O CNI acaba de divulgar a sua nova pesquisa, realizada pelo Ibope, sobre a popularidade do governo federal e da presidente Dilma.
Eu separei três tabelas que esclarecem o principal.Comento depois de cada uma.
A presidente continua um sucesso de público. Isso não é fácil. Veja o caso do presidente do Chile e da Espanha.
O gráfico acima é muito importante para entendermos a conjuntura. Mas tem que ser interpretado. Ele embute toda a mídia popular. O foco de oposição ao governo encontra-se na mídia para classe média, que é a mais influente. Observe que a mídia favorável caiu fortemente, em proporção parecida à ascensão da mídia negativa. A mídia corporativa tem dificuldade para criticar Dilma, por causa de sua boa imagem junto às classes médias, mas ela está se esforçando.
O comparação com o governo Lula revela até que ponto Dilma conseguiu uma popularidade própria, independente de Lula. Nesse momento em que a mídia faz um ataque coordenado ao ex-presidente, é um gráfico importante. E ele mostra que o percentual de brasileiros que acham o governo Dilma melhor que o anterior atingiu seu ponto mais alto, 19%. Somado aos que o acham igual, temos 78% de entrevistados que acham o governo Dilma igual ou melhor o de Lula.
Faça uma assinatura do Cafezinho!