O premiado jornalista Gilberto Dimenstein descobriu que umas das fontes mais prolixas de notícias falsas, na internet brasileira, é o MBL, o “movimento social” patrocinado pelo PSDB.
Bom saber.
Faltou talvez Dimenstein admitir que o exemplo foi dado pela grande imprensa, como Folha, onde ele mesmo trabalha, que publicou certa feita uma ficha falsa de Dilma Rousseff. Pega na mentira, a Folha saiu-se com um clássico da pós-verdade (e acho que, na época, ainda nem se usava muito esse termo): “a autenticidade [do documento] não pode ser assegurada, bem como não pode ser descartada”.
Estou dando apenas um exemplo: a tradição de pós-verdade da mídia corporativa, hoje, é uma rotina diária.
Naturalmente, a mídia é muito mais competente, em produção de mentiras, do que o MBL e sites como o “Jornalivre”.
Outra coisa interessante: Dimenstein também parece ter esquecido que a Folha, onde ele trabalha, passou todo o período de construção do golpe tratando o MBL como um movimento social muito importante. O jornalista não quis ligar os pontos: que o mesmo MBL, tão importante para dar ao impeachment um colorido de “movimento de rua”, sempre abusou da mentira para confundir o debate público.
O Fernando Holiday, que Dimenstein descobriu agora ser um mentiroso contumaz, inaugurou diversas ações genuinamente fascistas na Câmara de Vereadores de São Paulo, como invadir reuniões alheias, apenas para provocar, tentando obter alguns segundos de vídeo que lhe permitisse produzir um simulacro de realidade. (simulacro de realidade é também conhecido popularmente como “mentira”).
Ao final do texto, o jornalista ainda comete uma pequena – quase inocente – sabujice, mas que também é típica de nossos tempos de intolerância política: diz que essa “canalhice” acontece à esquerda e à direita. A observação me fez imaginar um jornalista, após descobrir que o monstro da Noruega que assassinou dezenas de jovens era próximo de organizações de extrema-direita, terminasse sua reportagem ressaltando que essa “canalhice acontece à direita e à esquerda”.
***
No Comunique-se
Minha descoberta sobre notícias falsas – por Gilberto Dimenstein
Um dos temas mais importantes – talvez o mais importante – das mídias hoje é a disseminação de notícias falsas pelas redes sociais. Algumas das melhores cabeças do mundo estão buscando soluções. O que se tem de concreto é o seguinte: o jornalismo está em alta justamente por ter como missão (muitas vezes não consegue) buscar um mínimo de precisão.
Quero compartilhar aqui minha investigação – e certamente vai ajudar os mecanismos de combate à falsidade. Dirigentes do MBL (talvez por serem muito jovens e não saberem que eu, como repórter, ganhei os principais prêmios dentro e fora do Brasil por minhas reportagens investigativas) começaram a disseminar contra mim notícias obviamente mentirosas. Deixei correr para descobrir as pistas, sabendo que, por inexperiência, rastros seriam deixados.
Vi, então, que um dos disseminadores das mentiras é o líder do MBL, Fernando Holiday. Numa conversa telefônica (gravada), ele me revelou que o texto não era dele. Mas “concordava”. Perguntei-lhe, então, já que ele tinha tanta certeza, qual era sua fonte de informação. Revelou: Jornalivre.
Bastava ele dizer para mim: “peço desculpas, fui induzido a erro”. Tudo teria acabado aí. Não: com mais ferocidade, ele gravou um vídeo reafirmando todas as acusações. Achei estranho. Como estudante de Direito, ele deveria desconfiar de sua fragilidade numa ação de indenização por danos morais. Essa ferocidade aguçou minhas desconfianças.
Pode-se acusar Holiday de qualquer coisa. Menos de burro. Ele tem, no seu universo, uma trajetória de sucesso: venceu as barreiras criadas por ser pobre, negro e gay. Nesse ponto, admito, eu até o admiro. E, sinceramente, apesar de ele ter ideias muito diferente das minhas, também aprecio quem se dispõe a lançar debates contra a corrente – acho que esse tipo de provocação ajuda uma reflexão coletiva.
Por que ele insistiria em manter falsidades que daria para desmontar em 30 segundos? Ele escreveu, por exemplo, que eu tenho um “boteco” na Vila Madalena. Fiz um desafio nas redes sociais que chamou a atenção de centenas de milhares de pessoas: quem provar que eu tenho esse tal “boteco” pode ficar com o imóvel. Gerou então uma caça à comprovação.
