Menu
,

Agenda brasileira, segundo Fernando Rodrigues

Semana terá produção industrial do IBGE na terça, embate entre Congresso e STF na quinta, escândalo Rose Noronha, e repercussão de entrevista com FHC.

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Destaques, na minha opinião:
  • Embate entre STF e Congresso, sobre perda de mandados de mensaleiros condenados (Genoíno, caso mais explosivo). A partir da quinta-feira.
  • Entrevista com FHC para Fernando Rodrigues (chamando Aécio às falas, e defendendo que seja logo candidato).
  • Produção nacional da indústria, segundo IBGE, na terça.
  • Entrevista de Dilma à Regina Casé, a ser exibida no domingo.
  • Repercussões sobre Rose Noronha.

Poder e política na semana – 3 a 9.dez.2012
Por Fernando Rodrigues.

A semana começa com a repercussão das descobertas da Operação Porto Seguro, da Polícia Federal. Não param de surgir indícios de que Rosemary Noronha, demitida do cargo de chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, cometeu vários atos polêmicos quando estava no comando.

Fernando Rodrigues, no UOL

Outros destaques da semana: 1) o STF começa, na 4ª feira (5.dez.2012), a discutir sobre perda de mandatos de mensaleiros condenados (potencial crise com o Congresso); 2) os partidos continuam seus encontros de fim de ano: na 2ª feira (3.dez.2012) será o PSDB; na 3ª feira (4.dez.2012), o PT; e na 5ª feira (6.dez.2012), o PDT; 3) Henrique Alves (PMDB-RN) poderá registrar formalmente o apoio do PSD à sua vontade de presidir a Câmara em 2013; 4) na 5ª e na 6ª feira, Brasília sediará um encontro de cúpula do Mercosul, com participação da Venezuela, mais novo integrante do bloco, e ausência do Paraguai, suspenso.

Além de ser anfitriã do evento do Mercosul, Dilma terá outros compromissos midiáticos nesta semana. Na 2ª feira (3.dez.2012), vai ao Maranhão para promover obras portuárias e participar de evento ao lado da governadora maranhense Roseana Sarney (PMDB). No domingo (9.dez.2012), Dilma aparecerá no “Esquenta”, programa da TV Globo apresentado por Regina Casé. A presidente gravou entrevista para a atração em 22.nov.2012.

Também deve repercutir neste início de semana a entrevista que o ex-presidente Fernando Henrique deu ao “Poder e Política”, projeto do UOL e da Folha. Ele disse que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) deve se lançar já como candidato a presidente da República. Os dois estarão juntos em evento do PSDB em Brasília nesta 2ª feira. Darão coletiva às 12h.

Também na 2ª feira, mas em São Paulo, estarão num outro evento o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), o prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e o reeleito no Rio, Eduardo Paes (PMDB). Será em seminário organizado pelo jornal “Valor Econômico” no WTC Events Center.

Na 3ª feira (4.dez.2012), o Diretório Nacional do PT fará reunião em Brasília. Estarão presentes Zé Dirceu, Genoino e Delúbio Soares, condenados pelo escândalo do mensalão. O partido pretende divulgar crítica formal ao STF e à imprensa.

Também na 3ª o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), filiado ao PT, deve atender ao convite para comparecer à Câmara dos Deputados e fale, entre outros assuntos, sobre a operação Porto Seguro, que revelou o escândalo de Rosemary na Presidência da República.

Na 4ª feira (5.nov.2012), a CNI fará, em Brasília, o Encontro Nacional da Indústria e divulgará balanços e perspectivas do setor.

Na 5ª feira (6.dez.2012), começará o encontro do Mercosul em Brasília. E o ex-presidente Fernando Henrique estará nos EUA para divulgar um filme sobre como combater, sem violência, o uso de drogras.

Na 6ª feira (7.dez.2012), será vez de Lula aparecer no exterior. Ele estará na Alemanha para evento de sindicatos de metalúrgicos do país.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (3.dez.2012)
Dilma no Maranhão – presidente estará com a  governadora Roseana Sarney (PMDB), filha do senador José Sarney. Promoverá obras portuárias em São Luís e irá a uma cerimônia de entrega de medalhas na sede do governo maranhense. Deverá voltar a Brasília por volta de 20h.

