No mesmo dia em que Marina Silva e Eduardo Campos celebravam seu casamento, circularam notícias de que a agora aliada de Ronaldo Caiado havia feito um desabafo durante a madrugada:
“A minha briga, neste momento, não é para ser presidente da República, é contra o PT e o chavismo que se instalou no Brasil – disse Marina.”
Na mesma reunião, ela faz outra afirmação bombástica:
Marina reclamou muito de perseguição dentro do governo e do PT contra ela. Disse que seria muito pior se fosse para um nanico como o PEN ou PMN.
– Eu seria desossada com muito mais facilidade. Seria tratorada. Eu sei que tem mais de duas mil pessoas pagas com dinheiro público para acabar comigo nas redes sociais – disse Marina.
A grande mídia, naturalmente, adorou, sobretudo a primeira afirmação; a segunda é tão delirante que não colou muito.
De qualquer forma, ambas causaram perplexidade em setores do campo progressista que ainda viam alguma luz em Marina, porque são frases que apenas tínhamos visto na boca de um José Serra, ou demais figuras de baixo calão da direita nacional.
A primeira frase é uma idiotice. No aniversário de um amigo, sábado à noite, meus amigos riam e rebatiam: “poxa, quem dera que o governo do PT fosse chavista!”
A segunda frase é uma infâmia, uma irresponsabilidade. Numa democracia, qualquer um pode falar o que bem entende, sobretudo no terreno da política, e por isso mesmo a calúnia sempre foi entendida, desde os primórdios da democracia, na Atenas antiga, como uma das maiores ameaças à liberdade.
Aristóteles, em sua obra Política, explicava que: “É preciso (…) impor um freio à audácia dos caluniadores, impondo fortes multas contra aqueles que se aventurarem a fazer acusações mal fundadas”.
Montesquieu, no Espírito das Leis, também reitera, diversas vezes, que a calúnia política é um dos maiores perigos da democracia, justamente porque desmoraliza a liberdade de expressão.
Numa democracia, repito, todo mundo pode falar o que deseja, e isso é bom e todo mundo fica feliz. Mas se essa liberdade for usada, mormente por quem tem acesso aos meios de comunicação (caso de Marina) para fazer acusações mal fundadas, então ela estará agredindo não apenas seus adversários políticos, mas desqualificando o próprio sistema.
No contexto político atual, a acusação de Marina tem um agravante. Ela se soma à campanha da mídia de criminalizar a política. Ao falar que mais de 2 mil pessoas recebem dinheiro público para falarem mal dela nas redes, ela quis dizer que o PT paga dois mil mensaleiros no país. É uma acusação mentirosa e covarde, porque anônima e generalizante. Desqualifica e criminaliza não apenas a política, os políticos e a militância, mas envenena o próprio ambiente de debate. Os militantes que a criticam o fazem porque tem convicções. Marina Silva prestou um serviço sujo à velha mídia, ou seja, jogou contra as suas próprias ideias sobre um novo fazer político, que deveria usar mais as redes, a internet, a mobilização social espontânea.
Só a rede da Marina é do bem? A rede que não lhe rende homenagens é “paga com dinheiro público”?
Marina Silva deu uma contribuição maravilhosa à campanha de criminalização da política. Agora não apenas todos os políticos são “ladrões”; também os militantes são mercenários.
O caso de Marina é grave. Ela ficou psicótica. A acusação de “chavismo” é bem clara; ela incorporou o discurso da mídia contra a esquerda latino-americana e a falácia segundo a qual a Justiça desses países estaria corrompida. É uma falácia porque quando a Justiça alinhava-se à direita, aí se tratava de uma justiça independente e isenta. Quando a mesma Justiça começa a dar alguns ganhos de causa à esquerda, ou simplesmente bloquear os tapetões da direita, aí vira chavista.
É uma falácia típica de quem não compreende o fenômeno democrático. Quando um povo elege um representante, ele expressa um desejo, que envolve todas as instituições. O mesmo movimento que leva o povo a votar em massa em Chávez, também contamina, democraticamente, o Judiciário.
No caso do Brasil, precisamos de mais chavismo. O Judiciário e o Ministério Público ainda são atrelados a valores do passado.
Por isso é tão importante respeitar incondicionalmente a Constituição, e por isso o voto de Celso de Mello a favor dos embargos infringentes foi tão importante. Os reclamos contra excesso de recursos até podem ser válidos, mas mudanças tem de ser feitas pelo Congresso Nacional, após longos debates dos quais participe a comunidade jurídica e a sociedade civil como um todo, e não por decisões casuísticas e autoritárias de um tribunal influenciado opressivamente pela mídia.
