Entende-se que a Secom de Temer já tenha, na metade do ano, torrado todo o dinheiro de publicidade reservado para 2017 , conforme noticiado hoje, e que tenha decidido buscar mais recursos públicos para abastecer a imprensa chapa-branca.
A coluna de Elio Gaspari justifica esse gasto do governo.
Pode-se gastar, hoje, dinheiro à vontade em itens como: publicidade na Folha e compra de deputados.
Mas financiar ensino superior para jovens de baixa renda, aí era “megalomania petista” ou farra do “Fies petista”.
Eis a análise de Gaspari, dando fé a um estudo obviamente partidário do Ministério da Fazenda:
A “análise” de Gaspari só tem um problema. O que ele chama de “farra de faculdades privadas”, e “carteiras de empréstimos”, são na verdade quase 2 milhões de jovens brasileiros, de carne e osso, 97% das classes C, D e E, que foram, muitas vezes, os primeiros de suas famílias a estudar numa universidade.
Esses jovens, por terem podido cursar uma universidade, ajudarão o país a elevar a sua produtividade, terão maior autoestima e talvez sejam cidadãos mais conscientes.
O egoísmo da elite brasileira, refletida nesse artigo incrivelmente desonesto de Elio Gaspari, é assombroso.
O termo “Fies petista” serve apenas para reforçar um estereótipo, faturando em cima de um preconceito partidário criado pela própria mídia. É o discurso do ódio puro e simples. Gaspari já pode reinvindicar o título de “paraninfo” do MBL.
Entretanto, há algo ainda mais diabólico na narrativa da mídia, que é o seu aspecto apocalíptico. O título do artigo não poderia ser mais manipulador: “A Fazenda mapeou a ruína do Fies petista”. Tão poucas palavras para dizer tantas mentiras.
O colunista pressupõe que o atual ministério da Fazenda, chefiado por uma equipe sem nenhum compromisso com a população, tenha alguma condição de fazer um “mapa” imparcial do Fies. E fala em “ruína” e num “espeto” de R$ 24 bilhões em… 2024!
Gaspari (e os técnicos da Fazenda) agem como se o objeto de sua análise fosse algum tipo de título público sem valor, emitido irresponsavelmente pelos governos “petistas”, e não dois milhões de jovens brasileiros, que se integrarão à força de trabalho e estarão sustentando esse país, muitos em funções de comando, até 2024!
O FIES ajudou a formar centenas de milhares de engenheiros, médicos, cientistas, administradores, professores, intelectuais.
Não são “contratos da Fies petista”. São cidadãos brasileiros que participaram de um programa implementado por um governo eleito (diferentemente desse governo atual, que não foi eleito). Um programa que ajudou a elevar substancialmente o acesso do jovem ao ensino superior, conforme se vê no gráfico que abre esse post.
A porcentagem de matrículas em instituições de ensino superior no total da população jovem passou de 18% ao final do governo FHC para 35% em 2015, final da gestão Dilma!
Que tipo de “ruína” é essa?
Tampouco há dinheiro jogado fora!
Há sim sucesso, e investimento no que há de mais importante para o ser humano: educação.
O artigo de Gaspari nos faz, por outro lado, voltar à pergunta: existe, em algum lugar do mundo, uma elite e uma imprensa tão sórdidas como as nossas?
Alfredo Pereira dos Santos
21/11/2023 - 15h27
Antes que desaprovem o meu comentário, quero dizer que os que o Lula, o Haddad, o Mercadante e o Mares Guia ajudaram a ingressar nas universidades “plim-plim”, adquiriram tanta “consciência política” que botaram o Bolsonaro no governo.
A cultura e o sistema educacional brasileiro, nos últimos 35 anos, foram pródigos em produzir analfabetos funcionais e políticos, bolsonaristas e cretinos digitais.
Alfredo Pereira dos Santos
21/11/2023 - 15h15
Quanta tolice! Quantidade não é qualidade. Não sou bolsonarista, mas também não sou colunista-amestrado do Lula e do PT,
de modo que posso afirmar que o Lula e o PT ajudaram a afundar o sistema de ensino, o que ajudou a criar os ambientes
degenerados por onde Bolsonaro caminhou rumo ao governo.
