Menu

Desindustrialização reversa

Eu queria ter dados sobre outros estados brasileiros, mas esta informação sobre os investimentos industriais no Rio de Janeiro, publicada na coluna da jornalista Flavia Oliveira, também me obriga a questionar seriamente a tese de que há um processo de desindustrialização no país. Ou como diria o colega blogueiro Passarinho Pentelhão, é a “desindustrialização reversa”!

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]

Eu queria ter dados sobre outros estados brasileiros, mas esta informação sobre os investimentos industriais no Rio de Janeiro, publicada na coluna da jornalista Flavia Oliveira, do jornal O Globo, traz mais dados que me obrigam a questionar seriamente a tese de que há um processo de desindustrialização no país. Ou como diria o colega blogueiro Passarinho Pentelhão, é a “desindustrialização reversa”!

[/s2If]
[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

 

Já temos dados mais consistentes para avaliar a performance da indústria brasileira em 2011. Sabemos que foi um ano difícil, porque a forte crise no primeiro mundo obrigou as empresas a despejar em países como o Brasil, que apresentaram bom desempenho econômico, uma enorme quantidade de produtos a preços quase abaixo do custo de produção, tentando compensar a queda nas vendas para Europa e EUA. Além, é claro, da famigerada concorrência chinesa.

O IBGE divulgou, há pouco, que a produção industrial cresceu em novembro, com destaque para a produção de bens de capital, que subiu 1,6%. No acumulado de 12 meses, o segmento de bens de capital (que produz máquinas pesadas, para uso industrial; é, portanto, um bom termômetro para avaliar o desempenho da indústria por fora dos humores circunstanciais da economia) cresceu 3,8%.

No acumulado 12 meses até novembro, a alta é de 0,6%. Ótima notícia, ainda mais considerando que tivemos um ano difícil, e 2010 foi um ano eleitoral, de vigoroso crescimento econômico. Crescer sobre uma base forte como 2010 é um excelente sinal.

[/s2If]

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Mahmoud

12/02/2012 - 23h43

Lucas Luiz aaocbu de chegar no Tvf…. Deveria estar como Tc, blog no qual foi lançado e ficou até a presente semana….


Leia mais

Recentes

Recentes