O respeito à Constituição permite que juízes, mesmo tendo uma ideologia política (conservador, chavista, o que for), se atenham à letra da lei e respeitem princípios consagrados ao longo de séculos ou mesmo milênios de teoria democrática.
Hoje o Globo revela que ainda não engoliu a derrota dos infringentes, e publica mais um editorial contra os recursos, com argumentos inacreditavelmente hipócritas, falando em justiça para “ricos” e “poderosos”. Se o Globo estivesse interessado em justiça para ricos e poderosos, deveria publicar uma matéria sobre a sonegação de seus proprietários, e mandar seus repórteres investigarem o roubo do processo na Receita Federal. Este caso até hoje não está explicado, e por isso mesmo a ferida continua aberta e purulenta. O escândalo fiscal da Globo virá à tôna com muita força em 2014, quando os Marinho tentarem golpes baixos para influenciar as eleições. Ainda tem muito caroço nesse angu…
A acusação de Marina revela uma pessoa cega pelo ódio, pela inveja, e já contaminada pelo conceito de classe de suas andanças pela Casa Grande. As tertúlias com a herdeira do Itaú, com certeza, devem ser regadas a clichês antichavistas. Mas o povo não entende isso e a esquerda, que tirou Marina do meio da floresta, menos ainda.
Marina jamais poderá fugir ao fato de que ela veio do PT. Foi o Partido dos Trabalhadores que mobilizou recursos, financeiros, políticos, humanos, para elegê-la. Marina nunca usou dinheiro do próprio bolso, porque ela nunca o teve. Não foi o Itaú, nem a Natura, que salvaram Marina de uma vida medíocre no Acre e a alçaram a grande liderança nacional. Foi o PT. Ela terá que conviver com isso durante a vida inteira. Não é por outra razão, que os militantes do PT não engolem Marina. Eles sabem que ela usou o partido como trampolim.
A sua entrada no PSB, por sua vez, representa um mergulho de cabeça numa piscina de incoerência. O PT é um partido cheio de problemas e contradições, e de vez em quando alguém enche o saco e sai do partido. Isso é normal. Todo mundo entendeu quando Marina saiu do PT e entrou no Partido Verde. Ela é ambientalista. Havia uma lógica cristalina e um simbolismo justo na mudança.
Entrar no PSB, contudo, não faz sentido, porque o PSB jamais foi ambientalista. Ao contrário, acaba de receber em suas fileiras ninguém menos que Ronaldo Caiado, o maior inimigo dos ambientalistas do Brasil. E todas as contradições e problemas do PT, o PSB também os tem, e talvez em grau ainda mais avançado, visto que é uma legenda com menos tradição de democracia interna.
Não quero satanizar Marina Silva. Mesmo movida a ódio, inveja e ressentimento, entendo que ela tem algumas boas ideias para o Brasil. Em seu discurso ao lado de Campos, ela falou em aproveitar melhor a energia solar. Concordo inteiramente. Só não concordo que tenhamos de abdicar de hidrelétricas por causa disso. Temos que usar tudo a nosso alcance para nos tornarmos uma nação rica e justa: hidrelétricas, pré-sal, sol, fissão atômica, vento.
Também sou fã da natureza, e acho que o futuro da humanidade é se submeter a políticas ambientalmente sustentáveis.
Só não acho que Marina Silva tenha condições políticas e (agora eu vejo) sequer psicológicas para liderar esse processo.
Luiza Mendonça
08/10/2013 - 20h07
kkkkkkkkkkkkkkk VIGARISTAS!
Luiza Mendonça
08/10/2013 - 20h04
Foi vc!
Helton Braga
08/10/2013 - 15h21
A mascara tá caindo, o projeto de governo dela é uma vingança contra o seu antigo partido , porque quando ela fez besteira no ministério do meio ambiente e foi substituída, ela achou que foi injustiçada, e o seu grande ego, não a deixa enxergar que o Brasil, precisa de pessoas para empurrá-lo para frente e não as que o façam retroceder ao passado. O melhor que ela tinha que ter feito era ter ficado no PT, e retornado para o senado federal, contribuindo com a luta para moralizar essa casa e desentocar os ratos que ali estão escondidos.
