(Foto de Pedro Ladeira, da Folha Press)
A notícia sobre o roubo dos computadores do Instituto Lula já tem mais de um mês, mas eu quero postar aqui para registro histórico, sobretudo porque se soma ao “confisco” dos presentes que Lula ganhou enquanto presidente.
Aliás, sobre o confisco, ridículo, porque nunca aplicado a nenhum outro presidente, fica outra pergunta: porque Moro não confiscou o sítio em Atibaia e o triplex do Guarujá?
Não pertencem a Lula?
As perguntas vão todas para o ministro do STF, Luis Roberto Barroso.
No site de Lula
As injustificadas apreensões da PF não podem virar confisco
Lá se vai um ano desde que a Polícia Federal levou todos os computadores da sede do Instituto Lula. Nenhum equipamento foi devolvido até agora
Publicado em 06/03/2017 TWITTER FACEBOOK
No último fim-de-semana, fez 12 meses que policiais federais levaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em condução coercitiva injustificada para depor no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. No mesmo período, agentes da mesma instituição tomavam e lacravam todo o acervo presidencial de interesse público colecionado por Lula ao longo de seus oito anos de mandato. Por fim, no mesmo dia em que o ex-presidente era conduzido para depor sem receber intimação prévia, policiais pesadamente armados e munidos de mandados de busca e apreensão concedidos pelo juiz de primeira instância Sérgio Moro entraram na sede do Instituto Lula, em São Paulo.
Levaram, conforme autorizava o mandado de Moro, todos os computadores, todos os pen drives, notebooks, celulares e documentos em papel que quiseram levar, além das senhas dos arquivos em nuvem mantidos pelo instituto, deixando o local com ares de terra arrasada, como se vê na imagem acima.
Mas isso não foi tudo. No mesmo dia, a mesma Polícia Federal, munida de iguais mandados expedidos por Sérgio Moro, bateu nas primeiras horas da manhã na casa de Lula e de Dona Marisa, nas residências dos quatro filhos dos casal, em empresas onde estes filhos trabalhavam e nas casas de diretores e de colaboradores do Instituto Lula.
Em todos esses locais, foi feita a mesma devassa, ancorada no amplo mandado de busca de Moro: foram apreendidos todos os objetos eletrônicos que pudessem conter arquivos de dados, incluindo celulares de esposas de colaboradores do instituto, notebooks contendo apenas arquivos fotográficos pessoais de diretores do instituto e até o tablet com jogos e desenhos de um dos netos de Lula, de quatro anos de idade.
Na residência de um dos colaboradores, os policiais entraram e encontraram sua esposa com roupas de dormir. A ela não foi permitido se trocar antes de franquear a entrada em seu quarto, de onde levaram seu computador pessoal, que está até hoje sob a posse da polícia.
Injustificada violência
Passados 12 meses da espetaculosa e violenta ação policial, sem que nenhum dos objetos tenha sido devolvido a seus legítimos donos, o resultado da busca e apreensão foi zero. O principal processo a que estavam atreladas as buscas, o que o Ministério Público Federal do Paraná move contra Lula no âmbito da Operação Lava Jato, já está chegando ao fim da fase de instrução.
Um ano depois de devassar casas e trabalho de Lula e mais de uma dezena de pessoas, tal medida de exceção continua mostrando-se rigorosamente inútil.
Assim se apresentaram os policiais federais na sede do Instituto Lula para enfrentar os funcionários de escritório que ali se encontravam. Não houve qualquer resistência à ação da PF autorizada por Moro, mas as fotos ganharam os jornais de todo o país
É entendimento pacificado em países em que vigora o Estado de Direito que o instituto da busca e apreensão se trata de medida restritiva de direitos fundamentais, aqueles que são os mais protegidos pela Constituição e por todo o ordenamento jurídico.
Dessa maneira, a busca e apreensão deve ser utilizada somente como última saída, exatamente por caracterizar tamanha invasão e tamanho dano àquele que sofre a busca e a apreensão, como foi o caso a que se refere.
