[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]
[/s2If]
[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Nesse post, trago estatísticas e gráficos para mostrar um contraponto ao terrorismo econômico da mídia, sobretudo em relação às vendas no varejo divulgadas pelo IBGE esta semana.
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]
[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]
O IBGE divulgou ontem os números do varejo de fevereiro, e a mídia, naturalmente, usou-os para fazer o terrorismo econômico de sempre. A estratégia está manjada. Vamos tentar trazer um pouco de análise e objetividade ao debate.
O escarcéu todo é porque o volume de vendas do comércio varejista caiu 0,4% em fevereiro, na relação com o mês anterior.
Bem, em primeiro lugar, o mês de fevereiro jamais é um bom parâmetro para a economia brasileira, por vários fatores:
- é quando temos o nosso feriado mais longo, o Carnaval;
- Em vista do feriado prolongado, muita gente aproveita para encaixar com férias;
- indústrias aproveitam para fazer paradas estratégicas, para limpeza, reforma, etc;
- a temperatura atinge o pico em boa parte do país;
- cidades do sul e sudeste enfrentam chuvas e tempestades.
Observe outra coisa. Em termos de receita, o varejo registrou crescimento de 0,6% em fevereiro, na relação com mês anterior, e 7,6% em relação ao ano anterior. No acumulado do ano, a receita do varejo cresceu 10,1% e no acumulado de 12 meses até fevereiro, alta de 11,8%.
Confira agora o gráfico, com a evolução da Receita do Varejo nos últimos meses. As vendas continuam aumentando. As pessoas podem reduzir o volume aqui e ali de algum produto, mas os gastos totais, em dinheiro, continuam crescendo.