A presidente Dilma tomou conta da mídia neste sábado. Os principais cadernos de notícia trazem resumos de sua conversa com jornalistas, cujo áudio já foi disponibilizado pelo Planalto. A cobertura da conversa foi bastante positiva na Folha, neutra no Estadão, e negativa no Globo. Mas conjugada às matérias e análises sobre o aumento de sua popularidade na pesquisa CNI/Ibope, o que vimos foi uma repercussão midiática tremendamente lucrativa para a presidente.
Ontem eu fiz um post exclusivo para assinantes com uma análise da pesquisa, e hoje resolvi abrir o acesso desse post aos não-assinantes. Leia aqui.
Foto da conversa de Dilma com jornalistas, ontem.
Abaixo dois infográficos, na Folha e Estadão, comparando a popularidade de Dilma à de FHC e Lula em igual período do primeiro mandato. Dilma está bem na fita, com índices superiores a seus dois antecessores.
De resto, vale ler esse post do PHA, afirmando que são falsas as notinhas plantadas na Folha dando conta da intenção da direção petista em enterrar a CPI da Privataria. Este analista, por prudência, também vê com ceticismo a instalação desta CPI, embora torça por ela. De qualquer forma, o barulho todo está servindo para pressionar o Ministério Público a reabrir os inquéritos sobre o processo, e isso seria tão importante ou mais quanto uma CPI.