Não por outro motivo, o Código de Processo Penal preceitua que a busca e apreensão somente devem ocorrer, e em último caso, se tiverem os seguintes objetivos:
a) prender criminosos
b) apreender coisas achadas ou obtidas por meios criminosos
c) apreender instrumentos de falsificação ou de contrafação e objetos falsificados ou contrafeitos
d) apreender armas e munições, instrumentos utilizados na prática de crime ou destinados a fim delituoso
e) descobrir objetos necessários à prova de infração ou à defesa do réu
f) apreender cartas, abertas ou não, destinadas ao acusado ou em seu poder, quando haja suspeita de que o conhecimento do seu conteúdo possa ser útil à elucidação do fato
g) apreender pessoas vítimas de crimes
h) colher qualquer elemento de convicção
Como se nota, de todas as possibilidades elencadas em lei, é somente a última delas, “colher qualquer elemento de convicção” a que poderia de alguma maneira genérica servir de justificativa para as buscas determinadas por Sérgio Moro, que foram a residências de pessoas que não são nem nunca foram sequer suspeitas de ter cometido qualquer tipo de crime, que desceu à propriedade de menores de idade que não são alvo de nenhuma ação.
Mas, se foi essa a justificativa encontrada, a de colher elementos de convicção, fato é que tais buscas ocorreram há um ano, e até agora a autoridade policial não apresentou elemento de convicção nenhum que tenha emergido desses atos de arbítrio.
Para que essas apreensões, já indicialmente revestidas de ilegalidade, não se convertam em confisco puro e simples (ainda mais desnecessário em equipamentos eletrônicos cujos arquivos podem ser copiados), tudo que se pede é que os objetos sejam devidamente devolvidos a seus verdadeiros donos.
Marcelo Cavinatto
02/05/2017 - 07h53
Que país é esse?? Como disse Cazuza, te chamam de ladrão, bicha, maconheiro, transformam o país inteiro num puteiro, pois assim se ganha mais dinheiro.
Loreni Gehlen
01/05/2017 - 21h20
Não vou dar resposta, mas sim fazer uma pergunta o que tem haver mimos que o Presidente recebeu em seus mandatos de outras Autoridades mundiais com o Laja Jato?
Vera Silva
01/05/2017 - 03h23
Algum dia voltaremos a ter paz social, respeito aos direitos e a lei, com as feras facistas devidamente enjauladas dentro de si mesmas? Hoje vivemos com a dura realidade da ditadura dos ursupadores travestida de democracia, que aplica ao seu bel-prazer o direito coercitivo do inimigo.
Moacir
30/04/2017 - 15h16
Deixou de ser apreensão há muito tempo, agora é roubo mesmo.
Refundando o pais Sr. ministro Barroso? Realmente acredito nisto, para uma certa casta salários polpudos e benefícios generosos, com direito a se darem mais benefícios se assim acharem que merecem, para os simples mortais, os que pagam a farra, resta ficar sem saúde, educação, sem direitos trabalhistas e sem aposentadoria.
Parabéns ministro Barroso, juntamente com o Michel Temer, de boca fechada são verdadeiros poetas.
Lobo
30/04/2017 - 18h55
Barroso? Re(A)fundando(!), isso sim! O STF faz parte do golpe e só uma pressão popular pode acionar togados de reagir como constituição exige.
Rossana Penadez Plastina
30/04/2017 - 17h26
CORJA…
Katinha Ladeira
30/04/2017 - 17h04
KkkkkkkkkkkNinguem advinha?????? Ta mais claro q dia ensolarado
Cristian Mazutti
30/04/2017 - 13h52
Cafezinho tu é uma piada
Flavia Cavalcante
30/04/2017 - 11h18
“Roubou”? Apreensão virou roubo???
Neila Regina Coelho Regis
30/04/2017 - 10h40
Absurdo!