Falar em autoestima só na cabeça de quem confunde catraca de canhão com conhaque de alcatrão. Analfabeto diplomado,
desempregado e endividado, não pode ter autoestima.
Sessenta por cento dos engenheiros formados no Brasil não tem condições de exercer a engenharia. Quase metade dos
médicos formados em São Paulo não tem condições de exercer a medicina.
Esse é o resultado das arapucas privadas de ensino, que o Lula e o Haddad, entre outros, ajudaram a criar.
Não adianta fazer universidades ou botar gente dentro delas, se a maioria dos alunos concluem o ensino fundamental e médio
quase tão analfabetos quanto entraram.
ANDREAS
25/01/2018 - 23h08
curioso como a sociedade deixa se espoliar desta forma, as IES vão receber normalmente do gov erno, mas cobram muito mais dos alunos, que em geral se calam.
Rodrigo Junqueira
26/07/2017 - 20h44
O que está acontecendo no Brasil? Uma invasão de alienígenas que tomam os corpos de pessoas, antes normais, as tornando verdadeiras facínoras?
Claudionor Erasmo Prado
26/07/2017 - 04h02
Pensamentos para relaxar.
O tempo deixa perguntas; mostra respostas; esclarece dúvidas; mas acima de tudo o tempo traz verdades”
“Viva o hoje; pois o ontem já se foi; e o amanhã talvez não venha”.
“Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor”
“Existem três remédios para curar maus momentos: O silêncio; o tempo; e a musica”
Márcio
26/07/2017 - 16h56
Você tem inteira razão: a boca cheia de água, para evitar falar;as mãos no balde cheio de água, para evitar digitar bobagens: e a música que nos eleva e enleva o pensamento acalmando os nossos espíritos.
Cleber de ,souza
25/07/2017 - 22h35
Concordo cem por por cento o que diz essa reportagem
Luiz Carlos P. Oliveira
25/07/2017 - 22h05
MIGUEL: esses babacas pensam que, só porque o e-mail deles não é publicado, pensam que você não tem acesso à eles. Coxinha é bobinho, não? Mais uma prova de que são tolos.
Marcos
25/07/2017 - 23h57
Você é muito mais babaca ainda por achar que alguém pensa que o email de quem comenta aqui não é de conhecimento do administrador do blog. Nem os petistas , que são dotados e pouquíssimos neurônios, pensam uma besteira dessas !
Luiz Carlos P. Oliveira
25/07/2017 - 22h00
O Marcos formou-se na UFRJ, no curso de Design de Moda. Vai ser um costureiro famoso e ajudará o país muito mais do que um sociólogo ou um filósofo. E ele não fuma maconha. O negócio dele é farinha. É cada imbecil que aparece por aqui…
Marcos
26/07/2017 - 00h03
Farinha e coisa de ex-maconheiro petista. Os farinheiros infestam os cursos de jornalismo, filosofia , história . Garanto que bons designers de modas são bens mais bem sucedidos que os petistas , que depois de perderem os cargos em comissão, estão passando fome. Veja o Miguel do Rosário que , aos quarenta anos, não tinha 30 mil para pagar a trolha que Ali Kamel lhe enfiou no rabo. Esse é o retrato dos fracasso dos petistas fumadores de maconha !
Atreio
26/07/2017 - 11h41
marquinho, para de pirraça!
já deu bjonho na mamae hj?
DILMA VOLTA!!!
bravos e justos passarão por cima de psdBESTAs e pmdBESTAs,
o brasil é nosso.
ANULA STF!
ANULA PGR!!!
sem crime, sem imepachment!
DILMA VOLTA e canalhas em brasilia já se mijam de medo.
bora ver carminha tentar dar um rolÊ e voltar na facul antes da anular o imepachment sem crime…..boravê.
no ultimo ela ficou #xateada pq gritaram golpista pra ela….
hmmm, fez beicinho. tadinha. ‘o kamel falou q tava trank, tava favoravel, q o brasil ia com o bonner…’
só q não.
como vai a propaganda no JN? caindo né? menos de 20min de programa?! heita!!!
hi….nem cabe 4 anuncios….ninguem mais quer tá na foto ao lado de golpista, pelo visto.
babou o golpe, canalhas!
coitados dos golpistas ridicularizados nasx ruas….
a mala os fazem coitados, sim. pediu e levou. seus filhos e netos agora irão aturar o ridiculo e a vergonha devido suas ‘peripécias’
quantos será qvem na mala semanal de carminha?
e na do dr.; lewadinho?
e na do janota?
esse 3 malas devem esr as mais recheadas dos ultimos anos;;;;;e ainda ta rolando.
mas essa porr* vai acabar, o brasil é maior.
