Menu
,

O debate sobre os black blocs

Extraído do blog do Nassif. Por Diogo Costa Mídia oligopólica adorou Black Blocs, não os adora mais. E agora o círculo vicioso se completa. A ‘tática’ afasta as massas, sectariza os Blacs e a população começa a intensificar o repúdio contra as práticas da ‘tática’ anarcoprimitivista. Resumindo, os Blacks foram usados como bucha de canhão […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Extraído do blog do Nassif.

Por Diogo Costa

Mídia oligopólica adorou Black Blocs, não os adora mais. E agora o círculo vicioso se completa. A ‘tática’ afasta as massas, sectariza os Blacs e a população começa a intensificar o repúdio contra as práticas da ‘tática’ anarcoprimitivista. Resumindo, os Blacks foram usados como bucha de canhão contra o PT (a orquestração da direita sempre foi neste sentido). Se não mais servirem para isto, na visão da direita, serão penalizados pelos que ontem os aplaudiam. Previsível.

Do blog do Zé Dirceu

Mídia: do glamour à condenação dos black blocks

Por Zé Dirceu

Uma pesquisa Datafolha sobre a atuação dos black blocs revela que 95% dos paulistanos desaprovam os seus métodos e 76% julgam que as manifestações tornaram-se mais violentas do que deveriam ser.

Vejam que foi preciso uma pesquisa de opinião pública sobre os black blocks e seus métodos para que alguns colunistas, articulistas e grande parte da mídia os condenassem agora, de uma forma um tanto covarde, já que há algumas semanas os endeusavam e os rodeavam de glamour e romantismo.

É bom lembrar que grande parte da mídia os incensou, estimulou e defendeu, quando ainda sonhavam que os black blocks seriam uma tropa de choque contra a esquerda e o PT, e contra os nossos governos.

O grave nas ações dos black blocs é que apoio às manifestações vem despencando: os 89% de apoio obtidos em junho caiu para 74% em setembro, e chegou agora a 66%. E pior: em São Paulo, o apoio da população à ação das PMs aumentou e empatou com a condenação dos métodos violentos de repressão utilizados.

Segundo o Datafolha, 42% dos entrevistados acreditam que a polícia se excedeu, ante os 42% que consideram o grau deviolência policial adequado e os 13% que acreditam que a polícia deveria ser mais violenta.

A pesquisa também revela que os apoiadores das manifestações estão entre os mais ricos: 80% dos que têm renda familiar mensal acima de 5 a 10 salários mínimos afirmam apoiá-las. O mesmo índice – 80% – aparece entre os que ganham mais de 10 salários mínimos. Entre os que têm renda familiar mensal de até dois salários mínimos, o índice de apoio cai para 54%.

Em suma, os riquinhos adoram as manifestações e as apoiam, desde, é claro, que não sejam contra eles, nem contra seus privilégios, sua riqueza, propriedades e modo de vida… Sinal dos tempos.

black_blocs

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luiz

29/10/2013 - 22h16

Pior do que isso, agora os colunistas da Folha colocam os black blocks como produto da esquerda em geral, ou seja, endeusando ou demonizando, o grupo continua sendo usado como instrumento de ataque da direita


Leia mais

Recentes

Recentes