Menu
, , ,

Pesquisa tucana dá vitória de Dilma no 1º turno

Uma pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pelo PSDB, dá vitória de Dilma Rousseff em todos os cenários. No blog do Ilimar Franco, Globo. PESQUISA TUCANA: A PRESIDENTE DILMA VENCERIA NO 1º TURNO ILIMAR FRANCO 29.10.2013 9h28m O candidato do PSDB à presidência da República, senador Aécio Neves (MG) recebeu ontem pesquisa do Instituto SENSUS que […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Uma pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pelo PSDB, dá vitória de Dilma Rousseff em todos os cenários.

No blog do Ilimar Franco, Globo.

PESQUISA TUCANA: A PRESIDENTE DILMA VENCERIA NO 1º TURNO

ILIMAR FRANCO
29.10.2013 9h28m

O candidato do PSDB à presidência da República, senador Aécio Neves (MG) recebeu ontem pesquisa do Instituto SENSUS que diz que a presidente Dilma venceria hoje as eleições no primeiro turno. O resultado da pesquisa encomendada pelo PSDB confirma pesquisas semelhantes realizadas por outros Institutos. A presidente Dilma venceria com 40,2% das intenções de voto, enquanto Aécio Neves teria 18% e o candidato do PSB, governador Eduardo Campos, obteria 10,6%.

A pesquisa tucana tem uma diferença relevante em relação a outras, a distância mais ampla que separa Aécio Neves de Eduardo Campos. Neste mesmo cenário, 31,3% dos ouvidos “Não Sabem”, “Não Responderam” ou disseram que votariam “Branco” ou “Nulo”. O Instituto SENSUS fez duas mil entrevistas entre os dias 17 e 21 de outubro, em 24 estados. A margem de erro é de 2,2%. E em todos os cenários, a presidente Dilma venceria no primeiro turno.

O SENSUS também submeteu aos eleitores um segundo cenário, no qual substitui o candidato do PSB, colocando em seu lugar a ex-ministra Marina Silva (Rede). Neste caso, também a presidente Dilma venceria no primeiro turno mas o resultado seria mais apertado. Dilma teria 38,2% das intenções de voto, Marina Silva 18,4% e Aécio Neves 17,8%, enquanto 25,8% “Não Sabem”, “Não Responderam” ou disseram que votariam “Branco” ou “Nulo”. Neste caso, os dois candidatos da oposição teriam 36,2%.

O terceiro cenário testado pelo comando do PSDB substitui Aécio pelo ex-governador José Serra. Dilma teria 38,8% das intenções de voto, Serra 18,6% e Eduardo13,3%. A oposição somaria 31,9% das intenções de voto, enquanto 29,4% disseram que “Não Sabem”, “Não Responderam” ou que votariam “Branco” ou “Nulo”.

Por fim, os tucanos testaram um quarto cenário com José Serra e Marina Silva. A presidente Dilma teria 38,2% das intenções de voto, Serra 18,3% e Marina Silva 18%. Outros 25,6% disseram que “Não Sabem”, “Não Responderam” ou que votariam “Branco” ou “Nulo”. A oposição somaria 36,3% das intenções de voto. No caso de um segundo turno, enquanto a presidente Dilma teria 45,2%, Aécio ficaria com 27%, e haveriam 27,9% de indecisos. Na condição de que ambos tenham o mesmo nível de conhecimento, o embate seria mais apertado, com a presidente tendo 41,7%, Aécio 30,2% com 28,1% de indecisos.

aecio_opt

sensus

O gráfico eu peguei no Tijolaço, que faz uma pergunta interessante:

“O Instituto Sensus é aquele que o PSDB pediu e conseguiu que o TSE autorizasse ser investigado, em 2010, por dizer que Dilma tinha empatado com Serra, faltando seis meses para a eleição. Agora, os tucanos o contratam. Quem terá mudado de opinião?”

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marco Espirito Santo

29/10/2013 - 15h01

e o “guloso” Cassio Cunha não vai dizer nada/


Leia mais

Recentes

Recentes