DILMA VOLTA!
Ana Smolka
25/07/2017 - 21h38
E tira a casa e os estudos dos mais pobres cortando programas como “Minha casa Minha vida” e o “FIES”.
Claudionor Erasmo Prado
25/07/2017 - 21h34
Mais isso é óbvio.
Márcio
25/07/2017 - 18h13
D. Maria do Carmo, aquela que acha que o italiano Elio Gaspari só falou verdade, quanto o presidente usurpador gastou somente para não passar o seu impeachment. São gosto de comentar comentários, mas ignorância e puxa-saquismo tem limite. Pegue a Revista seriíssima denominada Fapesp, cujo presidente é provavelmente apartidário, bem como o Conselho Superior, o Conselho técnico-administrativo e demais diretorias, Conselho Redacional, Comitê Científico e procure saber com eles qual o deficit educacional do Brasil e o de verbas para pesquisas técnico-científicas. Se o FIES tivesse gasto trilhões na educação ainda seria pouco em relação ao que gasta com o Congresso, o Judiciário e as Polícias e Forças (des)armadas que precisaram ganhar tanques da 2ª guerra mundial dos Estados Unidos (http://www.planobrazil.com/blindados-americanos-de-2a-mao-cedidos-ao-exercito-brasileiro-chegarao-ao-pais-pelo-porto-de-paranagua/). Somos um povo trabalhador, orgulhoso de nosso país e sempre demos conta de fazer o que planejamos. Geisel fez Furnas e desafiou o mundo que não queriam que ele fizesse. Houve gasto suplementar porque, abaixo da barragem, constatou-se a existência de terra podre e ele mandou continuar com a construção. Não precisamos de pedir esmolas a povo algum. Temos riquezas hídricas, minerais, como metais de primeira qualidade, ouro, nióbio, razão por que não precisamos ser tutelados por países comborços que nos tratam como prostitutas, como quer o Sr. Elio Gaspari. Dê educação para o povo e não critique aqueles que tentam colocar os brasileiros no nível de um Santos Dumont, Miguel Nicolelis, Oswaldo Cruz, Carlos Chagas,Marcelo Gleiser e milhares de outros brasileiros desconhecidos que movimentam até a NASA, os nossos pesquisadores do pré-sal e da limpeza do Urânio. Vamos lutar pelo nosso País brasileiros com s e mandar para a terra que quiserem os brazileiros com z.
Marcos
25/07/2017 - 17h45
Quem já ministrou aulas numas dessas faculdades caça-níqueis sustentadas pelo bolsa fies sabe do que Elio Gaspari está falando. Elas estão apinhadas de semialfabetizados achando que vão ser doutores. O Miguel do Rosário não sabe e , em regra, os petistas também não. Alguns , mesmo estando em universidades públicas, graduaram-se em curso de merda como jornalismo, história, filosofia, sociologia e outras “ias” em que bastam uns poucos neurônios para chegar ao fim dos cursos !
JoseMENINO SILVA MONTEIRO
25/07/2017 - 18h42
Marcos, qual a faculdade que você cursou? Se espelhar seu olhar, dar pena: fascismo puro.
Marcos
25/07/2017 - 20h51
UERJ , caro idiota . A mesma em que se graduou Miguel do Rosário. Só que , ao contrário do blogueiro petista, não me graduei num curso de merda e nem passei todo o curso fumando maconha como a grande maioria dos petistas !
Pennelongo
25/07/2017 - 21h23
Marquinhos, minha querida, revele pra nos qual foi o baita cursao em que voce se graduou na uerj.
Marcos
25/07/2017 - 23h54
Engenharia, e não foi de produção, lobotomizado petista !
Pennelongo
26/07/2017 - 10h14
Minha querida, como foi que voce ficou rica, depois de formada? Heranca do papai ou fizeste tua propria fortuna?
