Ouviram-se gritos misteriosos no alto de um edifício do Jardim Botânico. Um cidadão que andava pela rua Von Martius, olhou para cima e viu uma mulher, no último andar, contemplando a rua com uma expressão terrível. Pensou em chamar o bombeiro para avisar que haveria um suicídio, mas tinha mais o que fazer e desistiu. Mais tarde, quando chegou em casa e ligou o computador, entendeu o que acontecera.
O IBGE divulgou hoje pela manhã o seu cálculo do PIB no segundo trimestre. O crescimento ficou acima de todas as previsões.
Uma fonte nos conta que o setor de jornalismo econômico do Globo teve que chamar um serviço de urgência psiquiátrica, para tratar dos jornalistas, sobretudo da estrela da turma, dona Miriam Leitão. A colunista estava tão transtornada, que deu um grito de horror à aproximação do psiquiatra, só porque ele usava camisa listrada de azul e vermelho.
“De Cuba, não! Cuba não!”, teria gritado a urubóloga, desesperada.
Vamos aos números.
Observe que o PIB do segundo trimestre, além de crescer robustos 1,5% sobre o trimestre anterior, cresceu 3,3% sobre o mesmo período de 2012. A indústria e investimento (FBCF) cresceram vigoramente, 2,0% e 3,6%, respectivamente. Na comparação com o ano passado, o investimento cresceu 9%.
Confiram os gráficos abaixo e vejam se corresponde ao cenário de terra arrasada apregoado por nossa mídia gótica:
A Folha, apesar dos gráficos, manteve a verve adversativa… Já está virando uma caricatura.