(Agatha Santos, a musa da Rocinha, em ensaio publicado no Caderno Ela de hoje. Achei que essa foto representa de alguma forma o bom momento do Brasil.O fotógrafo é Alexandre Sant’Anna.)
O post anterior sobre a Miriam Leitão me tomou muito tempo, então vou ser mais breve nesse. Vou publicar alguns gráficos bem interessantes sobre economia que fotografei nos jornais de hoje.
Esses dois primeiros, são da coluna de hoje do Carlos Ming, um bom colunista econômico do Estadão. Acho interessante a gente ficar ligado que o preço do álcool vai continuar alto no Brasil.
Essa é sobre a dívida pública, bruta e líquida. Publico aqui porque vai servir para fazermos uma comparação com os países em crise na Europa, mais abaixo.
Esse infográfico do Globo nos dá uma boa ideia sobre a situação econômica da Europa. Aliás, acho que a maior virtude dos jornais hoje em dia é o talento deles para a ilustração. O mundo usa sempre a dívida bruta em relação ao PIB. Então você tem que entender o seguinte: a dívida bruta do Brasil corresponde a 55,4% do PIB em Out/2011. Na Alemanha, a economia que está melhor na Europa, essa dívida é de 83%. Na Itália, é de 118%. Na Grécia, é de 145%. E por aí vai.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!