Pennelongo
27/07/2017 - 10h40
Marquinhos, minha querida, nos conte como voce enriqueceu.
Foi heranca do papai ou voce fez a propria fortuna?
Ricardo JC
25/07/2017 - 18h45
Melhor comentário.
Fato!
Hocus Pocus
25/07/2017 - 19h28
–Não “solucione” um problema criando outro–
–Se um bom plano está apresentando defeitos ,não acabe com ele,corrija os problemas–
É comportamento de néscio ,negar os feitos de outros,só porque não comungam o mesmo credo.Aplique qualquer uma
das frases acima e verá como o BRASIL(não gosta de um povo com acesso a educação?) sairá ganhando.
Rogério Bezerra
25/07/2017 - 17h07
Caríssimo Miguel!
Nessa, eu passo! Somente sob tortura leria o textículo (está errado, mas ele merece) de mais um merda da “Rolha de São Paulo”!
Adolpho P.Neto
25/07/2017 - 16h01
Infelizmente é esse o Brasil que a elite e os bobalhoes da classe média querem.
dimas
25/07/2017 - 15h46
Não precisava de nada disso. É só colocar na tal reforma trabalhista para descontar do salário dos trabalhadores os dias que eles não trabalham, isto é, sábados ou domingos, feriados e férias….simples assim. Os coxinhas irão zurrar de satisfação.
Cleide X Rondenelly Melo
25/07/2017 - 18h25
Francisco De Sousa Vieira Filho
maria do carmo
25/07/2017 - 15h18
Me digam, por favor, o que o Elio Gaspari falou de errado?
Mauricio
26/07/2017 - 10h40
Maria do Carmo, vou falar de forma bem simples o que ele disse de errado, pra que os dois neurônios da senhora, que trabalham em jornada de 12 x 36 possa entender.
Ele diz que gasto com educação de quem é pobre é desnecessário. Isso que ele escreveu de errado, entendeu?
Cristián Pablo Urtiaga
25/07/2017 - 18h15
Para os golpistas a cultura do povo é contraria aos interesses. Preferem um país com a cabeça lavada para poder entregar as riquezas aos estados unidos. A vergonha a nível mundial é que a sociedade permita isso. Parece que temos sangue de barata nas veias.
Luiz
25/07/2017 - 14h50
SÓ A GUERRA ABERTA NAS RUAS VÃO SALVAR O BRASIL DESSES DEJETOS HUMANOS CONSTRUÍDOS PELA PIOR ELITE E MÍDIA DO PLANETA. NÃO HÁ MAIS SALVAÇÃO. GUERRA E SANGUE. PRECISAMOS LAVAR O BRASIL.
Divino Dallagnol
25/07/2017 - 14h57
Uih, que meda!
Vem pra rua então maconheirinho de apartamento… Revolucionariozinho de facebook!
Alceu CG
25/07/2017 - 19h07
divino dallagnol… Uuummm! Com este nome você “divino” conseguiu algo que nem nos filmes de ficção científica conseguiriam, conseguiu feder a bosta e carniça pela internet!! KKKKKKKKKKKKKKKKKK!!
Lúcio Nogueira
25/07/2017 - 14h37
hahahahaah!!! Acho que o seu tiro saiu pela culatra, sr. Do Rosário.
Pelos comentários aqui, vemos que o sr. é apenas um jornalistazinho oportunista, e que a matéria do Elio Gaspari, está coberta de razão. Você e essa sua mania ( ou será verba?) de defender o indefensável… (Lula inclusive).
Ainda bem que o troco pro cafezinho está logo pra acabar…
Miguel
25/07/2017 - 14h29
O mesmo troll usa vários nomes para falar a mesma coisa. Ganhos à economia? Ué, como o cidadão acha que haverá elevação de produtividade no país se não houver aumento da educação?
Marcos
25/07/2017 - 20h59
Só você mesmo, blogueiro bobão, para achar que as faculdades caça-níqueis e o financiamento para quem tira zero na redação educam alguém !
