Menu

O STF pôs a culpa em Mame

Assim como nunca houve uma mulher como Gilda, nunca houve um julgamento como esse.

9 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

“Nunca houve mulher como Gilda”, era o slogan do famoso clássico noir de Charles Vidor. Quando Rita Hayworth aparece numa boate de Buenos Aires, bêbada, alegre e cheia de más intenções, cantando Put the blame on Mame, entende-se facilmente o sentido da frase.

Sem saber como abordar a patacoada final do STF, num julgamento com tantos furos, decidi me aproximar do assunto usando a letra da canção de Allan Roberts e Doris Fisher, feita especialmente para a personagem de Rita, a “ultimate femme fatale” Gilda.

Até porque pode-se dizer que “nunca houve um julgamento como o mensalão”.

Put the blame on Mame (Ponha a culpa em Mame) cita as grandes catástrofes naturais dos EUA. Num jogo irônico, o narrador diz que a verdadeira culpada de tudo é Mame, uma mulher tão atraente que seus beijos causam incêndios espetaculares, suas recusas produzem terríveis nevascas, e quando ela dança ocorrem assassinatos e terremotos.

Me parece ser justamente o que a mídia tentou fazer nesse julgamento. Procurou-se, a todo custo, transformá-lo no bode expiatório de séculos de corrupção e desequilíbrio judicial. Assim como na canção, porém, criou-se uma caricatura.

E a montanha pariu um rato. Depois de sete anos de campanha pesadíssima para condenar os “mensaleiros”, qual foi o resultado?

O resultado foi: condenou-se os “mensaleiros”.

Mas não houve nenhuma comoção nacional.

Ao contrário, viu-se um espetáculo deprimente, com o presidente do STF, Joaquim Barbosa, protagonizando a mais vergonhosa performance da história da instituição: xingando o plenário, xingando seus pares, xingando o procurador-geral.

A tentativa de colar no PT a pecha de o partido mais corrupto de todos falhou desde que se descobriu o mensalão tucano, anos atrás, e a eclosão de sucessivos escândalos partidários de lá para cá, envolvendo a oposição.

Tivemos o mensalão do Distrito Federal, liderado pelo próprio governador, José Roberto Arruda (DEM). Mais tarde, um dos principais verdugos do PT, inclusive durante os inquéritos parlamentares que tratavam do mensalão, o senador Demóstenes Torres (DEM), se viu desmascarado como um bandido aliado ao bando de Carlinhos Cachoeira.

Descobriu-se que a Veja participava dos esquemas de Cachoeira. E com elas, todos os grandes jornais.

Descobriu-se que a Globo cometeu uma fraude milionária contra a Receita Federal.

Veio o escândalo do trensalão tucano paulista. E agora o Brasil assiste, estarrecido, o desbaratamento de uma quadrilha de fiscais da prefeitura de São Paulo, responsável por desvios superiores a meio bilhão de reais.

O grande incêndio de Chicago de 1871, o terremoto que arrasou São Francisco em 1906, e a tempestade de neve em Nova York de 1988, foram causados por Dirceu e mensaleiros?

Sim, diz a mídia, dançando sensualmente no meio do salão: a verdade é dura. Mame é culpada de tudo.

As pessoas assistem, fascinadas, a performance de Gilda. Batem palmas. Só que uma quantidade crescente sabe que nada disso faz sentido.

Porque não foram reunidas provas suficientes. Por isso a insistência num suposto simbolismo da condenação e prisão dos réus.

“Pela primeira vez, o STF está condenando ricos e poderosos”, repete a Globo, em seus editoriais, numa inacreditável manifestação de cinismo.

O resultado da Ação Penal 470 enseja uma interpretação oposta daquela ventilada pela mídia. Na verdade, testemunhamos, mais uma vez, que somente os amigos dos poderosos da mídia conseguem se salvar da prisão. Aqueles que a mídia considera adversários são perseguidos até os confins do mundo. E, no Brasil, os principais adversários da mídia são políticos ligados ao trabalhismo. Vargas, Jango, Lula e Dirceu. Os barões da mídia brasileira só aceitam o esquerdista inofensivo, purista, cheio de idealismo acadêmico. O revolucionário cuja maior vitória política é publicar um artigo na Ilustríssima.