Cúpula do PSDB – figurões do partido estarão em Brasília para uma reunião com os prefeitos tucanos eleitos em 2012. Aécio e FHC darão coletiva às 12h no Hotel San Marco. Será uma oportunidade para o mineiro fazer o que o ex-presidente cobrou em entrevista ao UOL e à Folha: assumir publicamente, desde já, que será candidato a presidente em 2014.

Eduardo Campos, Haddad e Paes – governador de Pernambuco e os prefeitos de São Paulo e do Rio estarão em evento do jornal “Valor Econômico” sobre novidades da política. A partir das 11h30 no WTC Events Center, em São Paulo.

Wagner em São Paulo – governador da Bahia, do PT, irá à cerimônia de premiação dos Brasileiros do Ano, Empreendedor do Ano e Personalidade do Ano, da revista “Isto É”. No Credicard Hall, às 19h30m.

Inspeção em delegacias – uma associação de organizações internacionais fará até domingo (9.dez.2012) a Semana de Visitas a Delegacias no mundo todo. O objetivo é avaliar a qualidade do trabalho policial.

Inflação – FGV publica IPC-S.

 

Terça (4.dez.2012)
Cúpula do PT – Diretório Nacional do partido fará reunião em Brasília com participação de Zé Dirceu, Genoino e Delúbio Soares, condenados pelo escândalo do mensalão. Deverão divulgar crítica formal ao STF e à imprensa.

Kassab e a Câmara – o PSD decidirá quem apoiar para presidente da Casa: Henrique Alves (PMDB) ou Júlio Delgado (PSB). Será uma surpresa se o apoio não for para Alves, que tem apoio do governo Dilma, com quem o prefeito de São Paulo quer boas relações.

Cardozo e o escândalo – ministro da Justiça, filiado ao PT, foi convidado para estar na Comissão de Segurança Pública da Câmara às 10h. Os tema da reunião: a crise na segurança pública de São Paulo e as operações Porto Seguro e Durkheim, da Polícia Federal.

Senado e o STF – a pauta da Casa no mês de dezembro deverá ser dominada pelaredefinição da distribuição dos recursos do FPE (Fundo de Participação dos Estados). O STF determinou que a mudança seja feita pelo Congresso até o fim deste ano.

Reforma política – Câmara promete votar alguns pontos do projeto de lei, como o fim das coligações proporcionais nas eleições, o sistema eleitoral misto, a coincidência de data das eleições e o financiamento público de campanhas eleitorais.
Comentário do Blog: a chance é mínima de a Câmara cumprir a promessa e votar esses itens todos.

Pauta trancada – também na pauta da Câmara 3 MPs: a 575/12, que estabelece ajuda pública a parcerias público-privadas; a 577/12, que regulamenta a intervenção em empresas do setor elétrico; e a 585/12, que transfere R$ 1,95 bilhão da União para Estados e municípios.

Aeroportos e a Copa – comissões da Câmara marcaram reunião para tratar da aviação civil e obras no setor. Começará às 14h30. Foram convidados o presidente da Anac, Marcelo Pacheco Guaranys, e representantes da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República e da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça.

Indústria – IBGE publica dados sobre a produção nacional do setor.

Comércio – FGV divulga sondagem sobre o setor.

Inflação – Fipe divulga IPC referente a novembro de 2012. FGV publica IPC-S Capitais.

 

Quarta (5.dez.2012)
Mensalão – STF já terminou de julgar e estipular penas para os condenados pelo escândalo. Mas retomará o caso nesta 4ª porque precisa decidir sobre assuntos como o momento em que os condenados devem perder seus mandatos e quando começarão a cumprir as penas.
Comentário do Blog: a perda de mandatos é um assunto explosivo e pode provocar grande fricção entre o Congresso e o STF.

Balanço da indústria – CNI organiza, em Brasília, o encontro nacional do setor, que acontecerá até 5ª feira (6.dez.2012).