DANIEL
25/07/2017 - 14h18
Gaspari tem razão. Esse Fies só serviu para enriquecer as faculdades privadas e não trouxe nenhum benefício social à economia. Se tivesse sido empregado no ensino básico, daí sim poderia ter resultados satisfatórios agora. Só serviu para amaciar o ego de cotistas e universitários esquerdistas incapazes de criarem os próprios empregos.
Pedro F. Parente
25/07/2017 - 14h14
Essas “bolsas” do desgoverno petista não alavancaram em nada a produtividade, a economia ou o emprego no Brasil. Só serviram para quebrar ainda mais o setor público. O resultado estamos vendo agora desemprego e recessão.
DANIEL
25/07/2017 - 14h14
Nossa imprensa não é sórdida. Ela é comparsa. Pois a tal imprensa, sempre soube que Aecios da vida metiam a mão no cofre da sociedade. Mas como generosas VERBAS PÚBLICAS abasteciam e abastecem os cofres das empresas dos SAADs, dos Marinhos, do Civitas, dos MESQUITAs, dos Abravanels, dos Frias, entre tantos outros, a mesma imparcial imprensa e os jornaleiros empregados, SEMPRE FIZERAM DE CONTA QUE NADA SABIAM e, NEM SABEM. E só isto! GRANA. MUITA GRANA. Bilhões.
Sergio Oliveira
25/07/2017 - 13h48
O Gaspari está coberto de razão, essa grana do FIES serviu apenas para engordar os caixas das faculdades particulares. Se metade do que foi gasto, tivesse sido investido em cursos profissionalizantes, seria com certeza um bom negócio para o Brasil.
Luiz Pereira
25/07/2017 - 14h10
Verdade!
Geovane Barbosa Santos
25/07/2017 - 13h45
Excelente matéria Miguel do Rosário. É impressionante a capacidade dos indivíduos de não aceitar medidas assertivas devido as suas convicções partidárias, por exemplo esse investimento em educação, não aceitar o trabalhos que Mercadante e Haddad realizaram na educação por eles serem petistas. Bom, que achou um erro esse investimento em educação deve concordar com as matérias da Folha de S.Paulo, Rede Globo e afins…lamentável.
Alice Maria Costa Maia
25/07/2017 - 16h30
Publicidade enganosa e subliminar, diga-se
Lourival A. Gonzaga
25/07/2017 - 11h54
Sou petista, votei no Lula, mas tenho que admitir: Gaspari tem razão!
Miguel do Rosário
25/07/2017 - 12h11
ahahaaha, vai enganar outro, troll. Já saquei qual é a sua. Está fazendo vários comentários com nomes diferentes.
Adelino Ferreira
25/07/2017 - 13h18
Não aceita opiniões diferentes, sr. Miguel do Rosário?
Geovane Barbosa Santos
25/07/2017 - 13h35
Faça o favor meu caro de explicar por que o Gaspari tem razão? Pode ser você ou o Lourival A. Gonzaga, vamos discorrer mais sobre o assunto e compreender porque, como você diz, o investimento na educação não foi viável….?
Lourival A. Gonzaga
25/07/2017 - 14h21
Porque não refletiu-se em produção de empregos e desenvolvimento social e econômico. Simples assim, sr. Geovane…
Cesar
25/07/2017 - 11h17
Curioso, conheço um outro Elio, também italiano, velhinho, mudou-se para o Brasil quando era criança. Aparentemente parecia ser muito gente boa e inteligente, ex-professor da USP e tal, mas com o tempo percebi que era racista, mesquinho e extremamente conservador.
Isso é uma coincidência muito bizarra, ou isso é comum entre italianos que vieram para o Brasil?
Tobias Maciel Vieira
25/07/2017 - 11h50
Discriminação contra os imigrantes italianos agora?
Sem eles, com toda certeza, o Brasil estaria pior, muito pior do que é hoje.
A diferença gritante de desenvolvimento nas regiões de imigrantes italianos/alemães e no resto do país basta para infundar seu comentário, sr. Cesar.
Jun
25/07/2017 - 14h08
0,10 centavos na conta
DANIEL
25/07/2017 - 14h22
Tá por dentro dos valores , não é, Jun?
Marcus
25/07/2017 - 14h26
Pior que descendente de italiano é 1000% mais racista e preconceituoso que os descendentes de alemães.