Sabia que, ao fazer o desafio, rastros seriam deixados pelos responsáveis dessa engrenagem de fake news para provar que seria mesmo um “boteco”. Perfis falsos começaram a surgir usando o mesmo estilo de escrita de pessoas que eu já conhecia.
Comecei a investigar o Jornalivre que, recentemente, saiu numa lista de sites falsos. O site não é registrado no Brasil. Até aí, ok. Não tem expediente. Nem contato. Fui mais longe e colhi fortes indícios de que a fonte original é um publicitário de uma grande agência de publicidade brasileira, banido desta página por ser um hater. Descobri comunicação, via redes sociais, entre esse publicitário e dirigentes do MBL. Quando tiver as provas materiais, darei o nome. Vocês vão ficar surpresos em saber que alguém assim ocupa um cargo tão importante numa agência tão importante.
Como um site que não tem expediente – ou seja, um responsável – pode ser fonte confiável? Ainda mais para um homem público? Assim se vê a trilha. Monta-se um site falso, impossível de responsabilizar alguém – e uma rede dissemina.
Aviso: essa canalhice digital ocorre à esquerda e à direita.
***** ***** ***** ***** *****
Gilberto Dimenstein. Jornalista, escritor e empreendedor. Ao longo de sua carreira, foi contemplado com diversas premiações nacionais e internacionais, incluindo troféus no Prêmio Comunique-se. Na imprensa, colaborou com a Folha de S. Paulo por 28 anos, integrou o time de colunistas da CBN e idealizou o site Catraca Livre.
KIKO
13/03/2017 - 07h46
PRA COMEÇAR SE MEU COMENTARIO FOR MOSTRADO JA SERA UMA VITORIA-AFINAL SEU MIGUEL DONO DESTE SITE APOIA A CENSURA
COMENTANDO EU FAÇO A SEGUINTE PERGUNTA: ONDE ESTÃO AS MENTIRAS DO SITE DO MBL E DA FOLHA? PEÇO QUE ALGUEM CITE UM LINK COM ALGUMA NOTICIA FALSA DESSE SITE E ME RESPONDA
Nádia
12/03/2017 - 19h22
Uai, mas o Dimenstein voltou pra Folha ?!
Renato
11/03/2017 - 20h43
Não podia faltar a palavra fascista neste texto.
Independente de vcs serem contra ao tal MBL, ao Holiday, etc … Seria bom consultar o significado deste termo, pra não utilizarem de forma errada.
Aliás verão que aqueles que o tal Cafezinho defende, estão mais próximos da definição desta palavra.
J. Sculder
14/03/2017 - 01h33
Tú é louco , Renato? Acho que vc quer abrigar “fascismo” numa definição conveniente aos teus interesses.
O MBL praticou uma infinidade de ações facistas. Desde invadir reuniões e eventos da esquerdaa apenas para provocar as pessoas lá presentes e situações desagradáveis e depois se fazer de vítima, até escolas onde ocorriam paralizações para agredir jovens estudantes que se manifestavam pacificamente . Entre diversas outras .
MAs vc não vai encontrar nada disso na Veja, Folha ou Globo.
Roberto Mendonca
11/03/2017 - 17h36
Novidade!!!
Tadeu
11/03/2017 - 12h07
Agora, concordo com todos os comentários abaixo.
o Senhor Gilberto Dimenstein só investiga quando é vitima? Nao sabia antes o que é esse MBL?
Hipocrisia é pouco, chega ser ridículo.
Tadeu
11/03/2017 - 11h57
Muito bom, as redes sociais deveria ser uma fonte mais responsável, infelizmente é um mundo sem lei.
Infelizmente tbem o MBL ajudou a confundir muita gente “inocente” que nao checa nada e acredita em tudo. Qquer pessoa com o minimo de inteligencia sabe que esses e outros movimentos sao financiados e tem lado, pra direita ou esquerda. O pior disso tudo é que as redes tem uma força enorme e só tem ajudado a piorar o cenário.
Ao inves de esclarecer, confundi.
Ibsen Marques
11/03/2017 - 13h40
Saio parceiros, então.
Alcione Gomes
11/03/2017 - 12h49
Novidade!… Todos sabem disso!!!
Rafael
11/03/2017 - 06h50
O Gilberto Dimenstein saiu da Folha em 2013. http://portalimprensa.com.br/noticias/brasil/62737/apos+28+anos+gilberto+dimenstein+anuncia+saida+da+folha+de+spaulo
Lucia Emilia
11/03/2017 - 06h01
Um dia já fui admiradora de GD…Ainda bem que este dia passou… Decepção…
Rosana Sá
11/03/2017 - 04h41
Temos um Sherlock Holmes…
Tiago Pereira
11/03/2017 - 04h39
E ele cisma em esfregar prêmios na cara. Como fez no meaculpa no caso da Chape
Zeco Zeco Gonsa
11/03/2017 - 03h30
Essa é a maior descoberta do século. Viva a hipocrisia!