Joao Tomaz
30/04/2017 - 09h32
Esse facínora juizeco Imoro, aliás, deveria ser Imoral.
Beba Monteiro
30/04/2017 - 00h12
Não precisa ser muito inteligente para descobrir, que a lavajato foi usada para derrubar a presidenta Dilma, e botar os investigados no poder, com as bençãos da justiça e apoio do PIG. E o golpe só se consolida com o Lula fora do caminho, sem qualquer chance de retornar ao poder pelo voto popular, em 2018. Isso porque a direita deu o golpe, e agora não sabe como se manter no poder sem voto. Portanto, o juiz tucano Sérgio Moro só está fazendo a sua parte no enredo do golpe, cumprindo a mesma tarefa desempenhada por Sérgio Paranhos Fleury para ditadura, ou seja, o papel de capitão do mato da casa grande, melando as mãos para consolidar o golpe e preservar os golpistas no poder, com essa caçada alucinada e frenética ao Lula.
Ester Motta Lopes
29/04/2017 - 23h50
Manda ver Lula.. abuso de autoridade !
Girlene Morais
29/04/2017 - 23h26
Giany Carvalho
Marize Gouvea Rodrigues Rodrigues
29/04/2017 - 22h05
Dois canalhas!
Laercio Ferreira
29/04/2017 - 21h48
MEU CARO MIGUEL, AS VEZES O MEMBROS MOLES DO JUDICIÁRIO , A PF ( PRATO FEITO) QUEREM SABER COM SE ADMINISTRA UMA INSTITUIÇÃO LULA COM COMPETÊNCIA, PARA APLICA-LAS NA POLICIA FEDERAL, NO MPF , NO STF , TSE, NA AGU , ATÉ NA ABIN É APENAS QUESTÕES ESPIONAGENS INDUSTRIAIS , JÁ VI MUITOS CASOS EM FILMES POLICIAIS NO EUA?/
Jose Do Carmo da Silva
29/04/2017 - 21h16
quem roubou a apae
claudio-sc
29/04/2017 - 19h51
esposa do savonarola
Raimundo Carvalho
29/04/2017 - 21h15
E quem fazia parte da gangue que desviava dinheiro da APAE-PARANÁ,com certeza era do PSDB que tem o Know How deste crime no Brasil(roubar merenda),pede pro juiz Moro investigar,talvez ele tenha uma surprezinha ,adivinhem quem fazia parte deste esquema,ninguém mais nem menos que a esposa do Indignìssimo juiz.
Ismael Jack
29/04/2017 - 18h06
Conversa fiada. Ladrão tem que ser investigado mesmo, ou são santos esses que quebraram o país de tanto roubar? Palocci e Duque vão detonar todos. Cadeia pra todos seja de que partido for.
Vera lucia mello nunes
29/04/2017 - 22h58
Quebrou o PAÍS? Que PAÍS esta quebrado? Rio quem quebrou fi o governador Sérgio Cabral!
País quebrado e esse que solta GRANA para um congresso canalha?
País quebrado , da almento p o judiciário?
Que PAÍS quebrado e esse?
mz
29/04/2017 - 17h55
Todas as ações são para produzirem cenas de impacto na sociedade. se não devolverem é roubo
Gina Carvalho
29/04/2017 - 20h22
Os paus mandados do justiceiro de Curitiba?
José Guilherme Lira
29/04/2017 - 20h16
Pergunte ao juiz (sic) de Curitiba…
Escarlate
29/04/2017 - 16h58
Como pode em 2017 e depois de ler uma matéria em que confiscaram todos equipamentos do instituto lula , da família e amigos e próximos e até agora não acharam nada que o incrimine cabalmente…a ponto de terem que recorrer a delações “forçadas e pífias” da Odebrecht e da OAS” alguém ainda achar LULA o maior ladrão do Brasil?
Só sendo um acéfalo ou uma mau caráter…no caso, aposto na segunda opção.
