O IBGE acaba de divulgar os números do PIB para o terceiro trimetre, e não são bons. O PIB caiu 0,5%, puxado sobretudo pela agricultura, que está na entressafra e recuou 3,5% e pelos investimentos, sabe-se lá porque, que retraíram-se em 2,2%.
Governo e analistas privados avaliam que parte da queda foi causada pela revisão para cima dos índices anterioes. E que o quarto trimestre deve trazer um índice bem melhor, com a entrada da safra nova de grãos e aumento dos investimentos ao final do ano.
Agora, é aguentar a artilharia dos urubus, que devem passar o resto da semana soltando rojões de felicidade, e esperar, pacientemente, a recuperação dos índices até o fim do ano.
O importante é registrar que o consumo das famílias apresentou um bom crescimento, de 1%, e que a indústria se manteve firme, com crescimento de 0,1% sobre o trimestre anterior.
A comparação com o trimestre do ano anterior, porém, é bem mais positiva. Quase todos os subitens apresentam crescimento, com exceção da agropecuária, que já é tão grande e pujante no país que não faz tanta importância cair um pouco.
No setor onde eu atuo, serviços de informação, por exemplo, houve crescimento 4,6% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Ou seja, as assinaturas que entraram no blog ajudaram a economia nacional! O setor de transformação também cresceu na comparação anual: 1,9%.
No geral, o PIB cresceu 2,2% no terceiro trimestre, comparado ao ano anterior. Nada mal.
Paulo De Mattos Skromov
04/12/2013 - 17h05
cresceram indústria e serviços, mas a sazonalidade do agro-negócio de commodities, que tem peso maior no PIB do que a industria manufatureira, procovou a queda relativa. Mas o dado essencial é que, apesar do trimestre o desempenho dos ultimos doze meses foi de crescimento acima da grande maioria das grandes economias: 2,3%.
Fabio Sievert Jr.
03/12/2013 - 19h12
Boa parte desses ‘urubus’ estão nas hostes do PT! Ta cheio d neguinho la torcendo pra Dilmalandra quebrar a cara e pedir o VOLTA LULLA! Sei q isso nao eh novidade pra ninguem…
Gustavo
04/12/2013 - 18h08
quem seria seu escolhido? FHC, Serra, Aécio, Marina, Campos ou JB?
Lulu Pereira
03/12/2013 - 17h25
Qual é a razão? Se o resultado é por crise no agronegócio, será um bom sinal para o Brasil e seremos obrigados a investir em agroecologia, agrofloresta, agricultura familiar, orgânica, seremos mais saudáveis e felizes.
Marmelo Melo
03/12/2013 - 15h58
nossa! o corpo das manchetes vai aumentar! letras garrafais.