Laercio Medeiros Epaminondas
11/03/2017 - 02h11
grande novidade.
Paulo
10/03/2017 - 23h04
Descobriu agora??????
Mari Valadão
11/03/2017 - 00h35
Mais é muito cínico este jornalista dizer que descobriu uma coisa que o povo todo já sabia .Va se catar idiota
Anônimo
10/03/2017 - 20h36
Isso sim é uma bela fake New!!
Aurelio Martuscelli
10/03/2017 - 20h30
Miguel do Rosário, talvez tenha escapado ao Dimenstein a maneira mais simples de conseguir as informações que ele “tanto” precisa: informar-se junto ao seu dileto colega de redação, o notável(argh!) Kim Kataguiri. Nem precisaria aplicar seu fabuloso jornalismo investigativo.
E, em tempo, sr. Dimenstein, pimenta no forever dos outros é refresco?
Eduardo Rodrigues Martins
10/03/2017 - 20h17
Xiii, os canalhas golpistas, fascistas e babacas voltaram-se contra ele?!? O que estará acontecendo?!? Foi vítima de fogo amigo?!?
Aiiiii que dó!!!
Márcio Pinheiro De Aragão
10/03/2017 - 21h39
http://www.boatos.org/politica-2/usp-lista-10-maiores-noticias-falsas.html
Waldomiro Silva Filho
10/03/2017 - 18h32
Somente agora, quando o próprio Dimenstein é vitimado pela pós-verdade do MBL é que a Folha se pronuncia sobre essa prática?
Chegará um momento em todos o espaço público será reduzido a um simples conflito de versões e o jornalismo estará instituto: essa será a herança do Golpe.
Canuto
10/03/2017 - 18h09
Quer dizer que o MBL é que nem o cafezinho, 347, tijolaço, DCM(diário do fiofó do mundo), jornalistas livres………..
Vivem da mentira.
Claudo.macedo
10/03/2017 - 18h02
Eles devem ter aprendido essa técnica com o Miguel do Rosário., contumaz disseminador de mentiras ,como aquela que Joaquim Barbosa recebia salários da Uerj sem trabalhar !
Benoit
11/03/2017 - 07h56
Não vi nenhum sinal de o Barbosa ter desmentido a notícia. A notícia do Cafezinho se refere a fontes internas. Portanto, o caso foi relatado de acordo com as informações disponíveis e poderia e deveria ter sido investigado pela “grande” imprensa e comentado pelo próprio objeto das notícias. Não sei porque não foi. Além do mais, a Folha de São Paulo diz que somando beneficios, e corrigido pelo IPCA o presidente do STF teria recebido refentes ao tempo dele como procurador) R$ 704,5 mil. O texto não deixa claro, mas como a matéria é sobre benefícios parece que se trata só da soma de (alguns) benefícios recebida. Perto de um milhão!!!!! Nada mal
robson frederico
11/03/2017 - 09h38
PRIMEIRO VA VER QUEM FOI QUE CRIOU OS BENEFICIOS AO JUDICIÁRIO NA TENTATIVA DE ARREBANHA LOS.. ASSIM COMO FIZERAM COM OS BLOGUEIROS SUJOS !!
SEGUNDO … QUEM FOI CONDENADO POR CALUNIA MENTIRAS E DIFAMAÇÃO PELA GLOBO ??
TIPO AQUELE QUE ARRUMA BRIGA DEPOIS CHORA !… NA HORA DE PGAR A GLOBO O PROCESSO PEDIU ESMOLA ..
DIGA ME QUEM SÃO SEUS INIMIGOS QUE TE DIGO QUE TIPO DE HEROI VOCÉ É..
Benoit
11/03/2017 - 16h42
Benefícios do judiciário sempre existiram. Eles podem subir mais ou menos de acordo com a época (ou seja, de acordo com o clima no país, é claro que eles podem amedrontar políticos que depois disso os tentam aplacar com mais dinheiro, o que é compreensível, mas os benefícios sempre existiram). Quanto à globo, não me interessa nada. Se ela é o seu herói, então acho que já sei tudo que é para saber sobre voce, o que não é absolutamente muito.
