[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]
Hoje tem muita notícia importante na praça. Vamos fazer um clipping comentado.
Mercosul e autoritarismo – Editorial do Estadão
Esse editorial sintetiza maravilhosamente o neoliberalismo midiático que caracteriza o pensamento conservador-tropical.
CPI prepara convocação de Cavendish – Estadão.
Pagot também deverá ser convocado. Ou seja, a CPI, que diariamente algum colunista da mídia xinga de “moribunda” (ontem foi a Cantanhede) vem realizando um bom trabalho e não está poupando ninguém. De quebra, está dando alguns chega pra lá na mídia, impondo uma agenda própria. É pra chamar Cavendish? É, mas não quando a imprensa manda, e sim de acordo com o plano dos parlamentares.
Hoje aliás tem um montão de novas denúncias contra Perillo. Seu nome aparece tantas vezes, e nas circunstâncias mais sinistras, mais diretamente ligadas à corrupção, em conversas do próprio Cachoeira, que não me espantaria que daqui a pouco descobrissem que os dois pertencem à uma mesma seita satânica. Parabéns à Folha, que está fazendo uma boa cobertura do escândalo. Só não entendo porque a bomba de hoje, mencionando novas gravações de Cachoeira citando Perillo e somas de dinheiro que deveriam ser pagas ao governador, não figura na capa. Já o Globo não fala nada de Perillo; ao invés disso dá página inteira para decisão da Justiça Eleitoral de tornar inelegível prefeito de Maricá (do PT, claro).
Leia a matéria da Folha sobre o novo escândalo envolvendo Perillo e escute o áudio.
Erundina dá mostra de grandeza e afirma que irá batalhar pela vitória de Haddad – Ler matéria na Folha. Enquanto isso, Marta Suplicy age no sentido contrário, puxando o tapete do próprio partido.
Os “bolivarianos” do Mercosul, fizeram do limão uma belíssima limonada e, para o desespero dos neogolpistas da América Latina, decidiram aproveitar que o Paraguai está, temporariamente, fora do Mercosul, para aprovar a entrada da Venezuela no bloco. A mídia conservadora, tão feliz com o golpe bananeiro do Paraguai, está apoplética. O Congresso conservador do Paraguai vinha bloqueando, até o momento, a entrada da Venezuela no Mercosul. Permitam uma singela manifestação emocional deste sisudo analista, que também tem sangue nas veias: rá! tomem papudos!
Avaliação positiva de Dilma Rousseff bate recorde, segundo CNI-Ibope. Confira aqui a íntegra da pesquisa. Amanhã fazemos um estudo detalhado da pesquisa.
[/s2If]
[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]
[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]
No Panorama Político (Ilimar Franco, Globo) de hoje, temos uma notícia curiosa:
Troco – O deputado Fernando Francischini (PSDB-PR) se empenhou para ser o vice do do prefeito Luciano Ducci (PSB). Mas seu partido fechou com o deputado Rubens Bueno (PPS). Irritado, decidiu ingressar num nono partido, o PEN.
Nesse andar da carruagem, oposição vai se pulverizar. Por falar em oposição, ontem o DEM sofreu um duro golpe. O STF deu ganho de causa ao PSD, que terá R$ 1,6 milhão ao mês e se consolida definitivamente como a quarta maior força política do país, depois de PT, PMDB e PSDB. Olhem esse gráfico, com o tempo nacional dos partidos no horário político:
Reparem no tempo perdido pelo DEM.
A Folha preparou um gráfico com a mudança no tempo de TV dos candidatos na eleição paulistana, onde vai rolar o principal “clássico” deste ano:
Esses números retratam bem a importância do PP na base de Fernando Haddad. E mostra ainda como Serra conseguiu construir um bloco partidário fortíssimo. Se conseguisse o PP, Serra teria mais de nove minutos, contra apenas 6 minutos de Haddad.
Por outro lado, se beneficia Serra, a vitória do PSD pode ser o tiro de misericórdia no já combalido Democratas, um dos principais partidos de oposição.
A grande batalha agora, nas eleições paulistanas, será ganhar o apoio do PTB e fechar acordo para o segundo turno com Chalita (PMDB) e Russomano (PRB), importantes candidatos, que tem um eleitorado forte na cidade. Uma foto publicada hoje na Folha dá indícios sobre a escolha de Chalita:
A foto, tirada ontem, é de Luiz Carlos Murauskas, da Folha. A mulher à esquerda é Nádia Campeão, do PCdoB, vice de Fernando Haddad. Eu não sabia que Nádia era uma mulher bonita. Com isso, teremos uma chapa, no mínimo, bem fotogênica.
E já que o assunto é foto. A imprensa de hoje trouxe outra imagem repleta de significados políticos:
Eduardo Campos foi à São Paulo acertar os ponteiros com Lula, após algumas faíscas entre os dois principais aliados de esquerda no país. Lula, sempre astuto, afirmou que não vai fazer de Recife um campo de batalha. E Campos, por sua vez, reafirmou o compromisso de apoiar Dilma em 2014. Ou seja, as duas legendas procuraram dar fim aos boatos, sempre alimentados pela mídia, pois isso seria benéfico à oposição, de que os dois partidos poderiam seguir caminhos diferentes já nas próximas eleições presidenciais.
[/s2If]