O Serra não dá uma dentro mesmo. Num dia ele afirma que o PSDB tem que desistir de lançar candidato próprio à prefeitura de São Paulo e se aliar ao Kassab. No dia seguinte, Kassab aparece à frente de um mega-escândalo de corrupção, envolvendo mais de 1 bilhão de reais.
Hoje de manhã, eu vi a notícia na Folha. Pensei logo com meus botões. O jornal é de São Paulo, o prefeito é de São Paulo, e a Folha noticia um escândalo desse porte num boxezinho mixuruca?
É incrível. O Lupi tá lá num buraco do Maranhão (com todo respeito), pega uma carona num aviãozinho tecoteco para ir de uma cidade a outra, porque o aparelho em que ele tinha vindo fazia um barulho tão grande que quase lhe estourou o ouvido operado, e todos os jornais do país dão manchete escandalosa:
LUPI ANDOU EM AVIÃO PARTICULAR DE EMPRESÁRIO
Daí temos um escândalo de verdade, investigado seriamente pelo Ministério Público de São Paulo, envolvendo o prefeito da maior cidade do país e desvios bilionários, e nenhum jornal sequer menciona o caso.
Vejam só que situação tranquila. Promotoria pede o afastamento do prefeito! Imagino que para um órgão do Estado chegar ao ponto de pedir a cabeça de uma autoridade eleita, ele deve ter indícios e provas bastante convincentes. E creio que está disposto a partilhar com a imprensa esses dados. Por que Folha, Globo e Estadão não estão cheios de infográficos, fotografias gigantes, editoriais, colunas sarcásticas?
Ao invés disso, um silêncio sepulcral. Na Folha, a chamada joga para a página C3, do caderno Cotidiano. Mas é uma matéria insossa, não traz uma mísera fotinha do Kassab.
Enfim, o fato é que agora o caso tomou proporções tão grandes que ninguém pode esconder. No portal da Folha, temos finalmente uma bela manchete:
Amanhã veremos os desdobramentos desse caso.
baixadacarioca
26/11/2011 - 15h58
Jornalismo ricuperiano. Desculpe o neologismo.