[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]
O noticiário econômico hoje está interessante, mas como sempre a mídia escondeu as boas novas. Ontem, o Banco Central conseguiu captar R$ 750 milhões com o menor juro da história. Neste momento de crise mundial, em que os países estão pagando juros cada vez mais altos para captar dinheiro no exterior, esse é um fato que mereceria destaque, porque serve como um sólido indicador de confiança do mundo no potencial do Brasil. O Valor publica uma matéria mais encorpada sobre o tema.
[/s2If]
[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]
[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]
Abaixo um gráfico publicado no Globo de hoje, comparando os juros pagos pelo Brasil ontem com ofertas anteriores.
Outra notícia boa é que a entrada de dólares no país em 2011 alcançou um saldo 65 bilhões de dólares, aumento de 168% sobre o ano anterior e maior volume desde 2007.
Para conferir a tabela diretamente no site do Banco Central, clique aqui.
O Banco Central divulgou ainda o índice de inflação IPC-Fipe. Segundo o Estadão, ele veio maior do que esperava o mercado. Eu conferi as tabelas com variação mensal e acumulada 12 meses.
Os jornalões tentam aproveitar o insignificante aumento de 0,02% na última semana de dezembro (de 0,59% para 0,61%) para pintar um quadro pessimista. Não é.
Todas as comparações com 2010 indicam declínio na inflação. Em dezembro último, a inflação no acumulado de 12 meses ficou em 5,81%, contra 6,40% para mesmo mês de 2010.
[/s2If]