Ronaldo Cataneo
10/03/2017 - 20h23
Bem , nem sei quem é o Dimenstein ! Não sou fã da “falha “de São Paulo , mas que ele descobriu o óbvio e agora ao admitir isso , vejo o que não perdi nada ao não ler seus artigos! !
Fernando Araujo
10/03/2017 - 20h19
Kkklkkkkkkkkk
Chamonix Nic
10/03/2017 - 19h56
Se fossem só eles não haveria tanta incitação ao ódio e divisão dos brasileiros enquanto os políticos se unem pagando essas páginas com medo da união direita esquerda contra todos eles!
Vinicius Gomes
10/03/2017 - 19h52
Mariana Dias
Carvalho Portela
10/03/2017 - 19h34
Xeroque Rolmes
enganado
10/03/2017 - 15h55
E a ficha de D.MARISA trabalhando no Congresso, pura vagabundagem da DIREITA e dos ANGLO-SIONISTAS que a sustentam.
Susana Lauck
10/03/2017 - 18h47
É… Parece que foi o último a descobrir isso… Kkkkkkk
Ralph Panzutti
10/03/2017 - 15h46
Esse elemento( no jargao de b.o.) é um canalha, canalha, canalha
Rosangela Morais
10/03/2017 - 18h25
Agora? Kkkkkkk
Luiz Antônio
10/03/2017 - 15h05
Não concordo…acho que o mbl fica em último lugar, nos primeiros lugares brigam: globo,veja,isto é,folha,estadão,poder judiciário,etc…rsrsrsrsrsrsrsr
Suzana
10/03/2017 - 15h04
Falou , falou e não disse nada! Publiquem as mentiras!!
Suzana
10/03/2017 - 15h02
Falou falou e não disse nada! Publica as mentiras que eles disseram
Flora
10/03/2017 - 14h27
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hiper-realidade
Claudio Paulon de Carvalho
10/03/2017 - 17h24
Nico Carvalho
Luiz Carlos P. Oliveira
10/03/2017 - 14h19
Aos poucos os seguidores desses fakenews vão se dando conta de que, com o evento das redes sociais, toda mentira pode ser propagada. Processo por danos morais vai calar essa gente.
Dalva Dias
10/03/2017 - 17h11
Descobre? Quanta inocência desse “jornalista”. Quer ficar bem na fita? Tente outra.
Maria Luisa
10/03/2017 - 14h07
“Ao final do texto, o jornalista ainda comete uma pequena – quase inocente – sabujice, mas que também é típica de nossos tempos de intolerância política: diz que essa “canalhice” acontece à esquerda e à direita. ” Miguel do Rosario, voce está sendo muito gentil com GD, que um dia surfou nas águas de um mundo melhor e mais justo para todos e hoje defende com unhas e dentes um mundo melhor para ele. Ora, ora…
Maria Luisa
10/03/2017 - 14h04
“Ao final do texto, o jornalista ainda comete uma pequena – quase inocente – sabujice, mas que também é típica de nossos tempos de intolerância política: diz que essa “canalhice” acontece à esquerda e à direita. ”
Miguel do Rosario, você está sendo muito gentil com GD que tentou, mas não esconde nessa fala, o ranço de quem um dia sonhou com um mundo mais justo pra todos e agora sonha com um mundo mais justo pra ele! Ora, ora…
José Antonio
10/03/2017 - 14h01
O Gilberto Dimenstein poderia ter divulgado quais são os sites de Esquerda que ele considera da “canalhice digital”, para que pudéssemos conhecê-los. Eu não os conheço. É muito chato tudo isto que ocorre nas redes sociais no Brasil. Enquanto não houver leis mais específicas para essas mentiras divugadas nas redes, e uma lei de imprensa decente também, do tipo “padrão inglês”, as notícias “fakes” podem ir das redes para a mídia corporativa sem que muita coisa aconteça com os difamantes. Eu acho que o GD tem de divulgar de onde partiram essas postagens falsas sobre ele. Quem são os desonestos e/ou negligentes ?
Chapiro
10/03/2017 - 13h51
“Ele escreveu, por exemplo, que eu tenho um “boteco” na Vila Madalena. Fiz um desafio nas redes sociais que chamou a atenção de centenas de milhares de pessoas: quem provar que eu tenho esse tal “boteco” pode ficar com o imóvel. ”
Pois é, Dimenstein, muito parecido com o caso da sua Folha com o sítio do Lula, né? No dos outros é refresco.
José Antonio
10/03/2017 - 14h07
Concordo, Chapiro. No caso do Lula, o ônus da prova recai sobre o acusado, uma subversão e excessão na Constituição de Pindorama, segundo interpretação da república de Curitiba e do STF. Tudo é possível no país do Carnaval!
