(“Fraude” no Ministério das Cidades foi trocar projeto de ônibus por trem de superfície.)
Matéria do experiente Leandro Colon, do Estadão, teria potencial para produzir uma nova crise ministerial? A denúncia traz áudio de uma alta funcionária do Ministério, a diretora de Mobilidade Urbana da pasta, Luiza Vianna. Com certeza, se o aúdio for levado ao Jornal Nacional, o ruído será grande. Ainda vou analisar a matéria com calma, para ver a sua procedência e grau de impacto político.
Atualização 9:14 AM: A denúncia é fraca. O ministério apenas substituiu um projeto por outro melhor. Não houve fraude nenhuma. O áudio da reunião não revela nada de comprometedor, apenas funcionários discutindo normalmente. Quanto à pressão política para mudar o parecer, trata-se de uma pressão positiva, lastreada na percepção, bastante óbvia, de que um trem de superfície é um projeto muito mais moderno do que a implantação de uma linha rápida de ônibus. Os interesses políticos e econômicos numa obra mais cara também são naturais e inevitáveis.
Matérias em destaque no Globo:
Segurança pública – Infográficos bonitos, mas interpretação pouco inteligente e descontextualizada. Capa e Pág.3
Política – Planalto avisa PDT que Lupi só sai do cargo na reforma. “Brasil não é parlamentarista”, diz Gilberto Carvalho, respondendo a pedetistas que aventaram hipótese de Lupi sair porque perdeu apoio em seu partido (o que nem é o caso).
Economia – Índice da inflação segundo o IBGE (IPCA-15). Título não informa queda na inflação em 12 meses e fato que o índice veio abaixo do esperado. O que é bom a gente esconde, parece ser o lema do Globo.
Na Folha:
Comovente artigo de Vera Paiva, filho de Rubens Paiva, pedindo punição aos torturadores.
Artigo de Jânio de Freitas, criticando semelhanças autoritárias entre PSDB e PT, na tendência de não realizar prévias.
Boa cobertura sobre acontecimentos no Egito, com a chegada de um correspondente ao Cairo. O espírito da revolução voltou a crescer no país. É uma coisa bonita, poderosa, arriscada. É História com H maiúscula.
Cultura (ontem) – A revista New Yorker, supra-sumo dos cults e chiques na área da cultura, publica entrevista com Lula na próxima segunda-feira 28.
No Estadão:
Manchete fala em fraude no Ministério das Cidades, em matéria que conta até com áudio. A depender da repercussão do episódio, poderia levar a mais uma crise ministerial. Lendo a matéria, porém, vê-se que se trata de uma guerra de pareceres, com vistas a melhorar o projeto inicial. O resultado é um projeto mais caro, mas certamente melhor, visto que troca ônibus por trem de superfície.
Artigo de Serra sobre decadência da República.
Dora Kramer concorda com Serra sobre falta de candidatos viáveis do PSDB em São Paulo, e vai mais longe.