O IBGE acaba de divulgar os números do PIB para o terceiro trimetre, e não são bons. O PIB caiu 0,5%, puxado sobretudo pela agricultura, que está na entressafra e recuou 3,5% e pelos investimentos, sabe-se lá porque, que retraíram-se em 2,2%.
Governo e analistas privados avaliam que parte da queda foi causada pela revisão para cima dos índices anterioes. E que o quarto trimestre deve trazer um índice bem melhor, com a entrada da safra nova de grãos e aumento dos investimentos ao final do ano.
Agora, é aguentar a artilharia dos urubus, que devem passar o resto da semana soltando rojões de felicidade, e esperar, pacientemente, a recuperação dos índices até o fim do ano.
O importante é registrar que o consumo das famílias apresentou um bom crescimento, de 1%, e que a indústria se manteve firme, com crescimento de 0,1% sobre o trimestre anterior.
A comparação com o trimestre do ano anterior, porém, é bem mais positiva. Quase todos os subitens apresentam crescimento, com exceção da agropecuária, que já é tão grande e pujante no país que não faz tanta importância cair um pouco.
No setor onde eu atuo, serviços de informação, por exemplo, houve crescimento 4,6% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Ou seja, as assinaturas que entraram no blog ajudaram a economia nacional! O setor de transformação também cresceu na comparação anual: 1,9%.
No geral, o PIB cresceu 2,2% no terceiro trimestre, comparado ao ano anterior. Nada mal.