Andre Gruber
10/03/2017 - 16h46
Gilberto “falei hoje com o Serra” é um patético jornalixta premiado ..
Carla P. Bergamo
10/03/2017 - 16h43
tudo tem limite
Luis Gustavo Gustavo
10/03/2017 - 16h40
Gilberto Dimenstein = Canalha
beto verdade
10/03/2017 - 13h39
o mbl nada mais é que o povo brasileiro da rede globo ,ou seja para rede globo o mbl é o povo brasileiro .
mas isso um dia isso vai mudar é o verdadeiro povo brasileiro ira aparecer e colocar ordem nesse bagunça
Ricardo JC
10/03/2017 - 13h33
Gilberto, acabei de descobrir que o seu boteco é, na verdade, do Lula!!! O MPF já está providenciando a ação. Hipócritas!!!
Pimenta nos olhos dos outros é refresco.
Marcio Santos
10/03/2017 - 16h29
Kkkkkk
mario
10/03/2017 - 13h26
Um caso interessante persistência no erro, ou canalhice, se preferir, é o do falso quadro de Picasso publicado na Folha.
O documentário “O mercado das notícias” conta essa e outras histórias, como a tomografia que Serra precisou fazer, em plena campanha eleitoral, após ser atingida por uma bolinha de papel.
http://www.omercadodenoticias.com.br/
Uma bela descrição da nossa imprensa e suas sabujices.
Benoit
10/03/2017 - 13h12
Acho que seria notícia se alguém descobrisse uma verdade disseminada por eles, mesmo que por descuido.
Clô Teixeira
10/03/2017 - 16h02
Só agora? Que novidade!
Nelo de Carvalho
10/03/2017 - 12h59
GILBERTO DIMENNTEIN NÃO É SÒ UM MENTIROSO, É UM CANALHA QUE SOUBE SUPERAR FERNANDO HOLLADAY
Não sei o que Gilberto Dimenstein quis dizer com a expressão “essa canalhice digital ocorre à esquerda e à direita.”, mas se for a divisão política de dois grandes bandos que desde a caída da monarquia francesa caracteriza a história, Gilberto Dimenstein é tão mentiroso quanto Fernando Holladay, e mais canalha que esse.
Talvez, mais cínico e canalha que toda a direita brasileira, e olha que essa se destaca na maldade. Não há grupo político e social mais descaracterizado do que essa gente, com fama de serem burros e gente má.
A diferença é que GD está entre os mentirosos mais sofisticados, porque cria toda uma narrativa ( sendo verdade ou não) simplesmente para querer dizer que mentiras canalhas “também” vêm da Esquerda. É um mentirosa que descobriu estar em decadência.
Só para fins práticos, a Folha onde você trabalha não é de Esquerda, a Globo que possivelmente você usa como grande referência não é Comunista nem de Esquerda, o Estadão não é petista nem de Esquerda.
A VEJA!
Ah, …a VEJA que inventou os dólares saídos de Cuba para o PT, que para bem o para mal, toda a direita brasileira acreditou, aquela revista odeia pobre, negros, caboclos e nordestinos, não se sabe como isso poderia caraterizar alguém de Esquerda.
Mas estes só são exemplos simples, que talvez nem sirvam para dizer que na Esquerda não há mentiras.
A verdade é que dentro de toda canalhice Gilberto Dimenstein se destaca mais por ser cínico ao querer envolver deliberadamente a Esquerda usando toda uma argumentação como vítima -vítima precisamente da direita em que um canalha como DG milita sem cerimonia.
O pior canalha de direita que não sabe o que é ser de esquerda ( nunca foi com certeza e não entende os valores que esse grupo político defende e acha que pode falar por eles). E acredita que pode se dar no direito de julgar as outras pessoas.
É tão canalha o Jornalista da Folha que diante de uma situação sem alternativa, entre você e Fernando Holladay, eu salvaria este último, por ser negro, pobre, feio e gay, e a você empurraria no precipício, precisamente por ser cínico, mentiroso, querer se vitimar e, finalmente, o que melhor te retrata, ser canalha.
Nelo de Carvalho
Jacinta Ferreira
10/03/2017 - 15h56
Agora???
Rogerio
10/03/2017 - 12h54
“Criad cuervos para que luego os saquen los ojos”
Parabéns Sr. Dimenstein!