No entanto, a ação midiática para botar na prisão os “mensaleiros”, na minha opinião, saiu cara demais.

Foi uma vitória de Pirro. Sim, porque o objetivo da mídia era derrotar Roma, ou seja, derrubar o PT, mas terá que se contentar com derrubar somente algumas casas no monte Quirinal: a prisão de Dirceu, Genoíno, João Paulo Cunha e Pizzolato. O PT cresceu, ganhou a principal prefeitura de São Paulo e pode ganhar, em 2014, mais quatro anos de governo federal.

Num último ato de arbítrio, e mais uma vez rompendo com a jurisprudência, Joaquim Barbosa conseguiu impor a prisão antes da hora aos réus.

Mas a que custo? A imprensa brasileira produziu uma ficção para si mesma e para um grupo decrescente de leitores. As suas verdades não estão se expandindo. Em 2005, quando o escândalo explodiu, a mídia ainda exercia uma hegemonia completa.

Não mais.

Se você navegar pela internet e monitorar as redes sociais, verá que há um debate aceso no país. Não há mais um consenso submisso às teses dos barões da imprensa.

Por exemplo, hoje o Globo traz uma notinha positivamente babaca que, na minha opinião, apenas envergonha o jornalismo brasileiro.

ScreenHunter_2935 Nov. 15 12.01

 

Reparem como o jornal tentou cercar Pizzolato e se deu mal. Encontrou uma vizinha que o elogiou e, não satisfeita, ainda mostrou ao repórter a revista Retrato do Brasil, que traz uma série de reportagens que demolem o julgamento do mensalão. Mas o Globo, com o mau caratismo habitual, não se aprofunda. Apenas desqualifica levianamente a revista mostrada pela vizinha: “a publicação diz que o processo do mensalão é uma criação da mídia e que a decisão de o BB não ter contrato para operar o Visanet é de 2001.”

A distorção da Globo é tosca, tanto que não dá nem para entender. O título é ambíguo e equivocado: “Pizzolato e sua versão do golpe na Visanet”. A versão não é de Pizzolato, e sim da revista Retrato do Brasil. Para Pizzolato, não é uma versão, é o fundamento de sua defesa, com base em documentos que, aliás, o Globo sequer menciona.

Esse papel ridículo da imprensa tende a se aprofundar cada vez mais, porque uma mentira puxa a outra. Por quanto tempo a Globo acha que conseguirá bloquear a informação de que o dinheiro da Visanet, por cujo desvio se acusa Pizzolato, acabou, na verdade, nas burras da própria Globo?

Os advogados dos sócios da DNA reuniram documentos que provam que a campanha da Visanet foi regularmente realizada, com distribuição dos recursos para veículos de mídia, conforme se pode ver na tabela seguinte.

Principais grupos de mídia que receberam os recursos da campanha do BB/Visanet no ano de 2004:

O Grupo Globo recebeu, portanto, R$ 5,5 milhões da Visanet, na campanha publicitária feita pela DNA em 2004, usando o mesmo dinheiro que, segundo Barbosa, teria sido desviado.

Por quanto tempo a Globo acha que vai esconder que o regulamento do Fundo Visanet deixa bem claro que aqueles recursos eram privados? Eles não saíam da caixa do BB, nem do Tesouro. Tanto que o BB não abriu nenhum procedimento para recuperar o dinheiro perdido. Porque ele entende que não o perdeu, pois a campanha de publicidade foi realizada, incluindo aí o patrocínio a um congressos de juízes do qual participaram os ministros do STF.

Relatórios da auditoria interna do BB, em diversos momentos, sempre reafirmaram que os recursos do Fundo Visanet não pertencem ao BB e, portanto, não constituem dinheiro público.