Gustavo Horta
29/04/2017 - 16h45
#BrasilEmGreve
#GreveGeral
“O PAPO CONTINUOU, MEU RESPEITO E AMIZADE SE FORAM…”
> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/04/28/o-papo-continuou-meu-respeito-e-amizade-se-foram/
“…ASSIM SÃO OS COXINHAS, ASSIM SÃO OS TRAIDORES DA PÁTRIA E DA NAÇÃO…
[…]
NÓS SOMENTE TEMOS UMA ARMA PARA COMBATER ESTA ‘GENTE NÃO GENTE’: PREJUÍZOS NELES….”
Solange Costa
29/04/2017 - 18h22
Pense,pense,pense.
Sérgio Souza Inácio
29/04/2017 - 17h41
É O LOBO, É O LOBO, É O LOBO !
Gustavo Horta
29/04/2017 - 16h46
#BrasilEmGreve
#GreveGeral
“O PAPO CONTINUOU, MEU RESPEITO E AMIZADE SE FORAM…”
> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/04/28/o-papo-continuou-meu-respeito-e-amizade-se-foram/
“…ASSIM SÃO OS COXINHAS, ASSIM SÃO OS TRAIDORES DA PÁTRIA E DA NAÇÃO…
[…]
NÓS SOMENTE TEMOS UMA ARMA PARA COMBATER ESTA ‘GENTE NÃO GENTE’: PREJUÍZOS NELES….”
Roberto
29/04/2017 - 14h05
Quanto aos celulares confiscados, a essa hora já estão com o PCC em alguma penitenciária.
Gilson Lopes
29/04/2017 - 14h24
Lembram do carro do Eike? Será?
Marlene
29/04/2017 - 13h51
Cadê meu comentário anterior? O gato comeu???
João Ribett
29/04/2017 - 14h48
Você não comentou, mula adestrada, você soltou zurros
Marlene
29/04/2017 - 13h49
Imagine, o sr. Luladrao pegou os objetos da presidência e levou para casa com se ele tivesse direito, onde se conclui que esse tipo estranho nunca deveria ser presidente, não tem perfil e nem inteligência, o que ele tem é malandragem!!!!!!!!
Geraldo Galvão
29/04/2017 - 14h40
Admiro uma filha da puta como você, que tem coragem de chamar publicamente alguém de ladão, sem medo das consequências. Acredito que essa prostituta se acha tão insignificante, que sabe que o Lula não vai perder o tempo em processa-la.
Couto
29/04/2017 - 15h12
Dá pena ver um comentário desse tipo. Mostra uma pessoa ignorante que vomita palavras ensinadas por outrem. Alguém disse que o ódio só faz mal a quem o tem. Eu mesmo vi em São Luiz, no Memorial José Sarney, os presentes que Sarney ganhou quando presidente.
Chico
29/04/2017 - 13h44
Podem devolver os computadores com programas espiões instalados! Isso se forem devolvidos! Podem ter certeza que escutas ilegais há trocentos anos já eram feitas e continuaram sendo feitas contra o ex-presidente, familiares e amigos! É prática corrente em muitos lugares do país! Assim eu penso!
Roberto
29/04/2017 - 14h06
Meu, nunca vão devolver. A essa hora, os celulares já estão com o PCC, em alguma penitenciária brasileira.
Alberto
29/04/2017 - 13h40
Como é que pode, em pleno 2017, ainda vemos alguns alienados, débios mentais que defendem esse ladrão vagabundo que atende pela alcunha de lula.
João Ribett
29/04/2017 - 14h40
Como é que pode em pó ano 2017, com Temer e sua gangue assaltando a sociedade, e aparece uma mula adestrada coxinha do MBL pra soltar um curso desses aqui??? É inacreditável isso!!
Mk
29/04/2017 - 15h16
Como pode 2k17 e ainda existir socialista? FHC, Lula, Dilma e Temer. O escopo não suficiente pra enterrar essa merda?