Luihwa Cheng
10/03/2017 - 15h51
A folha também é farinha do mesmo saco. É por isso que o Aercio sempre se dá bem…
Kkkk
Zenir Campos Reis
10/03/2017 - 15h44
Grande pesquisador e mentiroso o sr. GD: http://dagmarvulpi.blogspot.com.br/2017/01/estudo-da-usp-embasa-lista-dos-10.html?m=1
Laercio Ferreira
10/03/2017 - 15h40
MBL UM MOVIMENTO PRO ESCRAVIDÃO , LIVRE COMERCIO DO PAÍS , A FAVOR DAS ELITES, COM CHICOTES E CHIBATAS PARA O POVÃO? PÃO E ÁGUA PRA MASSAS , E RIQUEZAS E PODER PARA OS 1% DA POPULAÇÃO BRASILEIRAS , QUE ENGODAM SUAS FORTUNA NOS PARAÍSOS FISCAIS??
Frank Fellegger
10/03/2017 - 15h28
Tá de brincadeira, verdade ?…..hummm
Roberto Alves
10/03/2017 - 15h27
Só ele não sabia??
Em que país ele vive?
Ruebster Tarcisio Carvalho
10/03/2017 - 15h25
Felipe Borges olha ae seu amigo. E confederados do João Doria.
Felipe Borges
10/03/2017 - 17h07
e desde quando esse MBL, catraca livre, quebrando e desquebrando tabu serve como ponto de referencia, eles tem compromisso com a ideologia deles e não com a verdade.
Ruebster Tarcisio Carvalho
10/03/2017 - 17h10
Kkkkkkk sei disso não
De Vito Maria de Jesus
10/03/2017 - 15h03
O que a gente sempre disse, o premiado jornalista, de cima do muro, descobriu SÓ AGORA. Fala sério!
Pedro Marques
10/03/2017 - 14h53
O reflexo dessa descoberta derrubou as bolsas de valores mundo afora e aumentou ainda mais a fome na África. (y)
Mauricio Lourenço
10/03/2017 - 14h53
Só não pode dizer que seja um furo jornalístico, kkkkk
Marcos Faria
10/03/2017 - 14h51
Sergio Henrique Bunioto
Sergio Henrique Bunioto
10/03/2017 - 14h56
Eu não boto a mão no fogo por ninguém, Marcola, mas se tivesse que escolher, ainda acho que o discurso da esquerda é mais desonesto. Por fim, leia a última frase – “Aviso: essa canalhice digital ocorre à esquerda e à direita.”
Anônimo
10/03/2017 - 13h26
Por isso que um dos sites que mais dissemina notícias falsas é de direita
Marcos Faria
10/03/2017 - 14h59
Mas foi por isso q eu marquei.
Sergio Henrique Bunioto
10/03/2017 - 15h00
Marquito, vc é esquerdista ainda dentro do armário, todos nós sabemos…rsrs
Wake up
10/03/2017 - 11h50
Tem que cacar o mandato desse bolsa calunia safado de sp.quem esse ?pensa que e pra violar a leis partidarias.dimentein,hipocrisia tem limites.
Abel José Souto
10/03/2017 - 14h41
porra todo mundo sabia so vcs que não kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Marijo Bueno
10/03/2017 - 14h40
Mentiras p/ induzir os desenformados que as mudancas da PEC 55 e uma maravilha, perder os direitos e bom demais.Tem mais, dessimina o odio
Vitória Régia Budin Zaremba
10/03/2017 - 14h40
Só agora que percebeu!!!!!! Affff
Vitor
10/03/2017 - 11h28
Maravilha! Vamos saber então o nome de tal personagem, aguardo, beleza.
Atreio
10/03/2017 - 11h26
ah, contra ele incomodou?
e contra boulos?
e contra marisa?
e contra lula?
contra dirceu?
contra dilma vana?
contra nordestinos?
contra nortistas?
contra o método científico?
e contra a honra e moral de pessoas idôneas?
humpf! esses meninos do mbl estão fadados ao ridículo eterno e À vergonha de suas familias. pra sempre.
eles e tudo q estiver ao seu redor.
se afastem de golpistas e “de boistas”.
façam sua parte.
os bravos permanecem ao lado dos justos, aos canalhas restam os covardes. tá cada vez mais fácil identificar os grupos. se vc estava “de boa” tomando sua cerveja artesanal e acabou indo numa festa domingo a tarde na praia pq seus amigos, de boa, te chamaram pra ‘se manifestar ‘ contra corrupção., entenda doq participou, aprenda e se afaste. esclareça seus amigos e amigas.
o aprendizado, educação e respeito salvarão o povo brasileiro.
a informação protege. busque, acumule, forneça e troque. somos mais e maiores q todos os golpistas e sesu meganhas junto.
até a vitória, sempre!
neiva
10/03/2017 - 12h40
Mas bah, concordo em cada palavra amigo, td muito certo!!!