Benílson Lázari
08/10/2013 - 13h50
Parece o capeta engasgado com cana! Kkkkkkkk
Vera Pinheiro
08/10/2013 - 12h50
Vergonha!
José Carlos Lima Spin
08/10/2013 - 12h24
Pilotando a bicicleta é o Eduardo Camprilles levando a outra do chavismo para o caiadismo…rsss
Murilo Moreira Ribeiro
08/10/2013 - 12h00
Não só combina, Emília Machado, até rima. Ruralistas, ambientalistas, mas acima de tudo VIGARISTAS …
Jose Espirito Santo
08/10/2013 - 08h07
SÓ TEM UMA PESSOA no MUNDO , que ARRASA A marina quando fala sabe quem É ??? ela MESMA , quando abri a boca se destrói , é a cobra JIBOIA se engolindo a si mesma .
Ligia Malta-Butteux
08/10/2013 - 04h34
Genio!
Neir Porto
08/10/2013 - 03h15
pelo poder eles fazem qualquer coisa. estes 4 juntos no mesmo partido é uma vergonha kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Belotruff Epidemia
08/10/2013 - 03h08
Essa Marina Silva Vice-Presidenta PSB tem cara de doida.
Por favor alguém dá um hospício pra ela comandar.
Julienn Fernandes
08/10/2013 - 02h20
Isso lembra a Heloísa Helena…repetição de padrão… Para deleite da oposição Marina falará por eles.
Marco Silva
08/10/2013 - 02h05
O ódio ao Lula já derrotou antes, está derrotando agora e ainda vai derrotar muitos. Lula é e sempre será o Presidente do povo brasileiro. A oposição brasileira é a melhor oposição que um governo eleito quer em todo o mundo.
Aurelio Araujo
08/10/2013 - 01h41
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Emília Machado
08/10/2013 - 01h27
Ruralista e ambientalista no mesmo partido? Isso combina?
Silvana Felix
08/10/2013 - 00h17
Marina e Caiado, quem imaginava? É o fim do mundo mesmo.
Waldemar Júnior
07/10/2013 - 23h55
Que pena
Carlos Alberto Moliterno
07/10/2013 - 23h39
Salada indigesta…
Sami Besic Nassra
07/10/2013 - 23h26
Quem fez foi o Elliot!!!
Alexandre Soares Maciel Neto
07/10/2013 - 23h14
kkk
Soraya da Silveira Franke
07/10/2013 - 21h58
Time do capeta! Xô coisa ruim!
Olinda Nasser
07/10/2013 - 21h38
kkkkkkkkkkkkk
Carlos Paixão
07/10/2013 - 21h37
A neo liberal e pseudo verde MARINA perdeu a oportunidade de ficar caladinha
Joaquim Facundes Santos
07/10/2013 - 21h21
KKKKKKKKKKK…, tô fora!
Marieta Jorge
07/10/2013 - 21h10
prefiro nao comentar…
Marieta Jorge
07/10/2013 - 21h08
prefiro nao comentar
Fernando Vianna
07/10/2013 - 21h08
Não terá sido a primeira vez que uma notícia mentirosa “circulou muito”. Se a questão era a resposta ao Kennedy, por que não reproduzi-la, em lugar de reproduzir a invencionice d’O Globo? Pela mãe do guarda, que justificativa chinfrim para embarcar no jogo sujo do jornalismo que se condena…
Renato Faria
07/10/2013 - 21h03
Isto aí é uma quadrilha!!
O Cafezinho
07/10/2013 - 21h01
fernando, a noticia circulou muito. o kennedy alencar perguntou diretamente a ela e ela nao respondeu nada
Yvy Brussel
07/10/2013 - 20h55
Rede Fraude e seus aliados comungam os mesmos sonhos
Rogério Lopes
07/10/2013 - 20h33
Por enquanto o Caiado está na fase do namoro com o PSB.
Edilene Nunes
07/10/2013 - 20h31
SHOW D HORRORES…ESSE LIXO GANHANDO OU PERDENDO,SEGUNDO TURNO SE JUNTARÁ A OUTRO LIXO PSDB.
Fernando Vianna
07/10/2013 - 20h21
Assim como O Cafezinho, Pedro Abramovay também embarcou nessa farsa d’O Globo. Abramovay se retratou da divulgação de inverdades produzidas pelo jornalismo vagabundo. Ou ele só é vagabundo quando mente a respeito do PT e do governo?
