Menu
, , ,

A eterna busca da mídia pela ‘bala de prata’ contra Lula

Como vocês já sabem, a nova “bala prata” da oposição, da Veja e da Globo é a operação Porto Seguro da Polícia Federal.

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Helena Sthephanowitz, especial para a Rede Brasil Atual (Via blog Limpinho & Cheiroso)

Como vocês já sabem, a nova “bala prata” da oposição, da Veja e da Globo é a operação Porto Seguro da Polícia Federal.

A operação é sobre funcionários do terceiro escalão do governo federal que montaram um esquema de suposta venda de pareceres técnicos na burocracia estatal. Equivale às dezenas de operações que a Polícia Federal faz por ano sobre fraudes em órgãos públicos, e nem teria grande relevância política, não fosse um mandado de busca e apreensão no escritório da Presidência da República em São Paulo.

A responsável pelo escritório, Rosemary Noronha (já exonerada por Dilma), seria ligada a dois irmãos, Paulo Rodrigues Vieira e Rubens Vieira, e teria recebido presentes dos dois por ajudar a marcar reuniões e coisas do gênero. O gosto de sangue escorreu pelo canto da boca do jornalismo demotucano pelo fato de Rosemary Noronha ter sido nomeada por Lula para o gabinete da Presidência em 2003, e por ela ter sido assessora de José Dirceu, antes.

O que existe de informação oficial publicada sobre a operação é a entrevista coletiva concedida pela Polícia Federal na tarde de sexta-feira. Ouça o áudio:

Entrevista coletiva da Polícia Federal sobre a Operação Porto Seguro

Os delegados da PF falaram sobre as características gerais dos delitos, mas sem falar nomes, por estarem sob sigilo de justiça. A imprensa chegou a noticiar que Rosemary Noronha teria sido presa na sexta, depois corrigiram dizendo que teria sido indiciada. Porém, a entrevista da PF fala sobre órgãos que tiveram gente indiciada e não citou o gabinete da Presidência. O noticiário esteve tão sensacionalista, que jornais e revistas chegaram a “informar” que os acusados de serem membros da organização criminosa teriam pago uma operação plástica para Rosemary – para depois dizer que ela tinha passado por uma cirurgia de ouvido.

Jornais e TVs disseram ter tido acesso a relatórios e diálogos sigilosos da operação. O relatório ainda não vazou para a internet, por isso é difícil tirar conclusões com base no noticiário, pelo histórico de mentiras, seletivismo e descontextualização com fins de fazer política oposicionista. E o vazamento, seletivo ou não, quando usado com fins políticos, prejudica a imagem da PF e do Ministério Público.

Vamos aos fatos
O presidente Lula deve ter nomeado e exonerado mais de uma centena de assessores do chamado Gabinete Pessoal da Presidência da República, em seus oito anos de mandato (assim como fez FHC e está fazendo Dilma). São funcionários que cuidam do cerimonial, correspondência, arquivos, audiências, reuniões, programação de viagens, eventos oficiais etc. Rosemary Noronha é uma entre tantos funcionários que conheceram e conviveram pessoalmente com o presidente.

Aliás, um funcionário que chefie o gabinete em São Paulo fica bem mais afastado do presidente do que se ficasse em Brasília, mesmo em um cargo mais baixo. O escritório de São Paulo só é frequentado pelo presidente ou presidenta eventualmente, quando tem agenda de trabalho na capital paulista. Não seria uma boa opção para quem desejasse usar seu cargo para traficar influência junto ao Presidente ficar distante de Brasília.

Outra coisa estranha no noticiário é atribuir a Rosemary Noronha poderes para nomear diretores de Agência Reguladoras. Ela pode ter feito pedidos, “torcida”, ajudado a aproximar pessoas, mas cargos como esses, que são aprovados pelo Senado, precisam de apoio pelo menos de outros partidos da base governista.

No caso de Paulo Rodrigues Vieira, ele tinha o apoio do ex-ministro dos transportes, Alfredo Nascimento (PR), para a Antaq, mas acabou na ANA (Agência Nacional de Águas) sob oposição de um petista, o ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc (RJ), por considerá-lo com perfil mais jurídico do que ecológico. Por isso essa história parece mal contada pela imprensa. Agora, no noticiário, já aparece o nome do deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) como próximo ao referido diretor.

Em 2003, se não havia nada contra José Dirceu para ser ministro, porque haveria motivos para barrar uma ex-assessora dele? Para secretariar, assessorar o ministro, onde Lula deveria procurar pessoas? Entre os tucanos?

E se, até ontem, não havia nenhuma conduta visível que a desabonasse, se ela não tinha nem mesmo sinais exteriores de riqueza suspeitos (pelo noticiário, ela mora em apartamento modesto, de classe média, em São Paulo), se Dilma já conhecia o trabalho dela por usar o escritório de São Paulo, ainda como ministra, por que ela não deveria continuar no cargo, até ontem?

Só agora apareceram motivos para ela perder a confiança – e com ela, o cargo. Imediatamente, frise-se. Aliás, é até importante acompanhar o resultado final destas investigações, para saber se não estão exagerando nas acusações como fizeram com Erenice Guerra, que acabou inocentada, após vasculharem as contas e a vida bancária, fiscal, telefônica e telemática dela.