Escarlate
29/04/2017 - 16h52
Como pode em 2017 e depois de ler uma matéria em que confiscaram todos equipamentos do instituto lula , da família e amigos e próximos e até agora não acharam nada que o incrimine cabalmente…a ponto de terem que recorrer a delações “forçadas e pífias” da Odebrecht e da OAS” alguém ainda achar LULA o maior ladrão do Brasil?
Só sendo um acéfalo ou uma mau caráter…no caso, aposto na segunda opção.
Paulo L Maia
29/04/2017 - 16h34
Quem roubou a merenda. ?
Celia Augusto
29/04/2017 - 16h34
Estão precisando dos computadores para as cenas do filme.Ja acabaram as filmagens desta obra encomendada?
Emerson Motta
29/04/2017 - 16h04
Dia 10 tá chegandooo
Emerson Motta
29/04/2017 - 16h02
http://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2017/04/epoca-negocios-moro-confisca-26-bens-do-cofre-de-lula-e-manda-devolver-a-presidencia.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=post
Deuzelia Garrido
29/04/2017 - 15h57
Os bandidos de sempre apoiados pela mídia golpista!!!!
Marcia Barbosa Lucks
29/04/2017 - 15h51
Esse Moro é abusado, invejoso.
Cléverson Acypreste
29/04/2017 - 15h47
#PFTucana , MPFTucano e #JuizTucano
Carlinhos Lima
29/04/2017 - 15h47
E o roubo da APAE de Curitiba!
Danyyel
29/04/2017 - 12h46
Moro já devia ter sido preso e sentenciado a prisão perpétua. Claro, se houvesse justiça no Brasil.
Robert Serbinenko
29/04/2017 - 15h46
Talvez um certo juiz deva ter a resposta…
Carlos Martins
29/04/2017 - 15h46
Quem poderia ser?????… O juizeco mequetrefe e funcionário da Globo e com vínculo empregatício com os EUA de maior lesa pátria do Brasil e possivelmente com contas em paraíso fiscal (ainda vão encontrar),qual o nome dele::: “raimundo nonato” (juiz dá república judiciária das bananas)… também conhecida como região agrícola do sul.
Elaine Maria Santos
29/04/2017 - 15h44
Calma Lei de Abuso de Autoridade foi aprovada.
Vai acabar toda a
I moro lidade.
Tablet neto de Lula?
Eletrônicos do Jornalista Guimarães?
Devolvidos???
Feio prá Jui$!
Mario Luiz de Camargo
29/04/2017 - 16h13
ENGANA NAO FOI PARA PRESIDENTE NEM JUIZE NEM CAMARA E SENADO FICARAM FORA TEM SER PARA TODOS
Elaine Maria Santos
30/04/2017 - 02h20
Mario Luiz de Camargo
Estava no Instituto Lula, assim como acervo de todos os ex-presidentes.
Cada um com sua instituição, mantida com doações privadas.
Como disse FHC, dm depoimento à favorvde Lula: por ser Patrimônio Publico é dispendioso cada ex-presidente manter o seu,mas Moro não entende isso. Resolveu fazer picuinha só com acervo e manutenção do de Lula.
Confiscou mesmo.
O maior “acervo’ de Lula é a transposição do São Francisco. Quero ver.
Fatima Santos
29/04/2017 - 15h41
Eu sei começa com p e termina com f, a federal
Robercil R. Parreira
29/04/2017 - 15h40
Mas, Não Era Só Tirar o PT?!
José Maria Schemer
30/04/2017 - 00h44
Pra piorar sim,foi só tirar o pt,prá depois tirar os nossos direitos.
Maria Teixeira de Magalhaes
29/04/2017 - 15h29
Quem roubou os computadores do Lula , o celular da d. Marisa e o IPad dos netos foi o mesmo que ,” confiscou” os objetos do cofre do Lula. Um ” mão leve”.
