[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]
(Ilustração capa: Caravaggio.)
A Confederação Nacional de Transportes (CNT) divulgou hoje a primeira pesquisa de intenção de voto para 2014. Os números acompanham a periódica avaliação sobre a popularidade do governo. Fizemos uma análise da pesquisa, que traz também comparações históricas com Lula e FHC, e uso de redes sociais.
[/s2If]
[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]
[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]
A CNT apresentou dois cenários: um com Lula, outro com Dilma. Os adversários principais da situação seriam Aécio Neves e Eduardo Campos.
Na seção que avalia a popularidade, observa-se um aumento substancial da avaliação positiva do governo Dilma, que sobe de 49% em agosto de 2011 para 56,6% em julho de 2012. Em julho do segundo ano de sua gestão, o governo FHC tinha avaliação positiva de apenas 12%. O governo Lula, na metade do ano de sua segunda gestão, tinha aprovação positiva de 46%.
Quanto ao desempenho pessoal da presidente, a CNT detectou um aumento considerável de sua aprovação positiva, de 70% em agosto de 2011 para 75,7% em julho deste ano. FHC, em julho do terceiro ano de sua segunda gestão, tinha aprovação pessoal de 31,8%. Lula, em junho de 2004, registrava aprovação pessoal de 54,1%.
Nesse quesito, Dilma leva a melhor sobre Lula se comparadas épocas similares de gestão.
A comparação entre os dois governos mostra que caiu o número de brasileiros que achavam o governo anterior melhor que o atual, sentimento bem forte em 2011.
A pesquisa CNT também incluiu perguntas sobre redes sociais que trazem dados interessantes:
[/s2If]