Pedro Albuquerque
10/03/2017 - 14h14
Temos um xeroque romes
Fabio Camargo
10/03/2017 - 11h11
Canalhices denunciada por canalhas, virou moda no país da hipocrisia. E pensar que eu, nos idos 80, era leitor desse safado…
Nery
10/03/2017 - 11h55
Eu também fui, e cheguei a admirar esse cretino.
Nicolas Ferrial
10/03/2017 - 14h06
Ou o Dimenstein é o jornalista mais ingênuo a exercer a profissão desde priscas eras, ou o nível de cinismo na redação da Folha tá batendo no teto. Estou mais inclinado à segunda hipótese.
Maria Lucia Jerep
10/03/2017 - 14h03
Demorou hem? Estava dormindo. Kkk
Claudomiro Pontani
10/03/2017 - 14h02
Um golpista avaliando outro! Estranho.
Maristela Newton
10/03/2017 - 13h58
Só quando virou alvo. Muito pertinente a ” descoberta “.
Mardete Sampaio
10/03/2017 - 13h51
Nossa! Quanta sagacidade.
Sileno Filho
10/03/2017 - 13h41
Pera ai, foi o Gilberto Dimenstein que descobriu ou foi uma PESQUISA A USP que constatou isso?
Maristela Newton
10/03/2017 - 13h57
Leia e tire sua dúvida.
http://portal.comunique-se.com.br/minha-descoberta-sobre-noticias-falsas-por-gilberto-dimenstein/
Beto Placido
10/03/2017 - 13h40
A Folha? Aquele jornal que tem entre seus colunistas aquele menino ninja daquele movimento anti corrupção? Quem diria!
Joel Araujo
10/03/2017 - 13h39
Quanta inteligência! Descobriu o óbvio! Não tem perdão não!
Bangueli
10/03/2017 - 10h37
A folha e especialista em criar factoides, o próprio mbl e exemplo, usou esses inúteis idiotas uteis, deu forca e agora não os quer mais. Usa então dimenstein, jornalista famulo travestido de progressista para o trabalho de descarte do refugo.
Didila Paiva
10/03/2017 - 13h32
Até esses jornalistas são iguais ao Temer-treme de 1890, que só agora enxergaram o óbvio.
Felipe Aranha
10/03/2017 - 13h32
Ainda vão descobrir que foi golpe…
João Francisco França de Oliveira
10/03/2017 - 13h29
Enquanto fazia parte do esquema ignorava. Agora “descobriu”. Que conveniente, não é mesmo?
Rogério Ghiberti
10/03/2017 - 13h29
Nossa! Incrível! Rss
Vinicius Dias
10/03/2017 - 13h26
Poxa, descobriram que estrume de vaca fede.
André Cabeza
10/03/2017 - 13h26
Foi como descobrir areia no deserto. E Gilberto não trabalha mais na Folha.
Elin Ranck
10/03/2017 - 13h23
Descobriram a polvora!
Luis Eduardo
10/03/2017 - 13h23
1. Ele não é mais da folha
2. Ele descobriu simplesmente porque acabou sendo vítima do Fernando feriado. O sujeito, com base numa matéria de um blog fake news, espalhou que o Gilberto teria um barzinho ilegal na vila Madalena (tb não sei se é verdade ou não). O Gilberto usou seu Facebook pra se defender e criticar o feriado, bom… Comprou briga com os cães raivosos do mbl…
Quero que ambos se lasquem
Rosangela Talib
10/03/2017 - 13h21
Demorou para descobrir
André Christóvão
10/03/2017 - 13h19
Cumprido o objetivo, tirar o PT do poder, a turma golpista quer se distanciar da banda mais podre do movimento.
Geisson Pereira
10/03/2017 - 13h18
Surge um gênio no jornalismo brasileiro !!!!!
Marco Antônio
10/03/2017 - 13h18
quero é novidade.
Edilberto Maciel
10/03/2017 - 13h18
Kkkkk. Grande novidade.
João Victor Pulcides
10/03/2017 - 13h16
Imprensa “mainstream” todo dia descobre a pólvora! Impressionante como são rápidos!
Emilio Vazquez
10/03/2017 - 13h16
Tudo a mesma sopa, como diria Mino Carta…
Jose Renato da Silva
10/03/2017 - 13h15
Descobriu a pólvora kkkk
Mauro Firme
10/03/2017 - 13h15
Oh que grande descoberta, o que seria de nós sem eles?