“Ontem coloquei um post aqui dizendo que gosto da Marina mas que tinha ficado decepcionado com o comentario sugerindo que o PT implantara o chavismo no Brasil. A fonte da declaracao foi uma materia do Globo. Fui informado por fontes muito confiaveis de que Marina nao disse isso. Que isso teria sido dito por integrantes da Rede em reuniao privada. Mas que ela nao disse e nao pensa isso.
Fico aliviado. E peco desculpas por ter sido induzido a erro.
A geracao anterior a minha foi forcada a fazer polticia na logica amigo/inimigo. Somos agora a primeira geracao formada na democracia. Nossa Contituicao democratica acaba de completar 25 anos. Acredito, de verdade, na possibilidade de construirmos um dialogo politico novo, baseado em ideias, aberto a compreensao do outro e ao pluralismo politico.
Por isso defendi, mesmo sem ser integrante da Rede, a importancia da criacao da Rede para a democracia brasileira. E, por isso, fiquei tao chocado ao ver a declaracao de chavismo atribuida a Marina.
A logica do amigo/inimigo esta presente em quase todos os partidos brasileiros (digo quase todos pq tem aqueles que querem sempre ser amigos dos que estao no poder). Construir um novo paradigma de debate politico democratico e’ uma tarefa que cabe a todos que acreditam nas enormes possibilidades da democracia. (desculpem pela falta de acentos )”
https://www.facebook.com/pedro.abramovay/posts/534721979936962
Fernando Vianna
07/10/2013 - 20h19
Mentira: o Caiado não foi para o PSB.
Josias De Oliveira Silva
07/10/2013 - 20h11
cara de pau, passou 30 anos no P T e agora cospe no prato que comeu…ingrata ileitoreira
Felipe Belotto
07/10/2013 - 20h01
O caiado tbm foi pro PSB?
Augusto Pinheiro
07/10/2013 - 19h47
A irresponsabilidade sobe à cabeça..
Emilson Ramos de Carvalho
07/10/2013 - 19h41
FOI POR DESEJAR MANDAR NO PT, QUE TEVE QUE SAIR, É DAQUELAS, QUE SE NÃO FAZEM O QUE DESEJAR, VIRA INIMIGO. sÓ O SUPLICY, CADUCO E DO MARANHÃO, OUTRO GUAL A ELA, DERM APOIO.
Waldecy Carlos Dionisio
07/10/2013 - 19h38
Casamento sem namora nunca deu certo, alguém sempre acaba perdendo a compostura ou a dignidade!
Dâmaris Grün
07/10/2013 - 19h36
éééé
Breno Leal Ferreira
07/10/2013 - 19h34
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dilma-aecio-e-campos-estao-todos-no-mesmo-diapasao-afirma-marina-silva,1012476,0.htm
Breno Leal Ferreira
07/10/2013 - 19h34
Marina, em março: “Qual a diferença se for Aécio Neves, Eduardo Campos ou a Dilma? Tem diferença em relação ao modelo de desenvolvimento? Me parece que até agora todos estão no mesmo diapasão.”
Maria Rosario Moreira
07/10/2013 - 19h27
A Marina tenta com a afirmação, certamente atrair aquela gente que não tem rumo certo e repete as asneiras que lhes incutem na mente “A minha briga, neste momento, não é para ser presidente da República, é contra o PT e o chavismo que se instalou no Brasil – disse Marina.”…
Paulo Jorge Jorge
07/10/2013 - 19h22
A Marina, pelo jeito, ficou louca.
Gilberto Nogueira de Oliveira
07/10/2013 - 19h22
kkkkkkkkkkk
Marleide Leite
07/10/2013 - 19h13
Kkkkkkkkkk
Ana Claudia Muniz
07/10/2013 - 19h12
Muito boa kkkkkkk
Márcio Delgado
07/10/2013 - 19h10
Moralismo seletivo…
Gilberto Nogueira de Oliveira
07/10/2013 - 19h07
Ela acaba ganhando um latifúndio no MS. Mas cá entre nós. Que quarteto horroroso.
Marina Silva Vice-Presidenta PSB
07/10/2013 - 18h57
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=236439233179015&l=4ce07f8d32
edir
07/10/2013 - 17h22
O Duduzinho já botou ela no banco de trás, o que significa isso ? será a segunda no partido e nunca a primeira.
Silvia Bellato
07/10/2013 - 18h56
Etelvina…..
