Menu
, , , ,

CNC e HSBC: comércio e indústria estão otimistas

Duas notícias publicadas (sem destaque, claro) no Estadão de hoje ajudam a combater o recente ataque de pessimismo apocalíptico lançado pela grande mídia.

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Duas notícias publicadas (sem destaque, claro) no Estadão de hoje ajudam a combater o recente ataque de pessimismo apocalíptico lançado pela grande mídia. Notícias boas saem escondidas em pé de página. Ruins, viram manchetes garrafais.

Na primeira, o HSBC, que não é exatamente uma instituição petista ou governista, informa que o seu índice industrial para o Brasil em novembro apresentou o maior crescimento em 20 meses. Isso confirma a recuperação da indústria já notada por outras estatísticas e apontada pelas próprias associações de classe do setor.

A outra fala da melhora na confiança do comércio, o que também é um dado positivo.

Em outro post, trarei aqui os dados do IBGE para a recuperação da indústria.

Indicador industrial do Brasil sobe em novembro

Resultado do Índice de Gerentes de Compras reforça a visão de que a recuperação esperada para o fim de 2012 está se materializando, diz HSBC

03 de dezembro de 2012 | 10h 37

Olívia Bulla, da Agência Estado

SÃO PAULO – O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) referente à produção industrial no Brasil, calculado pelo HSBC, subiu para 52,2 em novembro, acima do valor de 50,2 observado em outubro. Leituras acima de 50,0 indicam expansão da atividade e leituras abaixo de 50,0 mostram contração.

Segundo o HSBC, que divulgou o dado nesta segunda-feira, o resultado do mês passado mostra que a “saúde do setor industrial brasileiro melhorou”, pelo segundo mês consecutivo e na taxa mais rápida de expansão em 20 meses. “A produção das indústrias no Brasil se expandiu solidamente e aumentou em novembro em meio a relatos de volumes mais elevados de pedidos recebidos”, comenta o HSBC, em documento.

Para o economista do grupo HSBC no Brasil, Andre Loes, “o resultado do PMI HSBC industrial de novembro reforça a visão de que a recuperação cíclica esperada para o fim de 2012 está se materializando, com altas importantes tanto na produção quanto nas novas encomendas”.

Confiança do comércio aumenta em novembro, diz CNC

Índice de Confiança do Empresário do Comércio subiu 0,5% em novembro, depois de alta de 2,2% em outubro
03 de dezembro de 2012 | 10h 44

Daniela Amorim, da Agência Estado

RIO – O otimismo dos empresários do comércio melhorou em novembro, pelo quarto mês consecutivo. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) subiu 0,5%, após já ter registrado alta de 2,2% em outubro, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O avanço no mês foi provocado, sobretudo, pelo indicador que mede a intenção de investimentos do empresário do comércio, com um avanço de 1,7%. As expectativas para os próximos meses também registraram alta, de 0,5% em relação a outubro. Houve queda apenas na avaliação sobre as condições atuais do setor (-1,0%).

De acordo com a CNC, o ritmo fraco da atividade econômica não afetou as expectativas dos empresários para os próximos meses. Embora tenha havido piora na perspectiva para os estoques, houve aumento na intenção de contratação de novos funcionários e na realização de investimentos.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Julio Cezar Cruzeta (@jcruzeta)

08/12/2012 - 21h15

CNC e HSBC: comércio e indústria estão otimistas – http://t.co/Sp9Adl5g

Under_Siege (@SAGGIO_2)

05/12/2012 - 12h58

?Boas novas, @radioitatiaia ??? CNC e HSBC: comércio e indústria estão otimistas – http://t.co/lnpZDb4c

Messias Franca de Macedo

04/12/2012 - 13h45

‘O DEDO’ ESCOLHEU ERRADO UM CONVIDADO! OU, A IMPORTÂNCIA DO CONTRADITÓRIO! ENTENDA
EPÍLOGO(?!)

*Alexandre Schawarstman [enrubescido e atônito!] – “Eu insisto: os investidores estrangeiros já estiveram mais entusiasmados(!) em investir no Brasil!…” [A defesa despudorada do apetite pelo lucro voraz, exagerado, pernicioso, espúrio, insano…]
*’o economista ligado ao setor financeiro’ – e com viés nitidamente tucano – também afirmou: “O modelo de privatização empreendido pelo governo FHC, por exemplo, no setor das telecomunicações foi um sucesso, um processo muito bem sucedido, exitoso!”

MATUTO ‘BANANIENSE’ – O que ‘o economista do nome difícil’ quer propugnar é a manutenção do “entu$ia$mo” [a oficialização da ganância desumana dos capitalistas(!)] dos (mega)investidores estrangeiros e “nacionais”, ainda que o povo, desmotivado… “Se Fux”!…

LOCAL DO EMBATE: estúdio de uma emissora de televisão do PIGolpista/terrorista/antinacionalista! Programa cujo âncora responde pelo nome de **William Waack, ‘caras & bocas’ quando “o entusiasmo” é “malhar” o governo! [Mais uma vez, os governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, revisor!]
**a bem da verdade, nesta edição do programa, o jornalista William Waack se comportou de forma, digamos, sóbria!… Talvez a presença do doutor Ernesto Lozerdo, o tal do contraditório, “sei lá”!…

ALVÍSSARAS: o catedrático economista brasileiro Ernesto Lozerdo é professor de Economia Internacional da USP!…

BRASIL NAÇÃO – em homenagem ao eminente economista nacionalista Ernesto Lozerdo!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

migueldorosario (@migueldorosario)

04/12/2012 - 09h59

Duas notícias publicadas (sem destaque, claro) no Estadão de hoje ajudam a combater o recente ataque de… http://t.co/4FSk0uK6

migueldorosario (@migueldorosario)

04/12/2012 - 09h59

CNC e HSBC: comércio e indústria estão otimistas http://t.co/lnuVxfhF


Leia mais

Recentes

Recentes