O cargo de Rosemary era apenas de apoio administrativo. Não tinha poder de decisão nenhum, nem sobre orçamento, nem sobre pareceres. Ela apenas conhecia muita gente pelas características de seu trabalho. Cabe à Polícia Federal e ao Ministério Público esclarecer (sem vazamentos seletivos, nem perseguições políticas) se ela utilizou mal o seu cargo e os seus contatos, ou se apenas andou em más companhias.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Messias Franca de Macedo

05/12/2012 - 01h17

Lula tem o dever de processar Garotinho
04/12/2012 | Publicado por Renato Rovai em Geral
http://revistaforum.com.br/blogdorovai/2012/12/04/lula-tem-o-dever-de-processar-garotinho/

Texto repercutido em http://mariafro.com/2012/12/05/renato-rovai-lula-tem-o-dever-de-processar-garotinho/comment-page-1/#comment-55740

No último domingo, o ex-presidente Lula foi acusado pelo deputado federal Garotinho (PR-RJ) de ter utilizado Rosemary Noronha, no popular, como mula para transportar 25 milhões de euros do Brasil para um banco em Portugal. O parlamentar deu o nome do banco e garantiu que haveria um registro no aeroporto de Lisboa com o registro da operação.
A reportagem da Agência Brasil procurou o banco Espírito Santo, citado pelo parlamentar, e a resposta foi clara: “O BES não tem registo de qualquer depósito realizado pela senhora mencionada na sua pergunta. Aliás, a referida senhora não é cliente do BES. O BES dispõe de um sistema de prevenção e detecção de branqueamento de capitais, equipado de ferramentas informáticas de última geração, que responde integral e eficazmente a todas as exigências da legislação em vigor em Portugal e dos normativos de referência internacional. Por maioria de razão, um depósito em numerário do montante referido, seria necessariamente detectado pelos sistemas de controlo instalados no BES”.
(…)

##################################

Parabéns, competente, independente e intrépido jornalista Renato Rovai! É preciso ‘chamar o PT às falas’!…
O verdadeiro povo trabalhador brasileiro lhe agradece, penhoradamente!
Felicidades!

Aproveitando “a mula do Garotinho”!: eu não tenho a menor dúvida de que o presidente Lula sequer pensou uma ínfima vez em realizar uma safadeza desta natureza!… No entanto, o que me impressiona sobremaneira é a capacidade deste escroque se superar em termos de produção de factóides delinquentes!…

Voltando ao texto do Renato Rovai: o presidente Lula não tem alternativa: ingressar, imediatamente, com uma ação judicial! Cadeia no ‘malandrinho’! Perdão, ato falho -, ‘Garotinho’!…

BRASIL NAÇÃO – em homenagem ao ínclito jornalista Renato Rovai
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Franca de Macedo

05/12/2012 - 00h13

FRANK DE LA RUE, RELATOR PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO DA ONU DEBATERÁ “LIBERDADE DE EXPRESSÃO E CONCENTRAÇÃO DA MÍDIA”

em http://mariafro.com/2012/12/04/frank-de-la-rue-relator-pela-liberdade-de-expressao-da-onu-debatera-liberdade-de-expressao-e-concentracao-da-midia/comment-page-1/#comment-55732

Texto publicado em 04/04/12

################################

LIBERDADE DE IMPRENSA: ‘A veja’ EXPLICA (SIC)! ENTENDA

Rafinha Bastos pede desculpas a Luciano Huck

(Agora, entenda por que *Rafinha Bastos declarou que se equivocou!)

No ano passado, Rafinha travou batalha judicial com a cantora Wanessa, depois de dizer que “comeria” ela e o bebê na bancada do programa CQC, ao vivo, quando a artista estava grávida. Ele foi condenado a pagar indenização por danos morais de 150 mil reais a Wanessa e seu marido, Marcus Buaiz. E, por fazer piada com a Apae, teve um DVD recolhido do mercado.
O humorista está desempregado desde o fim de outubro, quando anunciou no Twitter quedeixava a RedeTV!, emissora que o contratou em março para capitanear a versão brasileira do humorístico americano Saturday Night Live.

*tratamento vip, hein!… [(A)de(n)do sujo nosso!]

NOTA FÚNEBRE!: a matéria foi publicada na página eletrônica da ‘veja’ “da ‘MARGINAL’ Tietê” na, pasme, Seção Humor! Tema: gente(!)

Lá isto é jornalismo, sô?!…

… República Destes Bananas da [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista, aloprada, alienada, histriônica, impunemente terrorista, MENTEcapta, néscia, golpista de meia-tigela, antinacionalista, corrupta… ‘O cheiro dos cavalos ao do povo!’ (“elite estúpida que despreza as próprias ignorâncias”, lembrando o enunciado lapidar do eminente escritor uruguaio Eduardo Galeano)

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Julio Cezar Cruzeta (@jcruzeta)

29/11/2012 - 21h31

A eterna busca da mídia pela ‘bala de prata’ contra Lula – http://t.co/e1KieOdI

migueldorosario (@migueldorosario)

29/11/2012 - 20h37

A eterna busca da mídia pela ‘bala de prata’ contra Lula http://t.co/JJa8pgT5


Leia mais

Recentes

Recentes