Jonas Bjorkmam
07/10/2013 - 18h46
A marina foi para o inferno, olhas os demônios ai kkkk
Claudio Freitas
07/10/2013 - 18h44
Podiam fazer um meme com aquele cara do history trocando a cara dele pela marina, e dizendo “Chavismo” http://troll.me/images/history-channel/history-channel.jpg
Leonardo Diniz Francisco Santos
07/10/2013 - 18h42
HUAHAUAHUAHUAHUAHUAH Caramba o que que eu te fiz, Claudio Freitas? :'( HEUEHUEHUE
Ademar De Oliveira Filho
07/10/2013 - 18h41
Putz! A Marina Silva mostra com esta filiação as sua reais intenções: O Poder pelo Poder a qualquer preço.
Claudio Freitas
07/10/2013 - 18h41
Leonardo, taí tua musa :P
Rosivaldo Pellegrini
07/10/2013 - 18h40
A vovózinha pegou carona com chapéuzinho vermelho!….kkkkkkkkkk
Lulu Pereira
07/10/2013 - 18h30
Levou
Emilson Ramos de Carvalho
07/10/2013 - 18h13
QUEM PODER LEIA, TÁ NA FOLHA DE SP, DE 07/10.
L. C. BRESSER PEREIRA, FL O QUE A DIREITA, PENS E O PORUQE.
AQUI É UMA PESQUISA:
QUEM VOTARÁ OU VOTARIA, NUM CARA DE PERNANBUCO, TENDO UMA VICE DO ACRE.
AGORA FALO, O CARA DE PERNANBUCO, VENDEU-SE BARATO, PARA COLOCAR A MÃE NO TRIBUNAL DE CONTAS. TRAIU OS IDEIAS DO AVÔ MIGUEL ARRAES.
AGORA FALO, MARINA SAIU DO PT, SABEM: DESEJA MANDAR NO PT DO ACRE O O PESSOAL FALOU NÃO AQUI SÃOS VIANAS, E NO DO BRASIL, AI FALAMOS NÃO, NEM O ACRE ACEITOU, COMO O DO BRASIL IRIA ACEITAR.
ASSIM AMIGOS, FALEM, OPINEM.
VAMOS VÊ O QUE VÂO POSTAR N HORARIO POLITCO, COMO VÃO EXPLICAR ESTE AJUNTAMENTO COM O DM/PSB E O FURTURO REDE, E OS DO FAZENDEIROS DESMATDORES
Flá Ahm
07/10/2013 - 18h09
show de horrores a essa hora do dia? Terei uma indigestão!
Maria Helena S. Araujo
07/10/2013 - 18h09
kkkkkkkk
Eduardo Liguori
07/10/2013 - 17h53
pensar que um dia cogitei apoiar o PSB, mas algo me disse que eles estavam na rota errada (Skaf)
Paulo Sergio Marques
07/10/2013 - 17h46
PQP!! Heráclito Fortes, Caiado, Bornhausen e Marina Silva, me diga com quem tu andas e eu direi quem tu es!
Bruno Nogueira
07/10/2013 - 17h38
Parece que aqui tem o autor: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=172464042942286&set=pb.151976018324422.-2207520000.1381167483.&type=3&theater
Guilherme Gil de Oliveira
07/10/2013 - 17h36
E até Luiza Erundina está nesse meio.
edir
07/10/2013 - 17h25
Agora ela empurra a Erundina para fora da cadeira.
Reinaldo Pellegrino
07/10/2013 - 17h30
Parece um Frankstein com pedaços de corpos de animais não humanos de tão diferentes!!!!!
Luciana Monteiro
07/10/2013 - 17h27
Nunca vi uma dupla de dois tão perfeita: Nhá Blablarina e Nhô Zoinho.
Alice Ines Silva
07/10/2013 - 17h22
LOL
Luiz Oliveira
07/10/2013 - 17h19
Lixos reunidos no mesmo teto. Rumo ao ostracismo politico
Flávio Prieto da Silva
07/10/2013 - 17h18
Aliados ao PSOL em Macapá (clã Capiberibe). Lá o prefeito do PSOL não paga o piso nacional do magistério e as passagens baixaram só por um mês, já voltaram ao valor normal. Estudantes não têm gratuidade integral: pagam 1/2. E ninguém Ocupa Juntos … rsrsr
Claudia de Valnisio
07/10/2013 - 17h18
Kkk!
Fabiano Hollanda
07/10/2013 - 17h18
Socialistas????