Mario Luiz de Camargo
29/04/2017 - 15h23
FOI O PESSOAL DA CUT VAO VENDER PARA FAZER UMA GRANA TA FEIA OUTRAS FONTES DE RENDA E PARA ESCODER O ROUBOS DO LULA
Helio Jaques Rocha Pinto
29/04/2017 - 15h43
Você leu a notícia ou supôs uma explicação que te satisfaz apenas a partir da leitura da manchete?
Os computadores foram apreendidos numa investigação e não foram devolvidos até o momento, sem que haja amparo na lei para essa atitude. É isso o que configura um roubo, orquestrado por um juiz partidário.
Carlinhos Lima
29/04/2017 - 15h59
Esse energúmeno ai ñ sabe o q diz, é + 1 marionete da pig’s da vida dos golpistas, largue mão desses tipos ignorantes, e sigamos na luta q até eles se beneficiarão .
Andre Massao Noce
29/04/2017 - 22h11
KKKKKKKKKKK… os golpistas aprovaram a reforma trabalhista.. 296 dos 364 deputados federais corruptos do impeachment da Dilma… teus filhos irão pagar caro pela sua burrice… vão trabalhar como camelos e morrer sem aposentadoria… burrice de golpista é hilário… diga ao seu filho, que vc foi responsável pelo estrago do seu governo golpista corrupto… claro se tiver coragem…
Miriam Carmen
29/04/2017 - 15h16
Motta Motta
29/04/2017 - 15h13
Os ladrões dá foto
Etienne Monteiro
29/04/2017 - 15h08
Alguém do PT. Fácil
Alberto Jorge Lula da Silva
29/04/2017 - 15h18
Uma mula kkk
Camilla Veronêz
29/04/2017 - 15h43
Um besta…Um burro… Uma Anta…Alguém que coloque o sobrenome “Lula da Silva”
Eva Monteiro
29/04/2017 - 15h52
Idiotas a PF pegou para cúria e não devolver o juizeco Tucanalha seletivo Moro que mandou! !!!
Andre Massao Noce
29/04/2017 - 22h08
Camilla Veronêz KKKKKKKKKK… apresente as provas, ao Moro do PSDB corrupto, pois até agora só pagou mico e até deu piti…
Andre Massao Noce
29/04/2017 - 22h08
KKKKKKKKKK.. o teu governo golpista deu anistia de R$ 1 trilhão para a bancada escravocrata ruralista… porque vc não ajuda os teus amigos golpistas criminosos a pagar a dívida…
Jose Oliveira Junior Oliveira
29/04/2017 - 15h08
Fatima Santos
29/04/2017 - 15h43
Vai ficar feio a sua aposentadoria, SÓ não ficará se você for empresário.
Fatima Santos
29/04/2017 - 15h47
Ah vendo o seu perfil, não é lá grande coisa,pra brincar com imagem de alguém. Kkkkkkkkkk
João Maurício Rocha
29/04/2017 - 18h52
A mesma reforma da previdência q o Lula defende, Fatima Santos? Pois é.
Andre Massao Noce
29/04/2017 - 22h09
João Maurício Rocha KKKKKKKKKKKK… Projeto neoliberal é só da direita corrupta…
Andre Massao Noce
29/04/2017 - 22h10
KKKKKKKKKK… tadinho vai ser terceirizado e sem aposentadoria, defendendo o seu governo golpista corrupto…
José Maria Schemer
30/04/2017 - 00h54
Vai contribuir a vida toda,e morrer sem receber nada de volta, mais dinheiro pros corruptos encher o bolso,o Povinho bobo esses coxas.
Anelise F. Barcellos
30/04/2017 - 09h01
Moço eu tomei a liberdade de olhar seu perfil ,você sinceramente já olhou vc e os seus ?? Meu querido Realmente eu lamento por vc
Anelise F. Barcellos
30/04/2017 - 09h03
João Maurício Rocha viu vídeo editado kkkkkk