08-11-imagem-dct-AP

 

O problema do julgamento da Ação Penal 470 é que se trata de uma denúncia inepta, que a pretexto de condenar supostos crimes de caixa 2 do Partido dos Trabalhdores e legendas aliadas, atropelou os autos e o devido processo legal. Não estou dizendo que os réus são inocentes. Ninguém é inocente. Há setores da esquerda que vêem no mensalão a oportunidade de um acerto de contas com as divergências ideológicas e política para com o PT e, sobretudo, com a teses de José Dirceu.

Isso não é democrático, nem honesto, nem ético. Acerto de contas político tem de ser feito pelo debate político, e não através de condenações sem provas.

A mesma coisa vale para a teoria, também aventada em setores da esquerda, de que o PT está pagando pelo caixa 2 que fez na campanha de 2002. Ora, essas pessoas não acompanharam o julgamento da Ação Penal 470? A tese da procuradoria, aceita acriticamente pelo STF, é justamente de que não houve um crime de caixa 2, e sim um grande esquema para corromper deputados e aprovar leis. Só que não se comprovou a compra de votos, e a teoria de que houve desvio dos recursos da Visanet é totalmente equivocada. O dinheiro da Visanet não foi desviado, e não era público.

É tudo tão bizarro, que a acusação sequer se preocupou em sanar uma contradição absoluta. Se os recursos do Visanet foram inteiramente desviados, conforme afirma Joaquim Barbosa, como é que a DNA recebeu Bônus de Volume? O BV é um prêmio que os veículos de mídia pagam às agências de publicidade, e corresponde a um percentual sobre os recursos que os veículos recebem. Ou seja, se os veículos de mídia deram BV à DNA Propaganda é porque eles receberam, devidamente, recursos de uma campanha de publicidade.

Por onde se olha a acusação, se vê furos e mais furos. Nada se encaixa. Se o Brasil quisesse investigar os problemas de caixa 2, tanto na campanha de 2002 como em outras, teria que esquecer essa história ridícula da Visanet, absolver Pizzolato, e sondar as finanças das empresas controladas por Daniel Dantas, que teria sido o grande homem do caixa 2 das campanhas de 2002, tanto para o PSDB quanto para o PT. As grandes empresas costumam agir como a CIA na América Central dos anos 50: apoiavam o governo, de um lado, e os rebeldes, de outro. O que ganhasse, estaria com ela.

É mais fácil, porém, botar a culpa do terremoto de São Francisco na bela e imprevisível Mame. Afinal, não é ela, quer dizer, não é o PT, o culpado de todas as atuais inseguranças vividas pelas empresas de mídia?

Só que a roda da fortuna gira. E a história desse erro judicial, num primeiro momento tão trágica para os personagens diretamente envolvidos, será tratada, no futuro, com a necessária mordacidade daqueles que sentiram, mesmo que apenas indiretamente, a violência de seu arbítrio.

 

 

rita2_opt

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Adilton Jorge Ferreira Cruz

18/11/2013 - 22h28

Cuidado ao invocar o nome de Deus em vão!!!

Esmael Leite da Silva

16/11/2013 - 17h27

Ponham a Culpa Em Mame
Quando a vaca da Sra. O’Leary
Chutou o lampião na cidade de Chicago
Dizem que começou o incêndio
Que arrasou a cidade
Foi a história que contaram
Mas esta é a verdade
Ponham a culpa em Mame,rapazes
Ponham a culpa em Mame
Mame deu um beijo em um forasteiro
E foi este beijo que incendiou Chicago
Por isso ponham a culpa em Mame,rapazes
Ponham a culpa em Mame

Lembram da tempestade de neve em Manhattan
Em 1886
Dizem que o tráfego estava congestionado
E todos estavam em apuros
Foi esta história que contaram
Mas esta é a verdade
Ponham a culpa em Mame,rapazes
Ponham a culpa em Mame
Mame disse ao namorado um “não” tão gelado
Que por sete dias tiveram que tirar a neve
Por isso ponham a culpa em Mame,rapazes
Ponham a culpa em Mame