EPL e empresários – Bernardo Figueiredo falará em evento do Lide, grupo de João Dória, sobre “Questão tributária no setor de logística multimodal”. Das 19h às 21h30, no auditório Omint, em São Paulo.

Lobão e o preço da energia – ministro de Minas e Energia foi convidado para seminário da Câmara dos Deputados sobre o tema. Em pauta a MP579, que altera o marco legal do setor elétrico.

Regulação e comunicações – Anatel e Cade farão seminário sobre competição em plataformas digitais. Falarão sobre “teoria econômica, direito antitruste e regulação”. A partir das 14h30 no Espaço Cultural Renato Guerreiro (SAUS, quadra 6, bloco C, Brasília, Distrito Federal).

Cesta básica – Dieese divulga estudo sobre preço dos alimentos.

Construção – FGV publica sondagem sobre o setor.

 

Quinta (6.dez.2012)
Dilma e o Mercosul – presidente será anfitriã, em Brasília, da reunião de cúpula do bloco. Participarão Hugo Chávez (Venezuela), José Mujica (Uruguai) e Cristina Kirchner (Argentina). O Paraguai, suspenso do grupo, ficará de fora.

FHC nos EUA – ex-presidente da República, do PSDB, apresentará no Google seu filme sobre drogas. Estará acompanhado pelo empresário Richard Branson, fundador do grupo Virgin.

Justificar o voto – termina o prazo para quem faltou ao 1º turno da eleição justificar o voto sem multa. O site do TSE tem mais informações.

Cúpula do PDT – Diretório Nacional do partido se reunirá a partir das 10h na sede da legenda em Brasília. Na pauta: avaliação das eleições municipais, atividades da Fundação Leonel Brizola e relatório dos líderes no Congresso.

Câmara e ditadura – Casa fará uma sessão para devolver, simbolicamente, os mandatos de deputados cassados pelo regime Ato Institucional nº 1, do regime militar. A medida homenageará todos os políticos cassados que tinham mandato, inclusive os que já morreram, como Mário Covas (PSDB) e Leonel Brizola (PDT).

Encontro de ONGs – será em São Paulo até sábado (8.dez.2012) a 4ª edição da Feira ONG Brasil.

Agricultura – IBGE divulga levantamento sobre o setor.

Agropecuária – IBGE publica pesquisa sobre estoques referente ao 1º semestre de 2012.

Custo de vida – Dieese publica estudo sobre preços na cidade de São Paulo.

Inflação – FGV divulga IGP-DI e IPC-C1.

 

Sexta (7.dez.2012)
Lula na Alemanha – ex-presidente irá a evento de sindicatos de metalúrgicos do país.

Congresso e religião – deputados e senadores farão uma sessão solene em homenagem aos 69 anos do Movimento dos Focolares, que tem inspiração cristã e é integrando por pessoas de diversas religiões.

Ana Maria Braga e empresários – apresentadora da Globo estará no 4º Seminário Lide Mulher, do grupo de João Dória. Falará sobre “fé, superação, transformação e vitórias de vida”. Às 17h, no auditório Omint, em São Paulo.

Inflação – IBGE divulga IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Indústria – IBGE publica dados sobre a produção regional do setor.

Construção Civil – IBGE divulga custos e índices do setor.

 

Domingo (9.dez.2012)
Dilma na TV – presidente deverá aparecer no programa “Esquenta”, da TV Globo. Elaconcedeu entrevista sobre acessibilidade à apresentadora Regina Casé em 22.nov.2012.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

@mjsrego

03/12/2012 - 07h54

Agenda brasileira, segundo Fernando Rodrigues – http://t.co/lAbfWkPI

migueldorosario (@migueldorosario)

03/12/2012 - 07h43

Semana terá produção industrial do IBGE na terça, embate entre Congresso e STF na quinta, escândalo Rose Noronha,… http://t.co/0WiI277x

migueldorosario (@migueldorosario)

03/12/2012 - 07h43

Agenda brasileira, segundo Fernando Rodrigues http://t.co/Puku0bhq


Leia mais

Recentes

Recentes