O noticiário da Globo sofre com o mau desempenho de Além do Horizonte. O gráfico abaixo mostra que quanto maior a audiência da novela das sete, maior a do JN. Mas se a novela das sete não vai bem, o JN cai.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.