Fernando Pedro Segundo Cabrera
10/03/2017 - 13h15
Só agora descobriu?
Fernando Saraiva Ferreira Sobrinho
10/03/2017 - 13h22
Bom tem um monte de povinho que ainda não dsscobriu
Marcos A. P. Pecci
10/03/2017 - 13h14
o articulista ninfo reaça kataguri, por exemplo…
Antonio Henrique Siqueira
10/03/2017 - 13h13
Inacreditável, esse jornalista merece uma medalha.
Maurilio Costa
10/03/2017 - 13h13
Admirável povo manso
Pedro Cardoso da Costa:-
Todos devem se lembrar de muitos escândalos de corrupção nas várias esferas de governo. Quem lê jornais e revistas semanais sabe como essa notícia é corriqueira. Existem os casos mais volumosos nos milhões de reais, mas todos trazem imenso prejuízo à nação. Cada governo que entra repete as promessas e mencionam as ações de combate. Não demora para o noticiário trazer de volta o sumiço de grandes fortunas.
Com a chegada das chuvas de verão as cenas parecem ser as mesmas de quarenta anos atrás – a diferença fica por conta da tecnologia, e todos ficam indignados; todos não fazem nada de efetivo em ações preventivas e construções seguras. A função das autoridades restringe-se à contagem dos mortos, com números incorretos.
Ocorre o mesmo com as vidas ceifadas pelas chamadas balas perdidas, que só ampliam de locais onde elas alcançam pessoas inocentes e indefesas, antes restritas às ruas, agora, é em casa, na escola, na escola de samba, acordados ou dormindo, e todos ficam indignados; e todos não fazem nada de efetivo contra mais essa matança típica brasileira.
O mesmo acontece com crianças sendo violentadas, mulheres apanhando diariamente, ensino com professores tirando nota zero, escolas caindo aos pedaços, lixo nas ruas de todas as cidades brasileiras, terrenos baldios só criando ratos, favelas surgindo aos montes. São problemas que há décadas deixam todos indignados; todos não fazem nada de efetivo para solucionar.
E segue o mesmo comodismo e só reclamações virtuais com o dinheiro jogado pelo ralo em despesas com um Parlamento pouco produtivo e o mais caro do mundo. Assim tem sido a retórica de despesas com a Câmara dos Deputados, com as assembleias legislativas e com as câmaras de vereadores, todos ficam indignados; todos não fazem nada de concreto contra esse desperdício de dinheiro público.
Só que a grande maioria da população não tem poder nem cultura para organizar protesto. Quando isso ocorre, vândalos e até pessoas apenas despreparadas, ou infiltradas, exageram e aí o pau come. E os que têm capacidade e espaço na mídia escrevem pouco, pois, apesar de agora serem atingidos pela violência desenfreada, ainda não sofrem na mesma proporção dos pobres das periferias.
Poderíamos enumerar mais cinco mil problemas repetidos há décadas, com as mesmas explicações pela falta de solução. As entrevistas de autoridades na televisão parecem replay, apenas mudam os atores. Do outro lado, os argumentos indignados são os mesmos.
“Admirável Gado Novo”, música de Zé Ramalho, retrata claramente o comportamento acomodado do cidadão brasileiro.
Caso continue a esperar sentado pelo cumprimento natural do dever pelas autoridades brasileiras, daqui a cem anos as águas continuarão carregando casas e vidas, como carregaram desde sempre. Essa massa de 200 milhões precisa sair da condição de gado manso e passar à ação efetiva. Mas, antes, os formadores de opinião precisam escrever que essa mudança se faz necessária.
Pedro Cardoso da Costa
Interlagos/SP – Bacharel em direito
Marisa Neri
10/03/2017 - 13h13
É mesmo? a folha não sabia.
Cristina Vanni
10/03/2017 - 13h10
Demorou né
Cristina Pimenta
10/03/2017 - 13h10
Demorou!!
Vitor Hugo Cantarelli
10/03/2017 - 13h08
Parceiros dos golpistas….
Neusa Silva
10/03/2017 - 13h08
Oh? Não creio! Que fórmula mágica usou para descobrir tamanha façanha? Um gênio surgiu!
Hilson Mergulhão Breckenfeld Filho
10/03/2017 - 13h04
Jorge Rodrigues
10/03/2017 - 13h01
Kit machismo personalizado para Temer:
01 chicote de couro cru..
01 kg de milho seco ?para por a mulher de castigo ?.
01 palmatória.
01 bomba peniana.
01 vibrador.
01 cartela de Pramil ? Viagra?100mg.