Adão Heinze Strepp
25/07/2017 - 14h49
Porque vc não cala a boca, seu bostinha?
Marcus vc deve ser um cotista de merda!
Divino Dallagnol
25/07/2017 - 14h53
Você é negro, sr. Marcus?
Nunca escutei tamanha falácia…
maria do carmo
25/07/2017 - 11h10
Não vejo onde esses “profissionais” formados fizeram a diferença na economia do país. Muito pelo contrário.. Parece que o FIES formou só sociólogos, filósofos, assistentes sociais, antropólogos e, com certeza, esses milhares de jornalistas baratos desses blogs de esquerda. A economia e o mercado de trabalho não refletiu em nada esse tal “avanço” profissional à que o autor se refere.
Só quem lucrou mesmo foram as faculdades particulares, já que esses novos profissionais não são nem mesmo capazes de criar o próprio emprego.
Naiara
25/07/2017 - 11h29
A senhora deveria se envergonhar deste cometário/pensamento egoísta e discriminatório!
Jota Santos
25/07/2017 - 12h38
Fruto da educação são demorados de se colher mesmo, o investimento inclusive tem de ser perene, não se deve permitir apenas para uma geração, tem de ser algo constante.
Miguel do Rosário
25/07/2017 - 10h57
Três comentários com emails estranhos. O mesmo troll falando três vezes, repetindo clichês e desmerecendo o emissor, ao invés de discutir a mensagem.
Antonio Lyra Filho
25/07/2017 - 10h57
O fascismo veio no DNA de Gaspari.
Mônica Carvalho
25/07/2017 - 13h53
Revoltante!
Mariangela Torquato
25/07/2017 - 10h51
Em quem acreditar?
Gaspari com seu jornalismo sério e isento…
Ou nesse tal “cafezinho”, assim, café pequeno mesmo, do Miguel “defensor de bandido” Do Rosário?
Blogzinho patético mesmo!
Davi Comparato
25/07/2017 - 10h48
A verdade é que a farra das faculdades privadas foi só mais uma dentre as diversas “farras” do desgoverno petista… 13 anos de gastança populista, irresponsável e ideológica … Os frutos estamos colhendo agora,: recessão e desemprego.
Obrigado Gaspari por ser um jornalista sério e isento!
Adson Gleys
25/07/2017 - 10h44
Elio Gaspari tem razão!
Aliás, quem é Miguel do Rosário mesmo? Qual a sua importância no jornalismo brasileiro?
Ah tá, obrigado… é só um m. mesmo…
Antonio Lyra Filho
25/07/2017 - 10h59
Muitas vezes a importância do jornalismo faz mal mal do que bem. Gaspari, Merval e Noblat são um exemplo.
Rita Andreata
27/07/2017 - 18h38
Quem é Adson Gleys mesmo? Ah, tá, um … ….um…não é ninguém.
João Francisco da Silva
25/07/2017 - 10h16
É estarrecedor ver o que a imprensa tradicional faz com a cabeça do Zé Povinho., ás vezes fico desanimado em prosseguir lutando para levar um pouco de conhecimento (que vocês me passam ), para os amigos, mas…está difícil!!…..Boa sorte Miguel , Deus te ilumine sempre!!!
Claudionor Erasmo Prado
25/07/2017 - 12h58
Pensando com os meus botões; Fico imaginando, Lula foi e é o presidente dos presidentes, recordista em avaliações, nacionais e internacionais, atingiu uma popularidade e avaliação de seu governo que chegou a 87%. E as mídias só malha e denigrem a imagem de Lula em todos os sentidos, principalmente a globo com seus jornalistas e suas jornalistas; isto é injustiça das injustiças; Lula merece e deveria ser respeitado e tratado com todo o respeito. Por outro lado tratam diferentemente o “presidente” atual, com elogios descabidos, respeito, abafam suas falcatruas e mau feitos, sendo Temer um corrupto e corruptor ao mesmo tempo. Até as pesquisas de popularidade que chegou a 80% negativa e já deve estar a mais de 90% negativas as televisões e jornais sonegam e omitem essas informações, justamente para blindar e proteger Michel Temer e seu governo que esta uma doideira só!!!
Rosângela Gama
25/07/2017 - 11h52
Não existe, Miguel. A sordidez é demais.