Quando houve o terremoto em San Francisco
Em 1906
Disseram que foi A Mãe Natureza
Com mais uma de suas brincadeiras
Foi esta história que contaram
Mas esta é a verdade
Ponham a culpa em Mame,rapazes
Ponham a culpa em Mame
Uma noite ela começou a tremer tanto
Que isso provocou o terremoto
Por isso ponham a culpa em Mame,rapazes
Ponham a culpa em Mame

Houve um tiroteio em Klondike
E Dan Magrew morreu
Puseram a culpa em uma
Garota chamada Lou
Foi esta história que contaram
Mas esta é a verdade
Ponham a culpa em Mame,rapazes
Ponham a culpa em Mame
Mame dançou o Hitchee-Koo
E foi isso que matou Magrew
Ponham a culpa em Mame,rapazes
Ponham a culpa em Mame

Flavius Augustus

15/11/2013 - 18h06

[…] Se os recursos do Visanet foram inteiramente desviados, conforme afirma Joaquim Barbosa, como é que a DNA recebeu Bônus de Volume? […]

Então devo presumir que o blogueiro afirma que o ministro Joaquim Barbosa mente para todo o País? É isso mesmo? Então quer dizer que o ministro Joaquim Barbosa inventou tudo? Os argumentos do blogueiro são simplesmente inacreditáveis. A auditoria do Banco do Brasil não tem nenhum valor jurídico. Vale lembrar que o Lulla assumiu a Presidência em janeiro de 2003. Portanto, as auditorias foram feitas já com o comando do PT sobre o banco. Não vale um centavo furado. Como se não bastasse, o blogueiro também sabe que os ministros do STF (e juízes de modo geral) não estão vinculados a qualquer perícia, a qualquer documento apresentado no processo. O convencimento é feito livremente com base em todo o conjunto das provas. Tudo que vocês fazem é manipular, manipular e manipular, assim como acusam a grande imprensa de fazer. Agora, a verdade!: vocês perderam! A Justiça venceu! E nunca mais o PT poderá invocar a ética ou a moralidade para conquistar o poder. Isso foi tirado de vocês para sempre. O Mensalão será uma marca indelével na história do petismo. Glória a Deus por isso! Glória ao Grande Pai! O Senhor diz nas Escrituras Sagradas: a verdade vos libertará! Deus é Grande! Deus é fiel! Deus está sempre do lado daqueles que lutam pela verdade! Glória Deus! Ohhhhhhhh, Glória!

    Miguel do Rosário

    15/11/2013 - 18h37

    Sim, Joaquim Barbosa mentiu. Se a auditoria do BB está errada, então teria que ser refeita, não acha? Mas não foi só a auditora do BB. Foi a auditoria do Tribunal de Contas, foi o Laudo 2828. A manipulação vem da grande mídia, historicamente golpista.

    jd

    15/11/2013 - 20h28

    Orgasmo com Deus. kkkkkk….Hilário! Vocês direitóides desvirtuados são ridículos!

    Anônimo

    18/11/2013 - 22h25

    Cuidado ao invocar o nome de Deus em vão!

Avelino

15/11/2013 - 16h29

É Renato, parece que você entende do que fala.

Caro Miguel e demais

No jogo de luta de classes, ZD e outros petistas, representam perigo.
Os donos do poder, cuidam disso, nos 513 anos.
Quem não tem drone, cassa com STF.

Saudações

Lilana Lima

15/11/2013 - 17h41

É necessário mesmo que alguém dê umas porradas na globo! E isso o Cafezinho faz com maestria!

Chico Melo Melo

15/11/2013 - 15h13

Na verdade, eu não quero falar desse stfzinho midiático, pra não me exceder…


Leia mais

Recentes

Recentes